terça-feira, 2 de outubro de 2012

O que é que tem na sopa do neném??? - By Thany

Olá amigos!

Minha caçulinha completou 6 meses!!! Fico feliz por ter tido o privilégio de amamentá-la exclusivamente no seio até então....maaaaaaasss chegou a hora da introdução dos alimentos, primeiro o suquinho, depois as frutinhas e finalmente a papinha (ou sopinha) e é embalada pelo "hit"  O que é que tem na sopa do neném?- Palavra Cantada-  que venho falar sobre essa delicia super nutritiva.

Uma sopinha para ser rica em nutrientes e agradável no sabor, de acordo com o pediatra neonatologista Dr.Marcelo Martins, deve conter a principio 6 ingredientes sendo 1 de cada dos seguintes grupos:

google images

CARNE: Gado (preferencialmente músculo, por ser rico em nutrientes e de baixo teor de gordura) ou Frango (preferencialmente o peito)

CEREAL/LEGUMINOSA: Arroz, Feijão, soja ou macarrão (sêmola)

VERDURA: Couve (lembrando que esta ajuda a soltar o intestino), Alface, repolho, agrião, almeirão, chicória, espinafre ou acelga

3 ingredientes do próximo grupo:

LEGUMES: Cenoura, beterraba, batatinha, chuchu, vargem, cará, inhame, batata salsa (baroa), mandioca, abobrinha, abobara madura, moranga, batata doce.

E os temperos, entre eles estão: Tomate (desde que seja orgânico), cheiro verde, alho, cebola, sal, oleo de soja/milho/canola ou girassol ou azeite de oliva.

*Depois do bebe já acostumado, poderemos incluir mais um item do grupo Cereal/leguminosa, exemplo arroz+feijão.

Modo de preparo:
google images
Refogue os temperos escolhidos com pouquinho óleo (quantidade maior será acrescida ao final do preparo para manter os nutrientes) acrescente pouca água, a carne, o cereal e os legumes escolhidos, vá acrescentando água aos poucos a medida que for secando e observando o cozimento, quando os legumes estiverem quase que desmanchando e a água quase seca, apague o fogo e acrescente a verdura picadinha e o azeite, mantenha a panela fechada para abafar.

Alguns pediatras indicam passar a papinha na peneira (este é o conselho do Dr Marcelo), outros aconselham apenas a amassar a mesma, mas o uso do liquidificador está abolido por acreditarem que destroem as fibras da alimentação. O ideal é que o bebê entre 6 e 8 meses coma aproximadamente a quantidade de um copo de requeijão de papinha.
Aqui nos primeiros dias a papinha não fez muito sucesso, mas com uns 3 dias ela já estava aceitando super bem, é tudo uma questão de tempo!!!

Bom apetite!!!

Bjos
Thany


P.S.: Nossa promoção em parceria com o Cinematerna ainda continua no ar. Quer ganhar um par de ingressos para uma sessão de cinema perto de sua casa? Acesse aqui e leia as regras para participar. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...