Olá queridos leitores, hoje venho falar do desmame, um momento que estamos vivendo aqui em casa nas últimas semanas.

Gabriel conheceu leite artificial quando completou 1 ano de idade, relutava em aceitar mamadeira, pedia meu peito, muitas vezes eu fiquei esgotada, chorei, mas hoje olhando para nossa trajetória eu só posso sorrir, por ter tido a oportunidade de partilhar com meu filho esses momentos.
Gabriel está perto de completar 1 ano e 7 meses e ainda mama no peito, óbvio que com uma freqüência bem mais baixa em relação a outros tempos, mas ele ainda curti esse momento só nosso e muitas vezes eu me pergunto se eu não estou tão viciada quanto ele, ou até mais em amamentá-lo.
Nas últimas semanas ele vem dando indícios de que não faz tanta questão de um Tetê (leia-se peito)...preferindo por vezes a dedeira (leia-se mamadeira), nas primeiras vezes que ele agiu assim, eu tive vontade de chorar, me senti insegura e com medo do desmame que começava a dar as caras aqui em casa.

Diante desse meu medo, eu fui buscar uma opinião profissional, conversei francamente com a pediatra do meu filho que de pronto me informou que o desmame é sempre mais doloroso para a mãe, me explicou que quando os pequenos amadurecem a ponto de rejeitar o peito é porque eles estão “certo” disso, não há duvida alguma na cabeçinha da criança, me explicou que não preciso temer que o Biel se arrependa e minha produção tenha cessado de vez, e finalizou dizendo que pelo fato de estarmos vivendo o desmame natural, tudo será muito tranqüilo.
Acalmei meu coração e cheguei a conclusão que eu não tinha consciência do amadurecimento que meu filho estava vivendo e tudo ficou mais claro, sim mais claro sobre o fato que o Gabriel não irá se arrepender de ter deixado de mamar peito, ele simplesmente começou a fazer o que fará por toda uma vida: ESCOLHAS, e só de uns dias para cá eu me dei conta que tenho o privilégio de acompanhar esse desenvolvimento, enfim esse amadurecimento e comecei a “aceitar” essa mudança.
Cansei de ouvir. “Essa CRIANÇA ainda mama no peito? Ainda tem alguma coisa aí?
Eu acho que o desmame é uma decisão da mãe com seu filho, e mais ninguém tem o direito de emitir opinião sobre isso. Alguém fala alguma coisa sobre a forma com que você beija e abraça seu esposo? Por que a amamentação desperta tantos comentários, como se fosse uma decisão de domínio publico?
O controle social quanto à amamentação é imenso. Se a mulher não amamenta, ela é massacrada. Se ela prolonga a amamentação, ela também o é.
A sociedade é muito cruel com nós, mães!
E você, já pensou algum dia nesse assunto?
Grande beijo
Imagens: créditos: http://fabriciapsi.blogspot.com/2011/01/amamentacao-exclusiva-ate-6-meses.html
http://www.drquerido.com.br/?p=1096
eu amava amamentar! mas o desmame aconteceu aqui muito ligeiro nem deu pra sentir, simplismente ela não quis mais e pronto. desmamou! sem dor pra nem pra la! ela mamou ate 11 meses, minha intenção era até um ano, não deu, sem neura!
ResponderExcluirNa minha opinião se a criança quer e a mãe tem leite, deve amamentar ate dois anos, depois tem que forçar o desmame,porque realmente é muito feio mesmo a criança ainda mamando depois dos 2 anos, e ele não é mais dependente tanto do LM. imagina que qd fui fazer o teste do pezinho na AL a moça que tirou o sangue disse que a filha dela ainda mamava, com 5 anos! credo que horror imagina a cena! #not
O desmame aqui em casa se deu de forma tranquila, claro que quando percebi que Heitor não queria mais o meu peito eu me senti triste e tb culpada pq foi bem na época que ele entrou na creche, ele já tinha 8 meses. Depois de uns dias fui percebendo que eu não tive culpa pois fiz tudo o que eu podia fazer para continuar o amamentando, simplesmente ele não gostava mais... hoje percebo que foi bom pois não houve sofrimento dele, mas eu morro de saudades daqueles momentos... Bjs e boa sorte aí com seu pequeno!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirTive que excluir o primeiro coments, pq o Joao resolveu me ajudar a digitar aí...srsrsrs
ResponderExcluirO Joao deixou de mamar naturalmente faltando 1 semana pra completar 11 meses. Numa terça feira acordou, mamou e depois nao quis mais. Senti muito; o peito doía por fora e por dentro literalmente. Mas hj compreendo que antes eu sentir do que ele. Mas preciso confessar aqui que me da um alento saber de outras mamaes, assim como vc e a Carla, que tb sentiram com essa mudança pois até então não conseguia coro neste assunto e ja me perguntava se tinha algum problema comigo. Obrigada por compartilhar. Beijos e boa sorte pra vc e pro Gabriel.
Eu tenho 3 e od desmames foram diferentes, como tudo mais foram sem crise e acho que está certíssima em dizer que é muito particular essa história de mama, e só a gente deve decidir como e quando acontecerá o desmame.um beijo
ResponderExcluirAi eu chorei ate qdo o bruno parou de mamar, mas é tudo uma fase otima. Em compensação ele não sabe o que sao infecções. cris
ResponderExcluirAqui o desmame aconteceu cedo, com 7 meses, quando tinha acabado de retornar ao trabalho. Meu leite que já era pouco, acabou. A Rafaella já mamava LA desde o 2º mês de vida, então ela nem percebeu a saída do peito. Ainda bem! Eu tinha medo dela sofrer com isso, mas graças a Deus não ouve sofrimento nemhum, nem dela nem meu. Aliás, confesso a vocês, eu sou uma mãe do avesso, nunca amei amamentar.
ResponderExcluirAmiga meu sonho sempre foi amamentar bastante a Isa tbem....e graças a Deus consegui amamenta-la exclusiva até o 6º mes...mas p minha tristeza com 8 meses minha pequena recusou o peito....não teve o q eu fizesse p ela aceitar...e como o PE do Biel disse, ela foi firme na decisão dela e nunca mais quis o peito...eu confesso q sofri muito...mas foi natural eu ainda tinha bastante leite....mas se ela optou por parar paciencia....espero q a Clarinha mame um pouquinho mais q ela!!! Bjos
ResponderExcluirMinha cunhada está passando pelo mesmo processo,ela não aguenta mas dar de mamar porque ele pedi toda hora o peito e fica atrás dela o dia inteiro e como ele não chupa chupeta fica mais difícil ainda.Adorei saber como vem enfrentado esse momento tão delicado.Bjs
ResponderExcluir