sábado, 27 de outubro de 2012

Curso Fertility Friend - Fazendo seu gráfico de fertilidade - lições 9 e 10 - by Camila

Continuando a tradução e resumo do curso online grátis do Fertility Friend. São 20 lições e vou postar duas a cada dia, usando meus dias de postagem (quarta) e os dias finais de semana que não tivermos postagem. Os próximos posts estão programados para 28 e 31 de outubro, mais os dias 3, 4 e 7 de novembro de 2012.
Lições já postadas:
Lição 1 - A janela fértil / Lição 2 - O essencial
Lição 3 - As fases do ciclo / Lição 4 - Seus hormônios 

Lição 5 - Tudo sobre o muco cervical / Lição 6 - Como observar o muco cervical
Lição 7 - Tudo sobre temperatura basal / Lição 8 - Como medir a temperatura basal

 
Lição 9 - Posição cervical - Sinal de fertilidade opcional

Já sabemos os efeitos do estrogênio no organismo feminino (aumento do muco, etc), como explicado na lição 4. Para permitir a passagem do esperma do colo para o útero, o colo se abre, fica macio e alto antes da ovulação. Após, ele se fecha, retorna para sua posição (baixa) e torna-se mais firme. A posição do seu colo uterino é um sinal de fertilidade secundário e opcional e lhe dará o mesmo tipo de informação que o muco cervical (presença do estrogênio), então não é essencial. Algumas mulheres gostam de checar a posição do colo para fazer a verificação cruzada ou quando as observações do muco não são claras. Se desejar usar esse sinal, estude para compreender como suas mudanças ocorrem durante o ciclo.

http://www.beautifulcervix.com/your-cycle/
No início do ciclo (durante e logo após a menstruação) e antes do pico de fertilidade, quando o nível de estrogênio é baixo, seu colo estará firme, baixo e fechado e será fácil de senti-lo com seus dedos. Seu colo fica alto, mais macio e aberto a medida que sua fertilidade (e a presença de estrogênio) aumenta. Essas mudanças tornam o colo mais receptivo para o esperma e permite sua passagem para o trato reprodutivo, permitindo que o esperma vá até as tubas de falópio e encontre o óvulo a ser fertilizado. Após a ovulação, o colo volta a ficar firme, baixo e fechado.

Embora este seja um sinal opcional, observar seu colo pode lhe fornecer mais informações sobre seu estado fértil. Suas mudanças podem ser úteis para correlacionar com os dados de temperatura basal e muco cervical. Pode levar alguns ciclos para notar as mudanças do colo durante o ciclo menstrual. Quando você estiver começando, é uma boa idea verificar quando você sabe que está fértil (pelo muco e pelas estatísticas dos ciclos anteriores) e novamente quando sabe que não está fértil (após a elevação da temperatura basal). Com esta correlação, você vai facilmente sentir as diferenças entre fértil e não-fértil.

Quando você se aproxima da ovulação, seu colo estará alto e macio. Você pode ou não notar se está aberto. Quando não estiver fértil, ele estará mais baixo e firme e você poderá notar se está fechado.
Se você não está confortável de sentir seu colo ou acha que as mudanças são dificeis de serem observadas, analise o muco cervical.

Analisando seu colo
Algumas dicas:
- Para evitar uma possível infecção, sempre lave as mãos antes.
- Cheque o colo um dia após a menstruação. Você deverá checar uma vez ao dia, sempre no mesmo horário e na mesma posição durante todo o ciclo para ajudar a ter noção da localização do colo (mais alto ou baixo).
- Esvazie a bexiga antes de analisar o colo.
- Boas posições: de cócoras ou com uma perna em cima de um banquinho (ou do vaso).
- Relaxe.
- Insira um ou dois dedos na vagina. No fundo, você sentirá o colo quando seus dedos encostarem nele. Você pode aplicar uma leve pressão para sentir sua maciez (e notar se está macio ou firme).
- Faça as seguintes observações:
   1. O colo está alto ou baixo (é mais difícil alcança-lo quando está alto)?
   2. Está firme ou macio?
   3. Aberto ou fechado (quem já teve filho poderá senti-lo um pouco mais aberto)?
   4. Seco ou úmido?
- Registre suas observações.

Registrando as mudanças do colo
No Fertility Friend você pode registrar a posição, firmeza e abertura do seu colo:
1. Posição: pode ser baixa (low), média (medium) ou alta (high). Seu colo fica mais alto e difícil de alcançar a medida que sua fertilidade aumenta. As observações são subjetivas e você terá suas próprias mudanças. Note a mudança relativamente. Pode levar alguns ciclos até que você perceba com clareza.
2. Firmeza: o tecido muda sua textura relativamente a medida que o ciclo evolui. Assim como a posição, pode ser que você leve alguns ciclos para sentir seu próprio padrão. para ter uma noção do que você deve analisar, observe quando estiver fértil (com muco clara de ovo) e depois da ovulação (após a elevação da temperatura basal). No período não fértil (antes e depois da ovulação) ele estará firme como a ponta de seu nariz. A medida que a ovulação se aproxima, ficará mais macio, como seus lábios. Registre como firme (firm), médio (medium) e macio (soft).
3. Abertura:  você poderá notar que ele se abre quando estiver fértil. Se você não estiver apta para observar este sinal (muitas não estão), não use. A posição e a firmeza do útero já lhe darão informação suficientes. Mulheres que já tiveram filhos podem sentir a abertura um pouco maior. A abertura muda conforme o ciclo evolui. Se você conseguir observar, pode registrar como fechado (closed), médio (medium) ou aberto (open).


Lição 10 - Aparelhos e testes de fertilidade

A cada dia surgem mais produtos comerciais que auxiliam na observação do seu estado de fertilidade. Eles se baseiam nas suas mudanças hormonais que podem ser detectadas na urina ou saliva. Quando usar esses produtos, siga as instruções do fabricante à risca. A maioria oferece um número para que você possa entrar em contato e tirar suas dúvidas.

Esses produtos dão resultados adicionais a respeito de sua fertilidade que complementam as observações dos seus sinais primários. Você pode achá-los úteis quando estiver há algum tempo tentando engravidar ou quando não consegue obter respostas claras de seu muco ou temperatura basal. Esses produtos não são essenciais se você consegue facilmente reconhecer mudanças do seu colo e outros sinais, mas você pode querer adicionar mais informações em seu gráfico.

Nenhum produto que você usa em casa pode apontar a ovulação como a temperatura basal, isso acontece devido à elevação da TB devido ao aumento de progesterona após a ovulação. Mas eles podem ser úteis para lhe apontar o período fértil e quando você deve ter relações com a finalidade de engravidar. A decisão de usar ou não esses produtos é sua e tem um custo embutido.

Microscópio de saliva
Você já leu aqui sobre o método de cristalização da saliva, certo?
Microscópios de saliva podem ser usados para indicar a proximidade da ovulação. Eles agem medindo o efeito do estrogênio na saliva (ou muco). Quando os níveis de estrogênio estiverem altos (e a ovulação se aproxima) aparece um padrão cristalizado (que algumas chamam de samambaias). A saliva ou o muco cristalizam neste padrão que pode ser observado no microscópio. Leia atentamente as instruções do fabricante para melhores resultados.

Fonte: Como saber se estou grávida
Testes de ovulação
Estão se tornando cada vez mais populares e podem ser úteis para lhe indicar seu período fértil. Esses testes medem a quantidade do hormônio luteinizante (LH) em sua urina. O LH geralmente aparece 24h antes da ovulação, fazendo com que seu ovário produza enzimas que vão romper o folículo dominante e assim liberar o óvulo na tuba de falópio. Esta é a ovulação. Um teste de ovulação deve dar positivo aproximadamente um dia antes da ovulação.
Abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar com esses kits:
- Leia as instruções e siga-as à risca.
- Se você não estar todos os dias anteriores aquele que você espera ovular, você pode perder o pico do LH. Do mesmo modo, se começar a testar muito tarde, pode ter perdido o pico.
- Testar uma vez ao dia é uma boa estratégia. Seu primeiro teste positivo provavelmente significa que você está para ovular. Uma vez que há um número limitado de testes numa mesma embalagem e eles são caros, definir quando começar é crucial.
- Siga as instruções do fabricante a respeito da hora de quando fazer seu teste. Geralmente, a primeira urina da manhã não é a melhor hora, uma vez que a elevação do LH começa pela manhã quando você ainda está dormindo e pode não aparecer na primeira urina. Se você testar logo pela manhã, pode perder o pico uma vez que ele pode ter desaparecido na manhã seguinte. Por volta do meio-dia é geralmente o ideal, a menos que as instruções (ou seu médico) indiquem outro horário.
- A menos que o fabricante dica o contrário, só registre o teste como positivo se a linha de teste ficar tão escura ou mais que a linha de controle. Será negativo se a linha de teste for mais clara que a linha de controle. Para testes digitais, siga a instrução do fabricante.
- Não confie apenas nos testes de LH para planejar suas relações sexuais uma vez que você pode não registrar o pico (teste positivo) mesmo estando fértil. Sua fertilidade aumenta antes que você veja um positivo, já que o esperma pode sobreviver em seu organismo por alguns dias quando estiver em muco fértil.
- Durante seu período potencialmente fértil, tenha relações pelo menos dia sim e dia não antes de observar o teste positivo. Mude para todos os dias assim que observar o positivo até que a ovulação seja confirmada pela temperatura basal (ou converse com seu médico).
- Se estiver tomando clomid, pergunte para o médico ou fabricante quando iniciar os testes de ovulação.

Para registrar seus dados no Fertility Friend:
- Para microscópios de saliva, use em "tests" - "ferning test": Nenhum (none), parcial (partial) ou Cheio (Full)
- Para testes de ovulação: "tests" - "OPK": Positivo (+) ou Negativo (-).

Eu não conheço os teste de ovulação que ele chama de monitor e o OVWatch. Se você conhece e quer nos ajudar, deixe seu recadinho nos comentários. =)


Até as próximas lições, dia 28/10/12.


Tradução livre do original: Fertility Friend - Lesson 9Fertility Friend - Lesson 10.
Para se inscrever no curso em inglês original, acesse http://www.fertilityfriend.com/ffo/signup.php.

Um comentário:

  1. Gostei e irei ler novamente o link sobre o teste da cristalização da saliva.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...