quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Curso Fertility Friend - Fazendo seu gráfico de fertilidade - lições 19 e 20 - PROVA - by Camila

Finalmente, hoje é o último dia com as lições do curso online grátis do Fertility Friend!!! Espero que tenham aprendido bastante e tenham se interessado em fazer seu gráfico de fertilidade. Ao final tem uma surpresinha!! =)
Lições já postadas:
Lição 1 - A janela fértil / Lição 2 - O essencial
Lição 3 - As fases do ciclo / Lição 4 - Seus hormônios 

Lição 5 - Tudo sobre o muco cervical / Lição 6 - Como observar o muco cervical
Lição 7 - Tudo sobre temperatura basal / Lição 8 - Como medir a temperatura basal
Lição 9 - Posição do Colo / Lição 10 - Aparelhos e testes de fertilidade
Lição 11 - Sinais Opcionais / Lição 12 - Tudo sobre ovulação 
Lição 13 - Interpretando seu gráfico / Lição 14 - Padrões nos gráficos
Lição 15 - Variações dos gráficos / Lição 16 - Ilustrações 
Lição 17 - Identificando gravidez / Lição 18 - Ferramentas avançadas 

 
Lição 19 - Administrando seus ciclos

Uma das melhores coisas em fazer seu gráfico de fertilidade é que você pode se organizar e ficar no controle. Assim você poderá se comunicar melhor com seu ginecologista/obstetra e observar seus padrões e tendências.

Fazer seu gráfico em um site como o Fertility Friend lhe ajudará a se organizar. Você poderá manter seus gráficos acessíveis de qualquer lugar e não precisará se preocupar em perder ou danificar seus papéis. Adicionalmente, o FF lhe dá um número extras de ferramentas para te ajudar a administrar os dados dos seus ciclos e manter o controle sobre sua saúde reprodutiva. Algumas dessas ferramentas são:

Sobreposição dos gráficos:
Em Chart Overlay (menu Analysis) você poderá ver todos seus ciclos sobrepostos num mesmo gráfico. Útil para comparar seus padrões de temperatura basal.
Sobreposição dos gráficos no Fertility Friend
Revisão dos gráficos:
Em Chart Stack (menu Analysis) você poderá ver todos seus ciclos numa mesma página. Também facilita a comparação de seus sinais de fertilidade.

Imprimindo seus gráficos:
Página de impressão dos gráficos no Fertility Friend
Em Sharing - Print você poderá imprimir até seus 12 últimos gráficos (para VIP - quem pagou ou ganhou-, a figura ao lado está desatualizada), incluindo todas as informações que você colocou. Assim você poderá mostrar para seu médico, tornando-se assim mais participativa de sua própria saúde, mostrando que você conhece seus sinais e sua saúde. Ao mostrar seus gráficos para seu médico, vocês poderão juntos decidir tratamentos e/ou procedimentos. Evitando perda de tempo para um diagnóstico correto. Se seu médico desejar, você poderá enviar seus gráficos por email na opção Sharing - Email Your Chart.
Suas estatísticas no Fertility Friend


Estatísticas do Gráfico
Essa opção (menu Analysis - Stats Graphs - Cycle History) permite que você veja as tendências de seus ciclos. Gráficos em barra serão construídos representando o tamanho do seus ciclo, seu dia de ovulação e tamanho da fase lútea. Assim você rapidamente verá seus padrões e dados.


Opção de Visualização do Calendário ou Gráfica:
Opções - Fertility Friend
Você pode ver seus dados tanto no gráfico quanto num calendário mensal, selecionando entre Chart ou Calendar no menu View. Eu prefiro usar a opção de gráfico, assim facilita a leitura dos sinais, principalmente da temperatura basal.


Gráfico / Calendário codificado por cores:
O FF mostra os dias "essenciais" de seu ciclo codificado por cores, assim você poderá facilmente visualizar seu estado de fertilidade quando observar seu gráfico ou calendário.


Lição 20 - Ajudando umas às outras - Compartilhando sua jornada

Ao longo das lições desse curso, nós discutimos o básico do seu ciclo de fertilidade, seus sinais férteis, como fazer seu gráfico, como observar e registrar seus sinal, como interpretar uma variedade de padrões de gráficos e como tirar o máximo proveito do Fertility Friend. Até aqui, você deve ter uma boa base de informação de como fazer seu gráfico e como usá-lo para engravidar, usando o FF.

Muitas vezes, mesmo após que aprendemos a fazer nosso gráfico, tentar conceber pode ser frustante, confuso, e solitário, ainda mais quando leva mais tempo que o esperado. Compartilhar a sua jornada com outras treinantes pode melhorar a sensação de isolamento, uma vez que todas estão "no mesmo barco". Enquanto algumas mulheres gostam de fazer o gráfico por conta própria ou com a supervisão de seus médicos e escolhem não fazer amizades (sem problemas!!), muitas acham que a ajuda e o conhecimento de outras mulheres que a entendem e que compartilham o mesmo objetivo tornam a jornada mais recompensadora.

Compartilhar o conhecimento, alegrias, lamentações e conquistas com outras mulheres poderá lhe fortalecer e acalentar. Nós podemos aprender e dividir tanto quando caminhamos juntas.

Os sinais de fertilidade e suas frustações são coisas tão pessoais e tão importante, que muitas de nós não estão aptas para encontrar amigas próximas ou familiares que possam dividir a nossa jornada. A internet, entretanto, é particularmente indicada para ajudar as pessoas a estabelecerem suporte e redes de aprendizado. O Fertility Friend usa essa conexão tecnológica para ajudar a você a ter sua própria rede e compartilhar. Como a internet evoluiu, o FF inovou e adaptou muitas ferramentas para que você possa tirar o máximo proveito da web.

Algumas dessas ferramentas que o FF oferece são:

Círculos de Comunidade
Os círculos do FF (link de comunidade acima do seu gráfico) são um lugar não-comercial, de solicitação gratuita onde as pessoas que estão tentando engravidar podem encontrar amizade e suporte. Os círculos são organizados em vários temas e grupos de conversa, assim as pessoas podem compartilhar informação e formar redes de suporte.
Por esses círculos estarem em inglês, o que pode ser uma barreira para muitas de nós, eu particularmente indico que você participe de fóruns de família, como o nosso (que infelizmente anda paradinho) e o e-family. Só peço às participantes que sempre ao buscar ajuda, tenham em mente que nem tudo que é dito e feito por outras mulheres é indicado para você, sempre converse com seu médico quando desejar tomar outra atitude, pois ao invés de se beneficiar, você poderá se prejudicar.

Guias
Os guias do FF são treinados, pessoas com experiências em gráficos e usuários experts do FF que vão te ajudar a interpretar seu gráfico e lhe ajudar a usar o software do FF. Essas pessoas foram treinadas para responder suas questões como cortesia e sem julgamento (não há questão estúpida ou desconcertante) e lhe ajudarão a tirar o máximo proveito dos seus gráficos para você engravidar. Você pode submeter suas questões anonimamente ou na comunidade que tem este propósito.

O site do seus gráficos
Sua homepage Fertility Friend
O menu de compartilhamento você poderá ajustar sua homepage, que será sua página pessoal dentro do FF, com seu próprio endereço, onde você poderá mostrar seus gráficos para outras usuárias e ter feedback. Você pode escolher que informações vão ao ar, que gráficos quer mostrar, etc.
Quem é VIP (comprou ou ganhou) pode mudar o endereço da URL, tirando os caracteres aleatórios e personalizando-o, em Sharing, Setup, Change URL.

Galeria do Fertility Friend
A galeria é um banco de dados de milhares de histórias pessoais escritas, em inglês, por usuárias do FF durante seu período de tentativas de ter um bebê. Voê poderá pesquisar pelas histórias através de palavras-chave e categorias para encontrar aquelas que mais te interessam.

Contadores gráficos
Os contadores permitem que você compartilhe o estado do seu ciclo (ou contagem regressiva de sua gravidez ou evento, etc) em sua página da web ou na sua assinatura de fóruns num visual atrativo. Você pode configurar seu contador no menu Sharing - Graphical Tickers.
Exemplo de contador gráfico do Fertility Friend

Galeria de gráfico do Fertility Friend e Testes de Gravidez e Ovulação
A Galeria de Gráficos é um banco de dados com os gráficos das usuárias do FF, que inserem seus gráficos reais e organizam por categorias e palavras-chave.
A Galeria de Testes de Gravidez e de Ovulação também é administrado pelas usuárias que postam seus testes.

Essa lição encerra o curso "Fazendo seu gráfico de fertilidade, que o Blog Mamis traduziu e resumiu do original do Fertility Friend. Achamos apropriado encerrar o curso discutindo como você pode compartilhar e obter suporte com seus gráficos. Embora seus sinais de fertilidade sejam pessoais, é impossível que você aprenda e também ajude sem compartilhar informações íntimas. Quando compartilhamos essa informação e suporte, nós obtemos conhecimento e removermos o mistério que muitas vezes envolve nossos processos corporais naturais.

Boa sorte!!



Finalmente, as lições de como fazer seu gráfico de fertilidade acabaram. Aprendeu a se conhecer melhor? Quer testar seus conhecimentos e ver se está realmente apta para fazer e palpitar nos gráficos de suas amigas? Neste link, você poderá fazer a provinha para testar seus conhecimentos. Somente marcando a resposta correta você passará para a pergunta seguinte. São trinta questões e ao final você encontrará o link para nossas barrinhas de assinatura que você poderá usar nos fóruns que participa. São três opções de gravidinhas fofas. Faça a provinha e pegue seu BBcode ao final. Se ainda tiver alguma dúvida, entre em contato conosco nos comentários ou via email.

As barrinhas de assinatura que você vai ganhar se completar a nossa provinha.

Obrigada e conte sempre conosco!

Tradução livre do original: Fertility Friend - Lesson 19Fertility Friend - Lesson 20.
Para se inscrever no curso em inglês original, acesse http://www.fertilitfriend.com/ffo/signup.php.

Todos os gráficos foram retirados do site fertilityfriend.com.

5 comentários:

  1. Parabens amiga pela disposição em ajudar,..a coletanea da tradução ficou perfeita e as barrinhas ficaram fofissimas!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Than!! Que bom que vc tb gostou. Poderia ter traduzido naquela época né? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Meninas!!!! Coloquei o email errado hehe evalual1@yahoo.com.br Bjuss

    ResponderExcluir
  4. Estou começando hoje as lições, como já tenho conta no FF, estou sem saber o que fazer, então o cursinho irá me ajudar e muito. Obrigadão meninas!

    ResponderExcluir
  5. Terminei hoje o cursinho, amei e aprendi bastante!!! obrigada a todas desse site maravilhoso!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...