sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Outubro Rosa, o que é? - by Josilda

blog.addmark.com.br


O câncer de mama é o câncer que mais tem atingido as mulheres, no Brasil e no mundo, e para preveni-lo foi criado o Outubro Rosa- Um mês com ênfase a prevenção do câncer de mama.Se diagnosticado e tratado oportunamente o prognostico é relativamente bom.
Câncer é um tumor maligno gerado pela produção descontrolada de células de um determinado tecido (mama, colo do útero, pulmão, intestino etc).
O câncer de mama é mais freqüente após os 35 anos.
Sintomas
Os sintomas do câncer de mama palpável são o nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações ou um aspecto semelhante a casca de uma laranja. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.
 Existem vários fatores que podem favorecer o aparecimento do câncer de mama
1-      Histórico familiar – Especialmente se parentes em 1º grau (mãe, irmã, tia etc.) já tiveram câncer antes dos 50 anos, porém este tipo de câncer não representa a grande maioria dos casos, neste caso o acompanhamento através da mamografia começa mais cedo
2-      Aumento de idade
3-      Menarca precoce- (1ª menstruação muito cedo)
4-      Menopausa tardia (após 50 anos)
5-      Ingestão de bebidas alcoólicas
6-      Exposição a radiações ionizantes
7-      Primeira gravidez tardia
8-      Nuliparidade (Não ter filhos)

É importante saber que o homem também pode ter o câncer de mama, porém a incidência é bem menor que na mulher
A prevenção é o melhor remédio, claro que prevenir não significa livrar-se do câncer, mas a sua detecção precoce (quando for o caso) e assim chances maiores de um bom prognóstico e cura. 

Detecção Precoce

É feita através de exames clínicos realizados por um profissional de saúde
Exames de imagens(mamografia, ultrassom de mama)
Auto exame- através da própria mulher se tocando e identificando qualquer  tecido ou nódulo diferente que tenha surgido. É importante termos o habito de nos tocar para sabermos  reconhecer o que, de fato, é diferente e estranho no nosso corpo.

Exame Clínico das Mamas (ECM)
Quando realizado por um médico ou enfermeira treinados, pode detectar tumor de até 1 (um) centímetro, se superficial. Deve ser feito uma vez por ano pelas mulheres a partir de 40 anos.

Mamografia
A mamografia (radiografia da mama) permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial, muito pequenas (medindo milímetros). Deve ser realizada a cada dois anos por mulheres entre 50 e 69 anos, ou segundo recomendação médica.

É realizada em um aparelho de raio X apropriado, chamado mamógrafo. Nele, a mama é comprimida de forma a fornecer melhores imagens, e, portanto, melhor capacidade de diagnóstico. O desconforto provocado é suportável. 

É bom saber

Lei 11.664, de 2008

Ao estabelecer que todas as mulheres têm direito à mamografia a partir dos 40 anos, a Lei 11.664/2008 que entrou em vigor em 29 de abril de 2009 reafirma o que já é estabelecido pelos princípios do Sistema Único de Saúde. Embora tenha suscitado interpretações divergentes, o texto não altera as recomendações de 
faixa etária para rastreamento

Auto exame quando e como fazer

www.enfimcasada.com.br


O que procurar
www.cancrodamama.com


Então meninas, não se esqueçam, que se AMA, se toca.
Prevenção do câncer de MAMA, pra quem se AMA

FONTE: INCA(Instituto Nacional do Câncer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...