segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bruxismo noturno - by Alê

Olá queridos, bom dia!

Tenho percebido de uns tempos pra cá, que Anna Laura, ao dormir faz bastante barulho com os dentes, é o chamado "ranger dos dentes" e me preocupei um pouco com isso. Pesquisando encontrei que o nome certo pra esse hábito chama-se bruxismo.

imagem daqui
Bruxismo é uma desordem no funcionamento dos dentes, onde está caracterizado pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono, e isso pode provocar o desgaste e amolecimento dos dentes. Ainda não se sabe exatamente o porquê isso acontece, mas geralmente diminui e cessa com o passar dos tempos.

Essa prática inconsciente da criança ainda não tem uma causa definida, mas muitos especialistas atribuem a fatores como estresse, dor de ouvido, nascimento dos dentes e problemas de oclusão, que é quando os dentes não se encaixam bem. De acordo com um estudo feito criança que falam dormindo tem mais probabilidade de ranger os dentes, e que o habito geralmente aparece por volta dos 3 anos e meio e vai até os 6 anos, mas não é regra. (isso porque em Anna Laura apareceu com 2 anos e meio).

Mas ranger os dentes é prejudicial?

Na maioria dos casos não, pois logo o hábito é abandonado. Mas mencione com o dentista, pra ele poder dar um diagnostico e observar se não está havendo desgaste.

Há alguma coisa que possa fazer pra acabar com isso?

Nas crianças menores não há muito o que fazer, a não ser esperar a fase passar e observar sempre com o dentista se não tendo um desgaste nos dentes.

imagem daqui
Nas crianças maiores, o dentista pode recomendar uma placa feita sob medida que ajuda a proteger os dentes, mas essa alternativa só é utilizada para crianças que já possuem dentes permanentes.

De acordo coma odontologista Krania Victoria Dias, formada na Universidade de São paulo-Ribeirão Preto, deve-se evitar goma de mascar e coma alimentos duros que vão exigir muita força da musculatura da mandíbula.

Deve-se tomar cuidado se o ranger persistir por mais tempo do que é considerado normal, porque se isso acontecer pode causar:

    *Dores de cabeça: A estrutura muscular da cabeça está conectada com a da mastigação. O estímulo excessivo a deixa tensa e isso dispara as dores.
    *Zum-zum no ouvido: a rigidez nos músculos instiga o zumbido como forma de igualar a pressão na cabeça. Dores musculares: por causa das contrações constantes, a musculatura fica cansada. Daí, é normal acordar com a bochecha dolorida.
      *Desgaste do sorriso: a força do apertamento compromete o esmalte dentário e pode até causar fissuras e quebras. Quando isso acontece, o dente fica mais sensível a temperaturas altas e baixas.
     *Problemas na articulação: o bruxismo pode desencadear deslocamento da mandíbula, estalos e dores na região.
     *Mastigação noturna: às vezes, o hábito de mastigar enquanto dormimos pode ser confundido com outros distúrbios relacionados ao sono, como o próprio bruxismo. "Mas a mastigação noturna involuntária é causada por vermes que vivem em nosso intestino", diz o odontologista José Eduardo de Oliveira. É importante ressaltar que todo mundo faz esse tipo de movimento durante o sono. Então, não é preciso se alarmar caso seu filho pareça mastigar algo enquanto dorme, de vez em quando — a não ser que o problema passe a incomodar. Aí vale procurar um especialista e realizar exames para checar uma eventual verminose.

Beijos Alê



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...