sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Sobre a escola - by Aline Martins

Esse ano tirei o FH do berçário e o matriculei em uma escola regular, na educação infantil. Compra de materiais, mochila, lancheira, tarefas de casa, tudo isso agora faz parte do universo dele, e o fará ainda por muitos anos.

E essa fase, apesar de reforçar para mim que ele está crescendo e não é mais um bebezinho, é deliciosa. Me faz lembrar minha infância.

Adoro acordar de manhã e arrumar a lancheira dele. Confesso que sou meio exagerada e mando um monte de comida hehehe Mas eu acho bom pensar com carinho sobre o que ele vai comer naquele dia. Também adoro vê-lo de uniforme, a bermuda, a camisetinha azul clara, o tênis no pé.

Todo dia uma tarefinha. Um desenho pra pintar de um jeito diferente, uma atividade de contorno, de ligar, de contar. Todas bem lúdicas, que nem parece que ele está, na verdade, estudando.

O dia do brinquedo, que dia legal, é o mesmo dia da educação física, a aula preferida do FH. Já se vê que é menino mesmo, eu detestava essa aula na minha época hehehe Mas o que eu mais gosto nessa vida de escola é o ambiente.

Sempre que levo o FH na escola fico observando as crianças brincando no pátio, os jogos, a separação entre meninos e meninas numa certa idade, os segredinhos. De um lado, meninos jogando pingue-pongue, de outro, meninas pulando elástico (sim, elas ainda pulam elástico).

Entre uma conversa e outra, uma troca de olhar entre os mais velhos, aquela paquerinha inocente da pré-adolescência.

Os passeios da escola, os dias especiais, os momentos de reunir e cantar o hino nacional, hasteando a bandeira. Esse sentimento de respeito por nossa pátria que a gente aprende a sentir ainda na tenra idade.

FH vai fazer seu primeiro passeio da escola em outubro. Confesso que estou ansiosa por esse dia, na expectativa de saber qual será a reação dele. E sei que esse será o primeiro de muitos.

Todo esse ambiente escolar me deixa muito emocionada. Tem dias que eu saio da escola logo cedo até de coração mais leve. E é isso que eu desejo pro FH: que ele ame a escola e todas essas experiências que ele só vai viver lá. E que as guarde com carinho, como uma parte boa da sua infância.

Um beijo,
Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...