sexta-feira, 23 de novembro de 2012

E lá se foram 3 anos - by Aline Martins

Gente, e amanhã meu gatão completa 3 aninhos de vida. Que emoção. Mas também, como o tempo voa. Daqui a pouco ele vai virar pra mim e dizer, to indo embora mãe. Ai, ai, nem quero ver. E tem horas que dá uma vontade de jogar tudo pro alto, pra ficar contemplando admirando tudo que ele vem aprendendo, descobrindo, falando.

Entrei numa de filmar tudo que ele faz, pra não perder nenhum segundo da sua vidinha, ainda mais agora que ele aprendeu a conversar com a câmera, só pra se ver depois hehe

FH até aqui já conta de 1 a 10, já tem noção de quantidade, sabe as cores, e conhece todas as vogais e algumas letras do alfabeto, especialmente a letra F, do seu nome. Fala seu nome completo, sabe quantos anos tem e quantos vai fazer no aniversário, já sabe vestir o short e a cueca sozinho, sabe ir ao banheiro sozinho e comer sozinho. Já aprendeu que precisa lavar as mãos antes de comer e depois de usar o banheiro, e algo muito engraçado: quando faz algo errado, ele me pede pra ir pra cadeirinha pensar. É mole? Kkkkk

FH também conversa pra caramba, uma matraquinha e tem um vocabulário bem extenso pra idade dele. É magrinho, abaixo do peso considerado ideal pra idade dele, mas mesmo assim, muito saudável, esperto, e com altura adequada. E nem pensem que ele é ruim de garfo, pelo contrário, em geral, ele não dá trabalho algum pra comer. Prefere salgado do que doce, adora feijão e macarrão, e de vez em quando cria caso com algum legume, mas em geral, até folha come.

Aprendeu a importância de escovar os dentes, graças ao Sid e a musiquinha da Marcela, que a tia Susi canta (precisei aprender a cantar essa música, gente). Também curte muito tomar banho e geralmente briga pra não sair do chuveiro. Adora piscina e banho no rio, brincar na areia e na terra. E haja omo!

Mas apesar de eu achar que ele já sabe muito, já descobriu muito na vidinha dele, ainda tem muito mais por vir. Até andei pesquisando e descobri que tem mais coisa bacana esperando por mim.

É a partir dos 3 anos que surgem os famosos amigos imaginários. E eu já me pego imaginando e tentando adivinhar como será esse “amigo” do FH.

Também é nessa idade que os laços de amizade começam a nascer e se desenvolver, especialmente se a criança já frequenta a escola e convive com outras crianças da sua idade. Também é aos 3 anos que a fala se consolida, então já estou me preparando para tiradas hilárias, que eu vou fazer questão de não esquecer, de guardar pra sempre na minha memória.

Nessa idade ele vai eleger um brinquedo ou uma brincadeira preferida. Pelo que já venho observando do FH, provavelmente será algum brinquedo de encaixar, empilhar ou montar. Como ele gosta desse tipo de brinquedo.

Também já sei que as birras ainda não vão passar de vez, que os conflitos com amiguinhos por causa de brinquedos ainda aparecerão, e que a vontade de ser independente vai gerar conflitos entre nós. Ele vai querer demonstrar sua independência escolhendo a roupa que vai usar pra vestir, e como diz uma amiga, ele vai eleger uma camiseta que você odeia como a preferida dele e só vai querer usar ela toda vez que for sair. Mais um exercício pra paciência de mãe.

Diante de tudo que venho vivendo nessa experiência de mãe, e do que me espera daqui pra frente, só posso parar e agradecer. Agradecer imensamente a Deus e ao meu marido por terem me dado essa oportunidade incrível e indescritível que é ser mãe.

FH, meu querido, mamãe te ama, vai te amar pra sempre, e quer estar sempre por perto pra ver você ser feliz, muito feliz! Te amo meu gatão! Feliz aniversário!

Beijos,
Aline

4 comentários:

  1. Parabens antecipado para esse gatinho e p vc amiga....muitas alegrias estão por vir!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens Francisquinho!!!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é lindo ver nossos filhos crescendo e aprendendo a cada dia! Me lembro como se fosse ontem do dia que nosso primeirinho do grupo nasceu... Parabéns FH!!!

    ResponderExcluir
  4. Como passa rápido né? Temos mesmo que aproveitar cada minuto com os pequenos... Parabéns para O FH, continue brilhando lindo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...