quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Curso Fertility Friend - Fazendo seu gráfico de fertilidade - lições 13 e 14 - by Camila

Vamos dar continuidade à tradução e resumo do curso online grátis do Fertility Friend. São 20 lições e vou postar duas a cada dia. Os próximos posts estão programados para 3,  4 e 7 de novembro de 2012.
Lições já postadas:
Lição 1 - A janela fértil / Lição 2 - O essencial
Lição 3 - As fases do ciclo / Lição 4 - Seus hormônios 

Lição 5 - Tudo sobre o muco cervical / Lição 6 - Como observar o muco cervical
Lição 7 - Tudo sobre temperatura basal / Lição 8 - Como medir a temperatura basal
Lição 9 - Posição do Colo / Lição 10 - Aparelhos e testes de fertilidade
Lição 11 - Sinais Opcionais / Lição 12 - Tudo sobre ovulação 

 
Lição 13 - Interpretando seu gráfico

http://pt.wikinoticia.com/
Interpretar o gráfico de fertilidade é uma mistura de matemática, ciência, arte e experiência.

O Fertility Friend vai automaticamente detectar a ovulação, interpretar e analisar seu gráfico, dependendo dos dados que você inserir (acesso total apenas nas contas VIPs, nas gratuitas - free -, ele vai indicar ovulação apenas).

Quando seus dados são completos e confiáveis, sua interpretação será mais precisa e confiável. Apesar do site fazer os cálculos e previsões para você, recomenda-se que você saiba como as interpretações são feitas.

A facilidade de como um gráfico poderá ser interpretado depende da confiabilidade e precisão dos dados inseridos e a clareza do padrão. Alguns gráficos são mais facilmente interpretáveis enquanto outros requerem análises extras e flexibilidade. Com ciclos plotados, interpretar um gráfico de fertilidade torna-se cada vez mais fácil. Um gráfico ideal mostra todos seus sinais alinhados para sugerir a mesma data de ovulação. Neste caso, detecta-la é fácil: quando o muco cervical tiver secado e a elevação da temperatura basal for observável por 3 dias ou mais, a ovulação poderá ser detectada no dia anterior à elevação da temperatura.

Após três dias de altas temperaturas, a ovulação é mostrada em seu gráfico com uma linha vertical vermelha cruzando o gráfico no dia da sua ovulação. Nessa hora, a coverline (uma linha horizontal vermelha) será desenhada como uma ferramenta visual para te ajudar a enxergar o padrão bifásico da ovulação. Quando o padrão do ciclo é claro, a coverline será ligeiramente maior que a maioria das suas temperaturas pré-ovulatórias e mais baixa que as temperaturas pós-ovulação. A coverline não tem sentido fisiológico!!

Você deve se considerar fértil, e continuar a ter relações, até que a elevação termal seja facilmente observada em seu gráfico e que as linhas sejam desenhadas nele. Quando o Fertility Friend (FF) (e outros sites correlatos) tem certeza ele marcará a ovulação usando linha contínua; e quando estiver em dúvida, em linha tracejada.

Para ilustrar, esses gráficos abaixo (em fahrenheit) são da galeria do FF e mostram padrões claros com elevação termal perto da escassez de muco cervical.



  
Os gráficos nem sempre são perfeitamente claros, e por isso precisarão de informações extras e flexibilidade. Se você está tentando engravidar, é recomendado que considere que seu período fértil pode não ficar claro no seu gráfico. Se há dúvida se a ovulação já aconteceu, considere-se ainda fértil, namore bastante, para aumentar suas chances de gravidez.

O FF tem um sistema flexível para interpretar os gráficos baseados nos dados que você insere no site e no padrão do mesmo. Você poderá escolher entre 4 métodos diferentes para os cálculos de ovulação:

- Método avançado (advanced detector): é o padrão e recomendado. Não há necessidade de escolher qualquer outro método. O detector avançado de ovulação é um método avançado refinado e flexível que detecta a maioria dos padrões de ovulação mesmo aqueles não ideais. Ele foi finamente ajustado para reconhecer uma variedade de padrões e levar todos os sinais em consideração.
- Método de pesquisa (research detector): esse método inclui novos padrões e melhorias que nós encontramos. Com o tempo e muitos testes, nós colocamos essas melhorias no método avançado, quando for apropriado. Você só deve usar esse detector se você quiser conhecer as melhorias que ainda não inserimos no método avançado.
- Método da Consciência de Fertilidade (Fertility Awareness Method – FAM – detector): baseado nas regras de Consciência da Fertilidade desenvolvido na década de 1960, esse método detecta a ovulação quando três temperaturas maiores que 0,2ºC, após seis temperaturas baixas anteriores, são encontradas. A ovulação será detectada no último dia da temperatura baixa e a coverline será desenhada 0,1º cima da maior das seis temperaturas mais baixas. Esse método é indicado para aquelas que possuem padrão de ovulação regular e que já estejam familiarizadas com esse método.
- Método do kit de ovulação (OPK/Monitor Detector): se baseia apenas nos kits de ovulação. É recomendado para mulheres que não estejam monitorando a temperatura basal ou quando seu padrão de TB não é confiável.

Você pode mudar o método de interpretação no fertilityfriend.com usando o menu Analysis/Ovulation Override ou no menu Charting Settings/Detector Tuning.

Também se tem a opção de você determinar quando ovulou (no Ovularion Override), mas só faça isso se tiver certeza (baseado em ultras e etc).


 
Lição 14 - Padrões nos gráficos - O gráfico "padrão"

Padrão normal (ideal)
No mundo ideal dos gráficos, os padrões de ovulação seriam claramente identificados por todos os sinais de fertilidade possíveis e eles viriam na ordem esperada e indicariam a ovulação no mesmo dia. Esse seria o padrão normal e ideal. Se não é se caso, não é muito motivo de preocupação já que o ideal não é necessariamente regra quando falamos de gráficos de fertilidade. Existem muitos outros padrões “normais”.

O padrão regular tem as seguintes características:
- muco cervical fica mais “molhado” a medida que a ovulação se aproxima;
- muco cervical “seca” imediatamente após ou logo depois da elevação da temperatura basal;
- muco clara de ovo é observado nos dias imediatamente anteriores à ovulação;
- padrão bifásico, mostrando a elevação da TB após a ovulação;
- aumento da temperatura subitamente e mantido durante a fase lútea;
- colo alto, aberto e mole antes da elevação da TB;
- kits de ovulação ficam positivos 12-36h antes da elevação da TB;
- kits de ovulação só serão positivos um ou dois dias antes da ovulação;
- microscópio de saliva mostrará as samambaias antes da ovulação.

Quando todos os sinais indicam aumento da fertilidade nos mesmos dias antes da ovulação, e a data de ovulação é clara, a detecção da ovulação e a análise do gráfico são quase certas. A análise e a interpretação é mais confiável quando alguns sinal podem ser correlacionados. Entretanto, é quase sempre possível detectar a ovulação e o aumento da fertilidade mesmo longe das circunstâncias ideais. Quanto mais sinais se cruzarem, mais confiável será a interpretação. Quando os sinais não combinam e a ovulação é duvidosa por causa disso, o fertilityfriend.com indicará a data mais provável com uma linha vermelha tracejada no dia mais provável. Isso serve para lhe alertar que a data estimada não é confirmada para que continue a observar outros sinais e não perca sua chance de engravidar.

 Neste gráfico, é possível ver alguns dias de muco fértil e colo macio nos dias que antecedem a ovulação, que é confirmada pela subida súbita da temperatura no 14º dia do ciclo (14DC). As temperaturas mantem-se altas até o final da fase lútea. Geralmente as temperaturas começam a cair e os manchados aparecem antes que a menstruação comece. Os dias mais férteis foram do 10 ao 14DC. As relações ocorram numa boa janela fértil, apesar de não haver gravidez neste ciclo.




 Já neste gráfico, a ovulação foi detectada no 17DC e é precedida de alguns dias de muco fértil, um teste de LH positivo e colo alto e mole.


Neste aqui, a ovulação foi detectada no 15DC pela subida súbita da temperatura, seguida de 2 dias de muco fértil. As relações foram dentro da janela fértil. O teste de gravidez positivo foi pego no 12DPO (dias “pós-ovulação”).



Já no gráfico ao lado, a ovulação foi detectada no 20DC, seguindo alguns dias de muco fértil e um pico na leitura do monitor de fertilidade. Apesar da ovulação está clara e o 20DC ser apontado pela maioria dos sinais, não é possível determinar com certeza se a ovulação aconteceu no 19DC ou no 20DC uma vez que as temperaturas começaram a subir no 19DC. As temperaturas ficaram elevadas por 13 dias durante a fase lútea.

Neste gráfico, a ovulação foi claramente detectada no 16DC pelo aumento da temperatura. O muco clara de ovo, colo alto e mole e um teste de ovulação positivos são observados no dia anterior à ovulação. A relação anterior ao dia da ovulação resultou em gravidez neste ciclo. Um teste de urina de gravidez positivo é detectado no 12DPO. O teste feito no 9DPO foi realizado muito cedo para detectar a gravidez.



E finalmente, neste gráfico a ovulação foi detectada no 15DC. Apesar do muco não ter sido observado nos dias imediatamente anteriores à ovulação, ela é detectada pelo aumento da temperatura e um teste de ovulação positivo. As relações aconteceram dentro da janela de fertilidade (2 dias antes e no dia da ovulação). As temperaturas ficaram elevadas 14 dias durante a fase lútea. A temperatura do 13DC não foi tomada no mesmo horário que as demais, tornando-a incerta, por isso deve-se aguardar o aumento das temperaturas e sua manutenção para indicar a ovulação.


Até as próximas lições, dia 03/11/12.


Tradução livre do original: Fertility Friend - Lesson 13Fertility Friend - Lesson 14.
Para se inscrever no curso em inglês original, acesse http://www.fertilitfriend.com/ffo/signup.php.

Todos os gráficos foram retirados do site fertilityfriend.com.

3 comentários:

  1. Morro de saudade disso!!! Vivenciei um tempo bem legal com os graficos...e me ajudou muito a conhecer o meu organismo!!!

    ResponderExcluir
  2. Você tem saudade Than? Imagina que um monte de meninas ainda usam esse método para se conhecer? Eu acho uma boa, até para sabermos se devemos ou não investigar o que está acontecendo. Eu adorei conhecer esse método e mais ainda poder ajudar aquelas que estão começando. E lendo a gente sempre aprende mais um pouco. =)

    ResponderExcluir
  3. Estou gostando muito de medir a TB, já é automático, como disse em uma lição passada, é como escovar os dentes rsrs,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...