Daí fica a minha dúvida: o que devo ensiná-la? Deixar ela continuar agindo assim, falando comigo ou com a professora o que aconteceu no maior chororô ou ensino que ela deve aprender a se defender? Eu sempre achei que o certo seria não estimulá-la a revidar, e sim contar para quem estiver cuidando, como ela já o faz, mas meus amigos que tem filhos mais velhos falam que chega uma hora que não dá, que a professora nunca resolve o problema e que se ela continuar assim, vai ser sempre a que apanha e a chorona que não se defende. Mas tirar essa doçura dela não é errado? O que vocês pensam sobre isso? Como agiriam ou agem no meu lugar?
Bom, o que ando aprendendo é que ser mãe é assim mesmo, a gente quer sempre acertar na educação dos filhos, fazendo de tudo que for possível para que sejam no futuro pessoas boas e acima de tudo felizes, mas confesso que tem horas que acho tão difícil tomar algumas decisões. Preciso de opiniões!
Beijos!!!!
Uma boa pergunta esta sua .... tenho os dois casos lá em casa ... a minha pequena deu de morder e bater nestas situações (ela tem 1 ano e 7 meses) e meu sobrinho (2 anos) é normalmente o agredido, ele nunca se defende .... eu estou pirando pq eu tento ensiná-la que não pode morder e não pode bater mas ao mesmo tempo eu acho que ele deveria se defender tb É MUITO COMPLICADO .... se vc achar uma boa tatica vc volta e ensina ???
ResponderExcluirbeijos e boa sorte para todas nós mamães!
Lu, ensinar a revidar jamais...eu sou super contra amiga....eu acho q cada criança tem uma personalidade, e nós pais temos que entender isso...a Isa aprendeu por si só, como vc mesma ja teve a oportunidade de ver, lembra? Mas eu não gosto, acho feio, preferiria q ela fosse como a Mila....acho q vc deve reforçar dizendo " filha não precisa chorar, vai lá e pede para o coleguinha te devolver..." coisas assim, mas nunca estimulando a violencia!!!
ResponderExcluir