sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Suco ou refrigerante? - by Aline Martins

Olá pessoal.

Parece até bobeira da minha parte iniciar um post aqui no blog com essa pergunta. Você vai pensar: dãããã, suco, é óbvio! Concordo plenamente. FH, com 4 anos, ainda não toma refrigerante. Até deixamos ele experimentar, mas ele não gostou e não toma. Fala que é ruim (acho que é do gás que ele não gosta). E eu acho isso ótimo, e por causa dele, até diminui o tanto que EU, mamãe tomo de refrigerante (adoro uma coca bem gelada, confesso!).

Mas aí a gente pensa: e vai beber o que nas festinhas, no recreio da escola? Suco, é claro. Mas suco natural? E você, mamãe antenada, ocupadíssima com todas as suas funções diárias de mãe, esposa, profissional, dona de casa, mal tem tempo de fazer uma unha na semana, quanto mais de ficar comprando frutinha fresca e batendo suco natural todo dia né?

Eu confesso que não consigo, não tenho esse tempo mesmo. Então quando não dá tempo eu apelo pro suco de caixinha, sem cerimônia. E nessa vida, todo mundo em casa acaba tomando mais suco de caixinha do que gostaria. Pra sentir menos culpa, costumo olhar nos rótulos das embalagens e comprar aqueles que tem menos sódio, menos conservantes ou que sejam sem corantes. Tem algumas marcas já preocupadas com isso e fazem uns sucos bem gostosinhos (apesar de alguns serem quase transparentes por causa da falta de corantes).

Aí você pensa que tá fazendo tudo certo, tudo bonitinho e vem a internet, essa mesma que te provoca e faz pensar às vezes e bombardeia sua vida com esse vídeo.



E você, já tinha parado pra pensar nesse detalhe? No quanto de fruta e de açúcar tem no suco de caixinha que seu filho toma? Eu confesso que não havia me atentado pra isso até ver esse vídeo, e fiquei chocada. Ainda mais porque em casa, quando fazemos suco, dependendo da fruta, não colocamos açúcar, e todos tomamos o suco muito bem assim, sentindo o gosto da fruta mesmo (que convenhamos, a maioria já são bem docinhas né?).

Por uma vida mais saudável o Idec lançou essa campanha, na tentativa de obrigar as empresas de suco a informar esses valores, para fazer com que sejamos consumidores mais conscientes. Eu não sou a favor de radicalismos, acho que isso não leva ninguém a lugar nenhum, e não vamos ser hipócritas, ninguém vai abolir pra sempre e eternamente o suco de caixinha do seu dia-a-dia. Mas eu acho maravilhoso ter informação suficiente pra poder fazer eu mesma as minhas escolhas. E prefiro consumir produtos de empresas que respeitam esse meu direito. E acho que toda mãe e todo pai antenado também tem essa mesma preocupação né?

Então, pensando em ajudar a divulgar essa campanha que eu achei muito bacana, resolvi fazer esse post, pra que você também possa se informar e divulgar. Quem sabe assim essa regulamentação não muda e as empresas comecem a informar o quanto de fruta e o quanto de açúcar tem nos sucos de caixinha?

O link da campanha é esse aqui: http://www.idec.org.br/especial/agitese

E nesse blog eu achei um comparativo super legal dos ingredientes de várias marcas de suco, vale a pena conferir: http://www.lookbebe.com.br/2012/07/30/sobre-os-sucos-de-caixinha-atencao-a-escolha/

Beijos,
Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...