sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Importância da Drenagem Linfática na Gravidez - By Thay

Olá meninas!

Vamos falar um pouquinho de drenagem linfática. Uma questão de saúde ou luxo?

A drenagem tem como objetivo principal drenar o excesso de fluído acumulado, e durante a gestação como se sabe há uma alteração hormonal, e alguns desses hormônios essenciais na gravidez são responsáveis por retenção líquida. A drenagem linfática previne e trata as complicações decorrente da gestação, auxilia no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados à mudanças hormonais, tais como, constipação intestinal, enxaqueca, insônia e além de proporcionar um relaxamento à gestante.

Embora academias, clínicas espéticas, spas, hotéis e cabeleireiros ofereçam a técnica, é recomendado que ela seja realizada por um fisioterapeuta cadastrado na Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Pois, se mal aplicada, a drenagem linfática pode gerar desagradáveis efeitos colaterais.

Se o procedimento não for realizado por um profissional habilitado, poderá comprometer a circulação, piorar a celulite (nããããoooooooo), causar hematomas e dores intensas.

Uma vez eu cheguei a fazer drenagem com uma mocinha que ela tinha os dedos tão duros que me deixou toda roxa e dolorida. Fui 2 vezes e nunca mais voltei pois eu sentia medo de ir na massagem. Com a gravidez, comentei o fato com minha fisioterapeuta (um anjo em minha vida) e ela me explicou o perigo de uma drenagem mau feita.

"Quando realizada por um profissional não habilitado, a drenagem linfática manual, pode estimular contrações uterinas e causar precipitação do parto a partir do sexto mês de gestação." explica a fisioterapeuta Samanta Cordeiro.

guiadobebe.uol.com.br
A drenagem na gestante melhora a nutrição das células e a oxigenação dos tecidos, estimula a circulação venosa e linfática, reduz a retenção de líquido, diminui os inchaços típicos da gravidez, estimula a lactação e a dessensibilização das mamas preparando-as para a amamentação, previne e combate varizes e sensação de pernas cansadas, combate celulite e estrias, alivia tensão e dores musculares.

Na minha gestação eu precisei aplicar diariamente injeções de heparina (eu utilizava o Versa de 40mg) para ajudar na circulação pois eu tenho tendência a trombose. Eu engravidei em setembro, então peguei todo o verão. Em dezembro eu comecei a sentir uma agonia nos braços e pernas e liguei imediatamente para o meu médico que indicou a drenagem logo cedo. Eu pretendia fazer drenagens quando a barriga já estivesse grande e eu já me sentisse inchada, porém comecei com 4 meses. Acho que foi uma das melhores coisas que pude fazer por mim na gestação. Eu me cuidei muito e engordei o mínimo necessário, mas as drenagens aliviavam o cansaço nas pernas e joelhos, me deixavam relaxadas. No início eu fazia 2 sessões por semana e nos últimos 2 meses passei a fazer 3.

Quando meu médico me indicou a drenagem, ele me pediu que fizesse com uma fisioterapeuta de confiança. Imediatamente liguei para uma amiga que é fisio, mas, em virtude da época de Natal eu não a encontrei. Foi então que uma outra amiga me indicou minha fada Luciana. Quando eu liguei para ela desesperada por uma sessão naquele mesmo dia, me lembro de ela responder que poderia sim fazer naquela semana, no máximo na próxima pois ela estava grávida de 9 meses!!! Na hora fiquei chateada pois sabia que meu problema (em achar uma fisio de confiança) tinha sanado naquele momento mas que eu teria que achar outra pessoa. Após algumas horas chega na minha casa a Luciana com uma barriga imensa e mesmo assim fez a minha massagem com o maior carinho do mundo. Durante a massagem ela me explicou que 1 mês após o nascimento do bebê dela, ela voltaria a atender. Com sorte, eu passei o mês de janeiro bem, sem formigamento nos braços e nas pernas. Em fevereiro ela voltou e ficou até um dia antes do nascimento do Lucas.

Muitas mulheres, após o parto, em virtude de anestesia e até com a descida do leite, incham muito. Foi o que aconteceu comigo. Meu bebê nasceu numa sexta de noite e, na terça feira, meus pés eram 2 bisnaguinhas. Fiquei muito preocupada pois comecei a achar que poderia ser alguma coisa referente ao meu problema de trombose. Liguei imediatamente para ela e ela veio logo me atender. Após a sessão parecia que eu tinha um novo pé. Percebi também que a barriga voltou para o lugar (saiu aquela impressão que o bebê nasceu mas a barriga continuou) em 1 semana de drenagem.

Ainda faço a drenagem 2 vezes por semana para ajudar na recuperação e eu acho que tem ajudado muito. Na gravidez, por menos que engordamos, aparecem muitas celulites. Hoje, com as drenagens, eu acho que tenho até menos do que antes da gravidez. É a primeira vez que faço um tratamento estético e também que preciso perder peso, voltar meu corpo para um ideal e eu estou amando o resultado que a massagem propicia.

Eu moro em São Paulo e, para quem interessar, segue o contato da minha querida Luciana que atende a domicílio: 97050-1034

Espero que eu tenha esclarecido algumas dúvidas sobre o assunto.

Xoxo
Thay

Fonte: guiadobebe.uol.com.br

(Este post não recebeu sugestão de pauta e tampouco é publicidade paga).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...