domingo, 4 de novembro de 2012

Curso Fertility Friend - Fazendo seu gráfico de fertilidade - lições 17 e 18 - by Camila

Animadas para o penúltimo dia do curso online grátis do Fertility Friend? Já foram 18 das 20 lições e no dia 07 de novembro de 2012 já teremos as duas últimas lições. Será que vai ter prova?! rs
Lições já postadas:
Lição 1 - A janela fértil / Lição 2 - O essencial
Lição 3 - As fases do ciclo / Lição 4 - Seus hormônios 

Lição 5 - Tudo sobre o muco cervical / Lição 6 - Como observar o muco cervical
Lição 7 - Tudo sobre temperatura basal / Lição 8 - Como medir a temperatura basal
Lição 9 - Posição do Colo / Lição 10 - Aparelhos e testes de fertilidade
Lição 11 - Sinais Opcionais / Lição 12 - Tudo sobre ovulação 
Lição 13 - Interpretando seu gráfico / Lição 14 - Padrões nos gráficos
Lição 15 - Variações dos gráficos / Lição 16 - Ilustrações 

 
Lição 17 - Identificando padrões de gravidez nos gráficos

Padrões de gráficos grávidos são uma variação dos padrões de ovulação. Qualquer padrão pode resultar em gravidez, desde que as relações tenham ocorrido na janela de fertilidade. É importante lembrar que se você está observando seu gráfico em busca de sinais de gravidez antes que sua menstruação esteja próxima, não há sinais absolutos que indiquem gravidez com certeza, até que você possa confiar num teste de gravidez ou sua menstruação apareça.

Toda essa incerteza pode ser angustiante para casais que esperam dias até poderem fazer o teste. Se você tiver 18 dias de altas temperaturas seguidas e sem sinal de menstruação, é bem provável que esteja grávida. Entretanto, para a maioria das pessoas que tenham engravidar acham 18 dias um tempo muito longo e querem saber o quanto antes.

Somados à agonia e à ansiedade pela espera, os efeitos e sintomas da progesterona após a ovulação podem complicar mais quando se espera uma gravidez. Isso porque a progesterona domina a fase lútea, estando ou não grávida e estará presente durante toda a gravidez. Assim, os sintomas típicos da segunda fase do ciclo também podem estar presentes numa gravidez inicial. Isso torna a distinção entre os sinais muito difícil.
Enquanto algumas gravidezes podem não ser detectadas nos gráficos antes que o teste seja positivo, seguem algumas características que os gráficos de gravidez tem em comum.

Algumas características de gráficos grávidos:
- As relações ocorreram na maioria dos dias da janela de fertilidade (no dia da ovulação e nos dois dias anteriores);
- O gráfico mostra claramente a ovulação;
- As temperaturas ficam elevadas durante toda a fase lútea;
- Algumas vezes observa-se uma queda de temperatura entre o 7 e 10dpo;
- Algumas vezes observa-se um manchado de implantação entre o 7 e 10 dpo;
- As temperaturas podem mostrar um padrão trifásico (as temperaturas sobem para um terceiro patamar de temperatura após o 7 – 10 dpo);
- O teste de gravidez é positivo (óbvio).

Uma variedade de gráficos grávidos foram selecionados abaixo para ilustrar a variedade de padrões que mostram gravidez:

Este gráfico apresenta o padrão trifásico com temperaturas maiores que o segundo patamar após o 7dpo, por volta do tempo esperado que a implantação tenha ocorrido. As relações foram oportunas durante a janela de fertilidade e o teste de gravidez positivou no 11dpo.




Neste gráfico vê-se a que a ovulação ocorreu no 12dc, com relações na janela fértil. Também há queda de temperatura no 7dpo (às vezes chamada de "queda de implantação" nos gráficos grávidos) e então as temperaturas continuam a subir até que o teste seja positivo no 14dpo.



Aqui a ovulação é detectada no 15dc, com relações na janela fértil. O teste de gravidez positivou no 14dpo. Além do teste de gravidez positivo e das altas temperatuas, este grávido não mostra nenhum padrão de gravidez particular (como queda de implantação, trifásico, etc).



E finalmente, neste gráfico, a ovulação é detectada no 19dc, com relações dentro da janela de fertilidade. A temperatura se mantém elevada após a ovulação e o teste de gravidez positiva no 16dpo.


Embora alguns sinais indicam uma maior probabilidade de gravidez (como padrão trifásico, manchados ou uma queda de implantação entre o 7 e o 10 dpo), esses sinais podem estar presentes tanto em gráficos grávidos quanto em não grávidos, não podendo determinar se você está grávida ou não antes que um teste de gravidez possa ser realizado com confiabilidade. As melhores coisas para observar num gráfico quando se deseja uma gravidez são: padrão claro de ovulação, relações oportunas na janela fértil e temperaturas elevadas durante a fase lútea normal.

Uma das melhores coisas para fazer seu gráfico de fertilidade é saber quando você pode fazer um teste de gravidez e quando você tem chance ou não de engravidar. Apesar de ser difícil resistir a fazer um teste de gravidez o quanto antes, esperar pelo tempo adequado e evitar fazer testes quando não manteve relações dentro da janela fértil pode lhe poupar dinheiro e reduzir sua ansiedade e frustação.

Quando você faz seu gráfico você pode checar se as relações ocorreram no tempo adequado. E, assumindo que sim, o teste de gravidez poderá ser feito um dia após o comprimento normal de sua fase lútea (FL de 13 dias, teste no 14dpo). Uma vez que você tenha inserido dados de gráficos anteriores no FertilityFriend.com e você conhece o tamanho de sua fase lútea, o FF vai lhe indicar quando você poderá fazer o teste, baseado nessa informação. Se é seu primeiro gráfico, antes que a fase lútea seja conhecida, o FF vai lhe oferecer uma data mais conservadora.

 
Lição 18 -Ferramenta avançadas para maximizar suas chances de concepção

O FertilityFriend.com foi elaborado de forma a lhe ajudar a maximizar suas chances de concepção e ter controle sobre sua jornada. As funções avançadas e uma variedade de ferramentas estão integradas com este propósito. A maioria, se não todas, essas ferrramentas estão disponíveis para quem compra (ou ganha) o acesso VIP do site. Você pode comprar diretamente no site usando o Pay Pal ou ainda ganhar alguns dias (5) enviando convites para outras mulheres interessadas (ganha quem manda e quem recebe), mas eles somente são ativados se a conta com o convite for aberta. E se a pessoa convidada adquirir VIP, a pessoa que convidou ganha o mesmo tempo comprado. =)

Planejando os namoros
Esse é o fator mais importante que afeta as suas chances de concepção em cada ciclo. Fazer o planejamento das relações corretamente pode ser desaviador, especialmente se a concepção está levando mais tempo que o esperado. Muitos casais iniciam suas tentativas durante um ciclo com grande estusiasmo e então param de namorar muito cedo, perdendo a maoria dos dias férteis. Saber quando eles acontecem e saber a data da ovulação lhe dá o sinal verde para não perder a chance. Depois que a ovulação passar, vocês podem esquecer essa coisa de "fazer bebê" e se curtir e namorar mais - ou descansar se for o caso!
Uma variedade de ferrramentas do FF vão te ajudar a saber qual seu período fértil.

Examinador de fertilidade
Nos dias que seus dados indicarem que você pode estar fértil, o "Fertility Analyzer" (que fica entre o gráfico e o calendário) mostra um semáforo para lhe alertar do seu estado de fertilidade. Ele mostrará um sinal verde quando você inserir dados "férteis" (por exemplo, mesmo que você tenha colocado muco clara de ovo no dia anterior, mas não hoje, ele mostrará um sinal verde).
Examinador de fertilidade do Fertility Friend
A menos que você tenha sido orientada de outra forma pelo seu médico, o FF recomenda que você namore pelo menos dia sim dia não quando o Examinador de Fertilidade lhe dá o "sinal verde".

Display codificado por cores nos dados de fertilidade:
Exemplo de codificação no
gráfico do Fertility Friend

Seus dados são mostrados no seu gráfico através de codificação por cores depois que você os insere na página de entrada. Quando você coloca um sinal que é considerado altamente fértil (um positivo no teste de ovulação, muco clara de ovo ou aquoso, colo alto, etc) ele ficará destacado em verde para lhe alertar sobre seu estado de fertilidade.



Conselheiro de concepção:
O conception advisor (no menu Analysis) prevê os dias de início e fim da sua fase fértil baseado em suas estatísticas ou nas informações que você inseriu.
Conselheiro de concepção do Fertility Friend
Estatísticas:
Tanto seu gráfico quanto seu calendário de fertilidade usam as estatísticas dos seus ciclos para lhe mostrar quando você estará fértil. Seu gráfico mostrará uma caixa verde na linha de "stats" quando você ovulou nos ciclos anteriores. Quando a ovulação não é confirmada, o FF recomenda que você namore esses dias e nos dias anteriores para maximizar suas chances. E em vermelho é mostrado quando você menstruou nos ciclos anteriores.
Linha das estatísticas do Fertility Friend
Seu calendário fértil também usa suas estatísticas para prever seus futuros dias férteis e sua data de ovulação. O calendário mostra um ponto verde com um olho no meio dos dias de fertilidade previstos e um ícone de um pequeno ovo na previsão do dia da ovulação. O FF recomenda que você namore nesses dias enquanto a ovulação não é confirmada.
Calendário com indicação no Fertility Friend
Planejamento dos ciclos:
O planejamento (cycle planner em Analysis), que você pode ver online ou imprimir/baixar como um arquivo .pdf, prevê seus futuros dias férteis e a data de ovulação para alguns meses à frente. É ótimo para organizar futuros eventos.
 Planejamento dos ciclos no Fertility Friend
Após a ovulação
Examinador do planejamento dos namoros
Probabilidade de concepção - FF
O Intercourse Timing Analyzer (menu Analysis) mostra o seu padrão de namoro usando pontos coloridos depois que a ovulação foi detectada. É uma maneira fácil de visualizar e avaliar se seus namoros aconteceram na janela fértil. Ele também avaliará esse planejamento e a frequência e vai mostrar um valor (Baixo - Low, Bom - Good, Alto - High) relacionado à sua probabilidade de concepção.

Ele pode te ajudar a saber se tem chances reais de estar grávida ou não em um determinado ciclo. Você poderá ver alguns ciclos ao mesmo tempo para comparar. Esta informação vai te ajudar a decidir quando deverá ir ao médico verificar se há algum problema com o casal.

Se você fez alguns gráficos com bom planejamento dos namoros e ainda não engravidou, é aconselhado procurar ajuda médica. Se percebeu que não teve bom planejamento, pode ser que seja prematuro conversar com o médico.

Essa lição lhe deu um resumo sobre algumas ferramentas do FF. Para ver como funcionam, explore-os em sua conta com seus próprios dados.


Até as próximas lições, dia 07/11/12.


Tradução livre do original: Fertility Friend - Lesson 17Fertility Friend - Lesson 18.
Para se inscrever no curso em inglês original, acesse http://www.fertilitfriend.com/ffo/signup.php.

Todos os gráficos foram retirados do site fertilityfriend.com.

2 comentários:

  1. larguei o TCc e li de cabo a rabo o curso!!! rsrsrs pronto para uma prova ja! hahahah qndo teremos teste??.. beijao kk


    mahboer

    ResponderExcluir
  2. Mah, que bom que está gostando do curso. Quarta tem as últimas lições e a prova, com brinde no final. boa sorte rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...