
Hoje quero compartilhar com vocês algumas informações que recebi essa semana, ao levar a Rafaella pela primeira vez ao odontopediatra (dentista especialista em crianças).
A primeira dúvida que eu tive foi: quando levá-la ao dentista pela primeira vez? Existem muitas opiniões a esse respeito. Algumas correntes defendem que se deve levar o bebê a partir dos 3 meses para a primeira visita ao dentista, para a mamãe receber orientações de como fazer a higiene bucal do seu pequeno. Outros especialistas defendem que a primeira visita ao odontopediatra deve acontecer quando do aparecimento do primeiro dentinho da criança.
Pois bem, procurando me informar sobre o assunto, conversei com uma amiga dentista e ela me orientou que a primeira visita ao dentista não precisava ser tão precoce pois o importante é ir criando o hábito da escovação dos dentes na criança, inicialmente com a dedeira e posteriormente com a escova de dente. E assim fui fazendo em casa, sem ter pressa para levá-la ao dentista.

Agora, após a Rafaella ter completado seus 2 anos de idade, senti a necessidade de levá-la pela primeira vez ao dentista. Para acostumá-la com o ambiente do consultório dentário e não ter o famoso medo de dentista e também para receber orientações sobre a escovação dos dentes, hábitos alimentares e outras informações que o dentista poderia acrescentar. Além disso, estava com dificuldades em realizar a escovação dos dentes da Rafaella pois ela não me deixa escovar certinho todos os dentes, o que ela quer mesmo é ficar com a escova na mão e chupar a pasta de dente docinha! rs
Queria uma profissional especialista em crianças e que tivesse um consultório atrativo, com brinquedos para prender a atenção da pequena. Acertei! Ela é muito atenciosa e carismática, conversa com a criança sem pressa, explicando todos os detalhes do consultório e do procedimento que irá realizar (apesar de que eu acho que a Rafaella não entendeu metade das coisas que ela falou, devido à pouca idade!).
A Rafaella, desconfiada que é, ficou com medo de entrar no consultório, de sentar na cadeira da dentista, e não queria deixar a mesma mexer na boca dela. Depois de muita conversa e negociação, sem acordo, ela teve que escovar os dentinhos à força mesmo, no maior berreiro! Nessa hora eu meu arrependi de não ter levado ela antes ao dentista, pra já ir se familiarizando com esse procedimento e não ter medo. A própria dentista concordou e orientou que a primeira visita ao dentista deve acontecer entre os 12 e 18 meses de idade.
A dentista também orientou sobre os hábitos alimentares e os alimentos que mais causam cáries, e entre estes ela destacou a mamadeira noturna. Eu informei que a Rafaella mamava antes de dormir, e na mamadeira eu colocava apenas Leite Ninho e água, conforme a medida recomendada na lata. Ela recomendou que deveríamos retirar gradativamente a mamadeira noturna, pois nessa idade não existe mais a necessidade alimentar do leite antes de dormir, uma vez que a criança já se alimenta normalmente. E ainda deu uma dica pra facilitar a retirada da mamadeira: ir diluindo gradativamente este leite, até que o mesmo fique tão aguado a ponto da criança não querer mais (cruel, não é? rs).
Outra questão que achei interessante foi que a dentista já indicou o uso de uma pasta de dentes com flúor (A sugestão foi o Creme Dental Colgate do Barney, que tem quantidade menor de flúor), pois isso vai ajudar no desenvolvimento e fortalecimento dos dentes. Ela recomendou que se use esta pasta 2 ou 3 vezes na semana, e coloque uma pequena quantidade da escova para não deixar a criança engolir o produto.
Por fim, ela recomendou que devemos levar a Rafaella a cada 6 meses para uma consulta de rotina. No final da consulta, a Rafaella ganhou de presente um dentinho de brinquedo que tem um bichinho dentro, o "bichinho que come o dentinho", a cárie! A dentista orientou que nós fizéssemos uma conscientização diária com ela sobre a necessidade de escovar os dentinhos, usando este brinquedo como ilustração e mostrando que se não escovar o dente aquele bichinho vai comer o dentinho dela. Achei muito interessante!
http://www.saibagratis.com/como-ensinar-seu-filho-a-escovar-os-dentes/
Agora é colocar em prática todas essas orientações e convencer a pequena a deixar a mamãe escovar os dentes dela!
E vocês, quando levaram os pequenos ao dentista pela primeira vez? Tem dificuldades em escovar os dentes das crianças? Conte para nós, compartilhe sua experiência também!
Como essa é a minha última postagem do ano, já deixo aqui meu "abraço" e o meu "muito obrigada" por acompanhar nosso blog durante o ano de 2011! Desejo um Feliz Ano Novo para todos e que em 2012 possamos trocar mais experiências e claro, SER MUITO FELIZ ao lado da nossa família e amigos!
Imagens:
http://4.bp.blogspot.com/-gyka9TMQ8eI/TvsBhTVhM3I/AAAAAAAAAac/CyIYEv2_WMI/s1600/dente.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-wY6UZb7zgeI/TvsBqKg0EQI/AAAAAAAAAao/9JcY15r76WQ/s1600/odontopediatria1.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-nTjVK48GaWw/TvsBxldpeJI/AAAAAAAAAa0/LxCs9dV7Cj8/s1600/dentista%2B01.jpg
http://www.saibagratis.com/como-ensinar-seu-filho-a-escovar-os-dentes/
http://www.saibagratis.com/como-ensinar-seu-filho-a-escovar-os-dentes/
A Rafa não curtiu muito o dentista? Quem curte?! rs
ResponderExcluirA Jade foi no dentista com o primeiro dentinho, aos 9 meses e creio que a levamos 6 meses depois e agora devo leva-la com 2 anos (ih esqueci de marcar! rs). Na consulta passada ela até q se comportou. A dentista coloca musiquinhas sobre dentinhos no pc, eu deito na cadeira e ela deita sobre o meu colo. Até limpeza ela fez. Tem que ir acostumando aos poucos para não ter uma rejeição tão grande. Eu mesmo tenho pavor de dentista rs
bjs
ainda não levei a anna laura na dentista não, vou marcar pro começo do ano! graças a Deus ela agora deixa escovar os dentes sem muita birra!
ResponderExcluirtomara, to torcendo pra primeira visita dela dar certo!
bjus e feliz ano novo!