segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Melasmas - By Aline Pereira




Hoje vou falar com vocês um assunto que me incomoda demais. Melasmas! Eu infelizmente tive durante a minha gestação, não saiu muito somente 2 manchinhas logo abaixo do meu olho, mas me incomoda e muito!

Imagem daqui
O que são melasmas?

 É um tipo de mancha na pele. As mulheres em idade fértil são as maiores vítimas. As manchas são escurecidas e atingem principalmente as bochechas, testa, nariz e a pele acima do lábio superior. A pele dessas regiões acumula melanina, um pigmento acastanhado, levando ao escurecimento. A causa exata do problema é desconhecida. Mas existem alguns fatores que pioram o quadro:
 - Tendência genética.
- Influência hormonal: o problema muitas vezes começa ou piora com o uso de anticoncepcionais ou durante a gestação. Como não dá para adivinhar qual gestante tem tendência ao melasma, recomenda-se que todas usem filtro solar diariamente que devem ser repassados de 3 em 3 horas.
- Luz solar e luz visível: os raios ultravioleta, presentes na luz solar, estimulam a produção de melanina, agravando a situação. Conta até mesmo aquela pouca quantidade de sol que pegamos ao andar na rua no dia-a-dia, ou aqueles raios que passam pelo vidro das janelas. Também a luz visível, seja do sol ou emitida por lâmpadas, é prejudicial.


 Tratamento:

Antes de começar o tratamento, quem tem melasma precisa compreender que sua pele é extremamente sensível à luz. E que essa sensibilidade não muda, mesmo com o tratamento. Por isso, se você tem, proteja-se diariamente contra a luz solar e contra a luz visível. Faça chuva ou faça sol. A proteção deve continuar mesmo depois que o problema for tratado. Se você relaxar depois que a pele clarear, a mancha volta.
O filtro solar deve proteger contra os raios ultravioleta A e B. Os melhores são os mais opacos, que associam filtros solares químicos aos físicos, como o dióxido de titânio ou o óxido de zinco. Use no mínimo um com FPS 30.
A resposta ao tratamento é pior em quem toma pílula anticoncepcional. Se o incômodo com as manchas for grande, pense em trocar o método contraceptivo.

Resultado:

O resultado costuma aparecer após um ou dois meses de tratamento. Em aproximadamente meio ano a melhora é grande. Depois disso, recomendo um tratamento de manutenção, enfatizando sempre a proteção solar. Fui na minha dermatologista para ela acompanhar meu caso, ela me receitou um creme a base de tretinoína e um clareador a base de hidroquinona que fez com que clareasse a manchinha, mas não sumiu. Segundo ela, os melasmas não somem, apenas são amenizados com os tratamentos e a pessoa que tem deve sempre estar se cuidando para que não piore o caso.

Espero que tenham gostado da minha dica.

Uma ótima semana

Bjkas

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/estetica-saude/arquivo/melasma-por-que-justo-comigo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...