terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Especial Natal - Árvore de Natal e seus encantos - by Ro Groba

dicasvip.com


Olá leitores!!
Desde pequena sou apaixonada por árvores de Natal!! Acho lindo aquele clima da montagem, dos enfeites, das luzinhas. Sempre me encantava ver os filmes com aquelas árvores enormes indo quase até o teto!!
E é um também um belo momento em família!!!
Então resolvi trazer esse tema para vocês, inspirado pelo clima natalino.

"A árvore de Natal é uma das mais populares tradições associadas com a celebração do Natal. É normalmente uma árvore conífera de folhas perenes, ou uma árvore artificial. É costume enfeitá-la com bolas coloridas e outros adornos natalinos.
Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultuavam e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.

Entre os egípcios, o cedro se associava a Osíris. Os gregos ligavam o loureiro a Apolo, o abeto a Átis, a azinheira a Zeus. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.


Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letónia, em 1510.

No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.

Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.
Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos."




Esse ano saí em busca de novos enfeites para nossa árvore a pedido das crianças, em especial da Maria Clara que queria uma ponteira (aquele enfeite que fica no topo) nova!!! E enfim montamos nossa árvore com a participação muito especial da Marina, que esse ano participou ativamente da decoração.


arquivo pessoal
 Usamos fitas, cordões, bolas vermelhas, bolas douradas, laços, borboletas, anjos,... e muitos outros enfeites inclusive os feitos a mão que ensinei no passo a passo. Confira aqui.

arquivo pessoal

E as árvores de Natal seguem encantando a todos pelo mundo!!! Quem não gostaria de conhecer a famosa árvore do Rockfeller Center em NY? E a árvore da Lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de janeiro, considerada a maior árvore flutuante do mundo!!! Confira algumas espalhadas pelo mundo!!!

Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas - RJ
Árvore de Natal do Rockfeller Center em NY
Árvore de Natal ao lado do Coliseu em Roma
Árvore de Natal em Lisboa - Portugal

Árvore de Natal da Trafalgar Square, em Londres, e Árvore de Natal do Capitólio, em Washington D.C

A maior árvore de Natal do mundo fica na Itália, mais precisamente no Monte Ingino, onde 500 lâmpadas são ligadas a cabos para projetar luzes neon de .... Foto: Getty Images
A maior árvore de Natal do mundo fica na Itália, mais precisamente no Monte Ingino, onde 500 lâmpadas são ligadas a cabos para projetar luzes neon de diferentes cores.

Enfim o mundo está em clima de Natal!! E você já montou a sua árvore? Faça desse momento algo especial reúna as crianças, tire fotos, será muito bom lembrar desses momentos no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...