Não sei se todos sabem mas assim como a RoLopes, tambem me encontro "ligeiramente gravida" hehehehehhe, sempre escutei as pessoas dizendo que engravidar pela 2ª vez é mais rápido...mas nunca acreditei muito nessa "estorinha" e essa gestação veio me colocar novamente essa duvida na minha cabeça: Será que é mais fácil engravidar pela 2ª vez???
Não sei responder...o que posso dizer é que quando engravidei da Isa foram 6 meses de "treinos intensos", contas para o período fértil, tabelas de temperatura, milhares de vitaminas...e dessa vez foi assim..... pá -pum - ou seja, no 1ª mês sem prevenção eis o positivo. Chego agora a acreditar que o 2º filho vem mais rápido mesmo, mas acho que o grande segredo é o psicológico!!! Outra coisa que vem me surpreendendo muito nessa 2ª gravidez (mesmo que ainda precoce ) é a minha tranquilidade, minha calma e principalmente a falta de ansiedade...tanto que só fui fazer o exame de gravidez com 12 dias de atraso menstrual, na 1ª gravidez fiz no 1º dia hehehehhe já estou com a guia para a Ultrassonografia, mas prefiro aguardar mais um pouco...... Imagina se na outra gravidez eu ja não teria feito......é claro que sim!!!
Mas sei que de qualquer forma que uma gravidez nunca é totalmente igual à outra. Por isso, cada uma delas deve ser avaliada como se fosse a única. As dificuldades anteriores podem não se repetir agora, o que não garante, também, que se tudo correu maravilhosamente bem da primeira vez, vai acontecer da mesma forma agora.
Achei muito bacana esse quadro que encontrei na internet comparando a 2ª gestação com a 1 ª:
2ª Gestação: Tudo tão igual
No espelho, você logo percebe que o corpo está diferente: os seios maiores, a cintura sumindo, as formas mais arredondadas. Ao mesmo tempo, sente um leve peso na região uterina.
Novamente, os enjôos, as tonteiras, a azia, a sensação de pernas pesadas e tantos outros desconfortos. Só que, agora, você já sabe como prevenir e atenuar cada um deles.
A relação com o obstetra é antiga e de total confiança. Afinal, ele acompanhou seu pré-natal, fez o parto; conhece bem como você reage aos sintomas, exames e medicamentos. Mas, se preferir mudar de médico, nenhum problema. Só procure fazer isso o mais rápido possível, para que ele possa estar com você desde o começo da nova gravidez.
Mas, tudo tão diferente
O segundo bebê costuma se mexer mais cedo no útero, antes ainda de completar o quarto mês. Detalhe: você já aprendeu a reconhecer seus movimentos.
A barriga, também, aparece antes. E pode ser mais volumosa porque os músculos abdominais ficaram mais distendidos depois da primeira gestação. Mas, tudo depende dos cuidados no pós-parto e se a mulher faz ou não exercícios físicos regularmente.
O colo do útero encurtou, facilitando a dilatação e permitindo um trabalho de parto mais rápido.
Você pode optar pelo parto normal mesmo já tendo passado por uma cesariana, mas somente o obstetra dará a decisão final. Há uma probabilidade de ruptura uterina, embora mínima: 0,5%. Porém, se o primeiro parto foi cesáreo porque não houve dilatação, a tendência é que o problema se repita.
Agora, existe o risco de aparecimento da doença hemolítica do recém-nascido, caso o pai tenha fator Rh positivo, e a mãe, negativo. Para evitar, a mulher deve tomar a vacina anti-D (imunoglobulina anti-Rh) até 72 horas depois do primeiro parto.
Algumas patologias da gestação anterior podem voltar a se manifestar: hipertensão arterial, diabetes, disfunções da placenta, doenças reumatológicas, renais e cardíacas, entre outras.
É muito legal viver novamente toda a experiencia de gerar um serzinho que temos a certeza que será tão amado, estamos muito felizes!!!
Seja Bem vindo Bebê!!!
Thany
Fonte: Topbaby
Amiga, não canso de dizer: parabéns!!! Que sua segunda gestação seja tão tranquila quanto a primeira e que a Isa curta muito o irmãozinho que vem por aí. Beijos!!!!
ResponderExcluirThan... também não me canso de repetir o quanto eu fiquei feliz com a sua gravidez! Não teria pessoa melhor pra me acompanhar na 2ª gravidez do que você!!! E realmente, a gente fica com o coração bem mais tranquilo na 2ª gravidez mesmo. Eu tô menos ansiosa e menos preocupada com a gravidez, mas em compensação existem outras preocupações que na 1ª eu não tive: como lidar com a Rafaella pulando em cima de mim o dia todo? Como vou dar conta de 2 crianças? Dar atenção pras 2 de maneira igual? A Rafaella vai ficar com muito ciúmes? Aiaiai, coração de mãe sempre com alguma preocupação, rsrsrs. Adorei o post!
ResponderExcluirQue post massa, adorei! amiga não canso de falar o quanto estou feliz pelos novos bebes viu! será que eu vou ficar assim tão tranquila quado ficar gravidinha de novo? sei não...
ResponderExcluirbeijoooxx
Queridas gravidinhas, seus primeiros filhos tem q idade? bjs
ResponderExcluirA minha tá com 1 ano e 7 meses.....ela vai estar com 2 anos e 3 meses qdo o bebe nascer!! Bjos
ResponderExcluir