terça-feira, 23 de agosto de 2011

Musicas para o bebê ouvir ainda no ventre - by Thanira

Na minha primeira gestação, quando eu esperava a minha fofa Isabela eu li muita coisa sobre o quanto musicas clássicas e musicas de ninar poderiam influenciar na vidinha do recem nascido e concluí que funcionando ou não eu escutaria sempre dentro do carro essas musiquinhas proprias para recem nascido durante a gravidez, e não é que deu certo???

Os meus Cds escolhidos foram a coletânea Rockabye Baby que trata-se de uma coleção de discos de clássicas bandas de rock em versão de ninar, como Metallica, Led Zeppelin, The Cure, e até Nirvana entre outras e um outro que eu escutei bastante também foi o um CD que a Isa ganhou quando ainda estava na barriga de canções de ninar própria para recém nascido mesclada com sons do útero, fofo.

Bem, o resultado das minhas horas e horas escutando esses Cds no transito (era só o que eu ouvia) foi um recém nascido super tranquilo e que se acalmava ainda mais ao som desses discos, não sei se coincidência ou não, mas sempre que colocávamos os discos pra ela ouvir ela ficava bem calminha e vidrada na musica, alias ela ama musica, tanto as infantis como os rocks que a gente escuta lá em casa, é só falar: Isa vem dançar rock com a mamãe - que ela já vem correndo balançando a cabecinha ala Angus Young.

O que li:

"O espaço quentinho e protegido na sua barriga não é um mundo isolado. Mesmo antes de nascer, o bebê pode sentir e escutar o que se passa com a mãe. Melhor do que saber que suas conversas com ele são ouvidas é que esses momentos dedicados a seu filho se refletem no desenvolvimento dele e, acredite, até no comportamento que terá no futuro.

Falar, acariciar a barriga, cantar e ouvir música são gestos percebidos pelos bebês ainda no útero. Esses momentos passam ao pequenino a sensação de tranqüilidade e segurança, e ajudam a estabelecer um vínculo ainda mais próximo com a mãe e o mundo que a cerca. Só isso já seria o bastante para dar toda a atenção para a barriga.

Mas tem mais. Estudos internacionais mostram que ouvir música clássica durante a gestação colabora no desenvolvimento do cérebro do baby é o chamado efeito Mozart.

Outra: o bebê estimulado desde a barriga com carinho, música e conversas tem uma capacidade maior de aprender na infância, e seu comportamento social é mais adequado", conta a terapeuta Mônica Lemos, da Universidade de Brasília.

E nem é preciso esperar ele nascer para notar os benefícios dessa atenção. Ainda na barriga, o bebê responde à mãe de uma forma muito especial , conta Mônica. "Os batimentos cardíacos ficam mais calmos, ele se movimenta, pisca e faz o movimento de sucção como se estivesse mamando quando a mãe canta, por exemplo", diz ela. Não há prazo certo para começar. Por volta da 16ª semana de vida o ouvido do feto já está formado, e ele pode escutar o que se passa lá fora.

Sabe aquela história de que a música que a mãe ouvia na grav
idez é o único calmante para o recém-nascido chorão? É verdade, especialmente depois dos seis meses de gestação, quando a memória implícita já está formada no pequenino.

É esta parte do cérebro que, no futuro, dará a sensação de que aquilo já foi sentido antes."


Nessa segunda gestação já tenho um complicador, divido grande tempo que gasto no transito com a Srta Isabela e é claro que no alto dos seus 19 meses ela não quer mais escutar essa musiquinhas "infantis" hehehhehe, o novo bebe vai se embalando ao som da Xuxa, do Patati e Patatá e é claro da Galinha Pintadinha, mas já vou tratar de colocar os outros Cds dentro do carro para que ao menos quando eu estiver sozinha eu possa introduzir aquelas musiquinhas calmas e relaxantes para "o" ou "a" caçulinha!!!

3 comentários:

  1. Ah, então a Isa não quer mais ouvir música de "bebê"? kkkkkk Essas crianças kkkkkkkk
    Ótimo post. Adorei. Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito Bom seu blog....Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. Verdade, dizem que faz muito bem pro bebê... mas querendo ou não o outro bebê vem num ambiente diferente que a pequena Isabella... ele já vai ter companhia pra bagunça desde pequeno... oque alias também será ótimo pro desenvolvimeento dele!!!

    Beijos

    Karin
    www.mamaeecia.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...