sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Como fazer - bonecos de EVA - backyardigans - by Aline Martins

Oi gente! Como eu contei aqui, fiz os bonecos de EVA pra enfeitar os centros de mesa do aniversário do FH e também as sacolinhas surpresa. Minha amigona Claudia é quem deu a ideia e me ajudou a confeccioná-los, afinal, ela é quem sabe fazer. Na verdade, ela fez e eu que ajudei hehehe

Então resolvi fazer um post contando como fizemos os bonecos, porque é muito fácil trabalhar com o EVA, só precisamos de um passo a passo legal. E o resultado é muito bonito. A Thanira até explicou nesse post como ela usou o EVA pra fazer máscaras dos backyardigans para o aniversário da Isabela, mas esse passo a passo que eu mostro hoje é pra fazer os bonecos inteiros, mais elaborado e que requer uma técnica maior. Então vamos lá?

Materiais:
- EVA nas cores dos bonecos (para o Austin eu usei roxo, preto, azul escuro, amarelo e cinza, 1 folha de cada cor lisa)
- cola para EVA
- 1 par de olhos esbugalhados do Mister Maker hehehe
- tesoura
- caneta para tecido preta
- papel carbono
- folha em branco

Como fazer:

Primeiro, você precisa de um desenho, do tamanho que você queira fazer. Ou então saber desenhar. Como eu não sou muito boa, e desenhar a mão livre dá muito mais trabalho, sejamos práticas, vamos imprimir da internet hehehe Eu peguei os desenhos daqui.

Depois, risque o seu modelo impresso num papel branco, com a ajuda de um carbono. Esse vai ser o seu molde. É importante fazer um molde pra você poder recortá-lo depois, pra fazer todos os detalhes. Se você fizer direto com o desenho que imprimiu, vai perdê-lo, e depois fica sem molde caso você precise fazer vários bonecos.

Contorne o molde no EVA com a ajuda de um lápis ou caneta. Atenção: se você for usar um EVA de cor clara, a caneta mancha, então lembre-se de riscar o desenho do avesso, ou usar o lápis, que não aparece muito.

Recorte o contorno no EVA. Pronto. Sua base está pronta.

Agora, para cada detalhe do desenho de cor diferente, você risca o molde cola por cima da base, com cola própria para EVA. Olha como o meu Austin está ficando!

Os detalhes vão ficando sobressalentes mesmo, o que é bem legal, pois dá um efeito 3D pro desenho. Quando terminar, deixe secar. A maioria das colas de EVA pedem 24h pra secar completamente, é assim mesmo.

Depois de bem seco, com as mãos bem limpas, pegue uma caneta para tecido preta (tem que ser essa porque o marcador permanente e a canetinha mancham e não secam no EVA) e faça os contornos, caprichando nos detalhes. Olha a diferença.

Se você for canhota como eu, comece riscando o desenho da direita pra esquerda, para não borrar (igual o Leonardo da Vinci hehehe).

Pra dar o toque final, compramos os “olhos esbugalhados do Mister Maker” e colamos no olhinho do Austin. Ficou um charme.

Dicas: pra usar como ima, compre a folha imantada e cole o EVA nela e depois recorte o contorno. Foi assim que eu fiz com as carinhas das sacolinhas surpresas.
Pra usar em pé, faça um contorno em papel color 7 preto, coloque um palito de churrasco no meio e cole o EVA em cima da silhueta preta, com cola de EVA e deixe secar. Fica certinho!

Você pode usar essa técnica pra fazer qualquer coisa em EVA.

Espero que tenham gostado.
Beijos!
Aline

2 comentários:

  1. oi gostarias de um molde para riscar se possivel como um desenho p colorir

    ResponderExcluir
  2. Thanira B Moreira21 de maio de 2013 10:44

    Ana vc pode usar os proprios desenhos para colorir encontrados na rede como molde, basta ajustá-los para o tamanho que vc precisa....segue um link sugestão: http://arte.divulgueconteudo.com/83792-backyardigans-para-pintar-desenhos-para-colorir

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...