quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Incompetência Istmo Cervical - by Camila

A incompetência istmo-cervical (IIC) é a fraqueza congênita ou adquirida na junção do orifício interno do colo uterino e o segmento inferior. Ocorre o esvaecimento e uma dilatação do colo sem dor durante o segundo trimestre e, com menor frequência, nas primeiras semanas do terceiro semestre, culminando com a protusão e/ou ruptura das membranas fetais resultando em um parto prematuro, muitas vezes prevenível.

A IIC pode ser primária ou secundária. A primária é congênita e pode coexistir ou não com outras má formações uterinas; a secundária ocorre como sequela de trauma na região istmo-cervical, principalmente causado por dilatações intempestivas do colo, aplicação do fórceps e ainda por cirurgias do tipo amputação de colo (conização ou biópsia em cone, por exemplo).

O grande problema da IIC é que ela é silenciosa e pode acontecer rápido demais e o bebê nascer muito antes do tempo, ainda no segundo trimestre, quando ainda não tem condições de sobreviver fora da barriga, com menos de 20-22 semanas. O parto ainda pode acontecer já no segundo trimestre, mas o bebê ainda é muito prematuro (com menos de 32 semanas), o que pode causar problemas à saúde dele.

Durante a gestação a confirmação diagnóstica da ICC é feita com o auxílio de ultrasonografia e somente um médico habilitado pode avaliar. Geralmente a mulher somente descobre que possui IIC após uma ou mais perdas sem motivo aparente.

http://aesperadoenzosersocima.blogspot.com.br/
Como tratamento não há consendo entre os médicos. A medida de precaução é a cerclagem cervical eletiva e repouso moderado à absoluto.

A cerclagem é como uma costura em volta do colo do útero e é feita com anestesia local ou radial e não há necessidade de internação na maioria das vezes. Quando a gestante já tem histórico, geralmente a cerclagem é feita por volta da 13ª e 16ºª semana. Não é 100% garantida, mas esta técnica consegue aumentar as chances de uma gravidez com sucesso. Fazer a cerclagem depois da detecção da IIC é controverso, pois alguns médicos alegam que pode trazer mais riscos.

Após a cerclagem, as relações sexuais ficarão proibidas, por um tempo determinado pelo médico ou pela gravidez toda. Os pontos são retirados geralmente po volta da 37ª semana, podendo então a gestante ficar mais tranquila.


Fontes: Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, v.5, n.2, 2003, Wikipedia, Babycenter.

Para saber mais, sempre converse com seu médico. Ele é a pessoa com quem você deve tirar suas dúvidas e confiar. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...