quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Síndrome de Ovários Policísticos - Minha experiência - by Michele

A Síndrome de ovários policísticos (SOP) é um dos problemas de infertilidade mais comuns.

Nossa amiga Aline já falou um pouco sobre este tema (clique aqui) e eu gostaria de complementar contando minha experiência.

Após alguns meses tentando engravidar e não conseguir, decidi fazer o método da temperatura basal para verificar como estava a ovulação. E através deste método, descobri que não estava ovulando. Marquei consulta com minha ginecologista, falei sobre a desconfiança de não ovular corretamente e então pedi exames de dosagens hormonais. Eu tive que forçar uma barra porque em geral os ginecologistas dizem que é normal levar até 1 ano para engravidar, então não costumam pedir muitos exames após apenas alguns meses de tentativas. Insisti então ela pediu as dosagens de FSH, LH, Prolactina e alguns outros.

Os índices indicavam SOP mas ela disse que só o nível dos hormônios não queria dizer muita coisa. Então insisti que ela pedisse um ultrassom pra ver como estavam os ovários. Parecia eu a médica né? Mas pesquisei muito sobre o assunto e através do site www.e-familynet.com aprendi muita coisa e por isso como eu já estava desconfiada, insisti em pedir o ultrassom. O exame comprovou que os ovários estavam repletos de microcistos.

Existem diversos tipos de tratamento para SOP mas os mais comuns são: uso de indutores de ovulação ou uso de pílula anticoncepcional específica para "limpeza" dos ovários.

Eu sabia que a GO (ginecologista obstetra) iria me dar essas duas opções. Mas pra minha surpresa e decepção, ela falou: "Isso não é nada demais, você SÓ não ovula. Vamos esperar mais um pouco e se não engravidar, passamos a utilizar o indutor". Como assim "só" não ovula? A verdade é que esperar mais alguns meses para os médicos não quer dizer nada, mas pra quem está tentando engravidar, é uma verdadeira eternidade. E eu sou muito prática, se existe um problema e um tratamento, por que não iniciar logo, não é?
Uma amiga então indicou a médica dela e lá fui eu já sem esperança, cheia de exames nas mãos e após ela analisar tudo disse: "você não vai gostar do que vou dizer mas o tratamento será a utilização de pílula anticoncepcional por 3 ciclos". Imagine como é tomar pílula quando se quer engravidar... mas às vezes é preciso dar alguns passos pra trás pra enfim irmos pra frente.

Passados os 3 ciclos, fiz um novo ultrassom e os ovários estavam limpos. Isso foi em dezembro de 2009. Pedi a ela um novo ultrassom pra ver se ovularia e ela pediu que eu fizesse em janeiro. Fique chateada pensando: "nem ela acredita que vou ovular" mas então decidi fazer novamente o método da temperatura basal e através do método detectei a ovulação e a gravidez.

Se você também está lutando contra a SOP, o que posso lhe sugerir é que seja persistente com os médicos na questão de pedir exames e ter o tratamento adequado para o problema. Não é por ser um dos problemas mais comuns que ele se torna menos importante não é?

E vale muito a pena dar uma pausa nos "treinos", tomar a pílula pra limpar os ovários pois com eles limpinhos, as chances de ovular são muito maiores do que com o indutor, só é preciso um pouco mais de paciência mas eu garanto que vale muito a pena, pois engravidei logo no ciclo seguinte que parei a pílula.

Se você está tentando, boa sorte nos seus treinos e que Deus conceda o desejo do seu coração.

Beijos e até o próximo post,

Mi

3 comentários:

  1. Alininha,
    Pra eles é tudo muito simples né? O exames indicando a SOP e nem assim ela quis passar a US. Ainda bem que somos do tipo que vamos atrás da informação senão só Deus sabe!

    ResponderExcluir
  2. Não é mesmo, ainda mais pelo fato dos médicos darem pouca importância. Não relatei no post mas teve um médico que me indicou a histeroscopia. Poxa, ao invés de tentar resolver a ovulação ele queria examinar se tinha obstrução... então passasse o indutor e o exame rsss
    Mas ainda bem que com a ajuda de vcs e do EF eu fui montando o quebra-cabeças e descobri meu próprio problema rsss

    ResponderExcluir
  3. Oi Mamuxca, não sabia que vc tinha conseguido com o indutor. Se só utilizar o AC não tivesse funcionado, a GO também ia me passar o indutor. Isso mesmo, persistir sempre, um dia o milagre chega :D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...