![]() |
Nesta semana todos os postos infantis estarão dando as dez vacinas inclusas no calendário de vacinação infantil. Inclusive trazendo duas novidades (que já havíamos postado aqui): agora existe a Pentavalente (que antes era dada somente na rede particular), que une a Tetravalente (Difteria, Coqueluche, Tétano e um tipo de Meningite - a Haemophilus influenza tipo b ) mais a Hepatite B; e a Antipólio injetável.
A novidade também é que a Poliomielite será injetável aos 2 e 4 meses, e de gotinha aos 6 e 15 meses, e nas campanhas nacionais até os 5 anos de idade que agora serão anuais (não mais em duas doses!).
A injetável possui o vírus inativado e é 100% segura e não há complicações e muito pouca ou nenhuma reação. A de gotinha continuará a ser dada, pois o vírus atenuado se multiplica no intestino e, depois de eliminado, se espalha pelo meio ambiente e ajuda a proteger outras crianças.
A previsão é que em quatro anos, a pentavalente seja substituída pela heptavalente (hoje só encontrada na rede particular), que incluirá em uma única dose também proteção contra poliomielite inativada e meningite C. Segundo o ministro Alexandre Padilha: “As vacinas combinadas possuem vários benefícios, entre eles o fato de reunir, em apenas uma injeção, vários componentes imunobiológicos. Além disso, os pais ou responsáveis precisarão ir menos aos postos de vacinação, o que poderá resultar em uma maior cobertura vacinal”.
Também estão sendo avaliados a inclusão para os próximos três anos das vacinas contra Hepatite A, Varicela e HPV, atualmente disponíveis apenas na rede particular.
Aproveite a campanha de atualização para colocar em dia as vacinas de seu filhote, caso tenha esquecido alguma. É de extrema importância para a saúde dele e de todos nós. Quer ler um pouco mais sobre este assunto e conhecer o calendário, leia nosso post sobre este assunto, clicando aqui.
Para saber mais: blog.saude.gov.br, Jornal Nacional,
Nenhum comentário:
Postar um comentário