quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Variando o cardápio de natal - by Aline Martins

Quer fazer uma ceia de natal diferente?

Hoje vou compartilhar umas receitinhas diferentes que já arrisquei fazer em casa e foi sucesso total. Você nem precisa fazer todas de uma vez, mas que tal escolher uma pra sair do tradicional? São todas bem simples e práticas de fazer. Espero que gostem!

Vinagrete de manga
Ingredientes:
- 1 manga grande cortada em cubinhos
- 1 cebola roxa grande cortada em cubinhos
- Sal
- Pimenta do reino
- Suco de 1 limão siciliano
- Azeite
- Cebolinha picada

Modo de preparo: misture a cebola, a manga e a cebolinha, tempere com sal e pimenta do reino a gosto, acrescente um fio de azeite e o suco do limão. Pronto, agora é só servir.

Dica: se você não gosta do limão siciliano, pode usar o suco de uma laranja, fica muito bom também.

Picanha no sal grosso
Ingredientes:
- 1 picanha inteira de aproximadamente 1,200kg
- 3 pacotes de sal grosso (sim, isso tudo mesmo)

Modo de preparo: em uma assadeira, despeje um saco de sal grosso, cobrindo toda a superfície uniformemente. Coloque a picanha sobre a cama de sal grosso e cubra ela toda com o sal grosso restante. A picanha precisa ficar completamente coberta pelo sal, sem aparecer nenhum pedaço dela. Asse por aproximadamente 45min em fogo médio.

Dica: Você acha que ela vai ficar mega salgada né? Ledo engano. O sal vai formar uma crosta que vai fazer a picanha cozinhar ali dentro e ficar muito suculenta e com tempero na medida. Pode arriscar sem medo, essa até meu marido faz e ainda banca o chef aqui em casa.

Mousse de chocolate com castanha-do-pará
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
- 3 colheres cheias de cacau em pó (ou toddy mesmo)
- 200g de castanha-do-pará moída

Modo de preparo: bata no liquidificador o leite condensado, o creme de leite e o cacau em pó até misturar bem. Coloque nas forminhas, salpique castanhas por cima e leve ao freezer por pelo menos 2h. Sirva.

Dica: se você usar toddy (ou semelhantes) acrescente ½ lata de leite. Isso porque o leite condensado já é doce, e o toddy também, então o leite vai amenizar o doce em excesso. Vai render mais também. Você pode ainda enfeitar a sobremesa colocando um morango ou uma framboesa em cima, pra decorar na hora de servir.

Gostaram das sugestões? Então aproveitem e feliz natal!
Um beijo,
Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...