quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Curso Fertility Friend - Fazendo seu gráfico de fertilidade - lições 5 e 6 - by Camila

E aí, estão gostando da tradução e resumo que estou fazendo do curso online grátis do Fertility Friend? Se animou para as lições de hoje? Vale lembrar que serão 20 lições e vou postar duas a cada dia, usando meus dias de postagem (quarta) e os dias finais de semana que não tivermos postagem, assim o curso acabará logo e você poderá já usar em seu próximo ciclo. Os próximos posts estão programados para 21, 27, 28 e 31 de outubro, mais os dias 3, 4 e 7 de novembro de 2012.
Lições já postadas:
Lição 1 - A janela fértil / Lição 2 - O essencial
Lição 3 - As fases do ciclo / Lição 4 - Seus hormônios 


 
Lição 5 - Tudo sobre muco cervical

Muco cervical (MC) refere-se ao fluido produzido pelo colo durante o ciclo. Ele muda suas características ao longo do ciclo em resposta aos hormônios ovarianos, e pode ser observado no colo ou depois que ele passa pela vagina. O meio mais fácil e eficaz de saber sobre a presença e quantidade de estrogênio no organismo (e ter pistas do seu sinal de fertilidade) é examinar o MC e suas mudanças, que são sinais primários de fertilidade que você poderá usar para saber como você está indo.

Quando você não está fértil, no começo do ciclo ou após a ovulação, o MC está seco e reduzido ou pegajoso e não pode ser penetrado pelo esperma. Nessas épocas não-férteis, a vagina está mais ácida e até mesmo hostil para o esperma. O MC nesta época faz uma barreira no colo e evita que bactérias entrem no útero. Como a presença de estrogênio aumenta a medida que a ovulação se aproxima, há a estimulação de grandes quantidades de MC mais fino, aquoso e alcalino - e receptivo para o esperma. O muco mais fértil assemelha-se a "clara de ovo crua".

O muco "clara de ovo" nutre o esperma e permite que ele se mova e sobreviva nos dias mais próximos à ovulação. Quando este tipo de MC está presente, o esperma pode ser nutrido e ser transportado dentro do aparelho reprodutor feminino. Uma vez lá, neste muco, o esperma pode esperar que o óvulo seja liberado. Esse muco "clara de ovo" é geralmente observado nos dias mais férteis, logo antes da ovulação, sumindo logo após. A ovulação ocorre no último dia que o muco "clara de ovo" é observado, mas isso pode variar. Observações do MC, entretanto, não podem lhe mostrar quando você ovulou, só que o estrogênio está alto, e a ovulação está se aproximando.

As observações do muco lhe mostram quando você está mais fértil e oferecem uma boa pista para você saber quando ter relações. Para ter certeza se realmente ovulou e não está mais fértil, você vai precisar de fazer um gráfico de sua temperatura basal e observar o aumento da temperatura nele.
A principal vantagem de analisar o muco é a sua capacidade de responder à pergunta: "Estou fértil agora?", que é tão importante quanto a questão: "Quando eu ovulei?", já que não são a mesma dúvida.

Incrível muco cervical
A principal função do muco cervical fértil na reprodução é similar a do sêmen: um meio para que o esperma seja nutrido e se movimente. A sobrevivência do esperma e sua migração após o coito são importantes uma vez que a relação raramente acontece na mesma hora que há ovulação. A fertilização bem sucedida depende do armazenamento e constante liberação do esperma no aparelho reprodutor feminino próximo à ovulação. O aumento do muco cervical pode causar um aumento na libido e produz lubrificação para tornar a relação mais confortável e prazeirosa.
O muco cervical suporta sobrevivência espermática das seguintes formas:
- O esperma é admitido no aparelho reprodutor pela vagina;
- Ele é então filtrado, deixando apenas os morfologicamente normais prosseguirem;
- Ele é nutrido e suportado bioquimicamente;
- Ele é estocado para liberação tardia para que haja suprimento constante para garantir que o esperma seja liberado juntamente com a ovulação, ocorrendo assim a concepção.

Padrões típicos do muco cervical
Enquanto o padrão do muco cervical pode variar de ciclo para ciclo (e de mulher para mulher), um padrão típico será dessa maneira:
1. Imediatamente após a menstruação tem-se a sensação de vagina seca e há pouco ou nenhum muco cervical.
2. Após alguns dias, há o muco cervical, geralmente descrito como "pegajoso" ou "pastoso", mas não úmido. Embora esse tipo de muco não é propício para a sobrevivência de espermatozóides, ele pode ser considerado como "possivelmente fértil" se encontrado antes da ovulação.
3. Seguindo esses dias "pegajosos", a maioria das mulheres nota que o muco mais cremoso. Esse muco pode ser branco, amarelo ou bege e ter a aparência de uma loção ou creme. Nesse estágio você pode se sentir molhada e indica o aumento de fertilidade.
4. O muco mais fértil agora flui. Este muco se assemelha a "clara de ovo crua". É escorregadio e pode ser esticado em alguns centímetros entre seus dedos. Geralmente é claro e pode ser bem aquoso. Você pode se sentir mais úmida e lubrificada. Esses são os dias mais férteis. Esse muco é mais receptivo para o esperma. Se assemelha ao sêmen.
5. Após a ovulação, o muco seca novamente e a vagina fica mais seca até o próximo ciclo. Algumas mulheres notam pequenas quantidade de mucos aparentemente férteis após a ovulação a medida que o corpo lúteo produz um pouco de estrogênio, mas você não está mais fértil uma vez que a ovulação já aconteceu.

Resumindo:

Tipo de Muco Cervical Estado de Fertilidade Indicado
Seco Provavelmente não fértil
Pegajoso Provavelmente não fértil
Cremoso Possivelmente fértil
Aquoso Fértil
Clara de ovo crua Mais fértil


Lição 6 - Como observar, fazer o gráfico e registrar o muco cervical

O muco cervical pode ser observado na vagina e analisado em qualquer horário com as mãos limpas ou no papel higiênico. Você pode verificá-lo quando ele sair da vagina, ou internamente, no colo. A maioria das pessoas preferem analisar externamente, mas se o muco for escasso, você pode querer checar internamente.
Nota: não analise o muco imediatamente antes ou após a relação pois os fluidos de lubrificação e seminais vão prejudicar a observação.

Como analisar o muco externamente
O meio mais conveniente de analisar seu muco cervical é observar quando for ao banheiro. Quando você se limpar, poderá notar algo no papel higiênico. Isso vai se tornar corriqueiro e você vai se pegar observando o papel toda vez que for ao toilete. Você também pode usar os dedos limpos para checar em qualquer horário ou verificar o muco em sua calcinha.

O que observar em seu muco
- Me sinto molhada ou seca?
- Há algum fluido no papel higiênico?
- Como ele é?
- Que cor tem?
- Qual consistência?
- Quanto tem?
- Como é ao toque?
- Estica entre meu polegar e o indicador?
Se tiver problema em encontrar o muco, você deve considerar checá-lo internamente.

Checando o muco internamente
Se você checar o muco internamente, apenas o método de coleta será diferente. Para observar o muco, faça do mesmo modo descrito acima.
Para coletar o fluido internamente, siga os seguintes passos:
1. Insira 2 dedos na vagina, até sentir o colo;
2. Cada dedo deve tocar um lado do colo;
3. Presione levemente o colo;
4. Colete o fluido movendo os dedos na abertura do colo;
5. Remova os dedos e puxe gentilmente;
6. Faça as suas observações.

Como registrar suas observações
Não importa como você observa seu muco (interna ou externamente), o método para registrá-lo será o mesmo. Sempre registre seu muco mais fértil, mesmo que você tenha notado mucos diferentes ao longo do mesmo dia, mesmo que ele seja escasso. Assim você não perde um dia potencialmente fértil e terá dados consistentes para registrar seu muco cervical todos os ciclos.

Abaixo tem os tipos de muco cervical possíveis de registrar no fertilityfriend.com. Nem todas experimentam todos os mucos. Só registre os tipo que você tiver! Você pode ter um muco que não se encaixa exatamente numa dessas categorias. Neste caso, registre aquele que mais se assemelha ao que você tiver, mas escolha o mais fértil. Por exemplo, se notou num dia que você teve muco que fica entre cremoso e clara de ovo, registre o clara de ovo. Do mesmo modo, se tiver ambos no mesmo dia, registre o mais fértil, no caso, o clara de ovo no seu gráfico.

Sempre registre seu muco mais fértil, mesmo que você tenha notado mucos diferentes ao longo do mesmo dia, mesmo que ele seja escasso. Assim você não perde um dia potencialmente fértil e terá dados consistentes para registrar seu muco cervical todos os ciclos.

Abaixo tem os tipos de muco cervical possíveis de registrar no fertilityfriend.com. Nem todas experimentam todos os mucos. Só registre os tipos que você tiver! Você pode ter um muco que não se encaixa exatamente numa dessas categorias. Neste caso, registre aquele que mais se assemelha ao que vc tiver, mas escolha o mais fértil. Por exemplo, se notou num dia que vc teve muco que fica entre cremoso e clara de ovo, registre o clara de ovo. Do mesmo modo, se tiver ambos no mesmo dia, registre o mais fértil, no caso, o clara de ovo no seu gráfico.

Seco (dry): marque como "dry" se não tiver muco ou se sentir seca. Você terá dias secos tanto antes quanto depois da ovulação. Registre "seco" se você não conseguir ver o muco, mesmo que você se sinta ligeiramente úmida.
Pegajoso (sticky): registre como sticky se parecer como cola, chiclete, for duro ou quebradiço e se não for facilmente esticável. Provavelmente será amarelado ou branco. Você pode ver ou não muco pegajoso antes ou depois da ovulação.
Creamoso (creamy): marque "creamy" se o muco for igual a uma loção hidratante, de cor branca ou amarelado, como leite ou creme, maionese ou como uma mistura de farinha de trigo e água. Pode esticar, mas não muito, e se quebra facilmente.
Aquoso (watery): registre como "watery" se o muco é claro e parece com água. Você pode conseguir esticar também. É considerado fértil e pode ser o muco mais fértil que você consiga ver, ou você poderá tê-lo antes de ver o clara de ovo. Mas também existe a possibilidade de você não ter esse muco.
Clara de ovo (egg white): esse é o muco é o mais fértil. Registre "egg white" se seu muco se assemelhar com "clara de ovo crua"; é elástico e transparente,  ou ligeramente manchado de branco ou rosa. Se assemelha ao sêmen (por ter as mesmas propriedades). Você pode conseguir esticar entre o polegar e o indicador.
Manchados / borras (spotting): Marque "spotting" quando tiver algum manchado rosa, ou vermelho forte/marrom, que deixe uma pequena marca em sua calcinha ou apareça no papel higiênico. Se não precisa de absorvente, marque "spotting". Você pode ter manchados antes ou depois da sua menstruação, perto da ovulação ou da nidação, se tiver concebido. Não inicie um novo ciclo até que você tenha fluxo!
Mentruação (menses): Quando você registra sua menstruação você pode escolher entre pouca (light), normal e muito (heavy). Somente inicie um novo ciclo no primeiro dia de menstruação. Este será o primeiro dia de fluxo vermelho que requer absorvente. Será o primeiro dia do ciclo (1DC). O fertilityfriend.com vai iniciar um novo ciclo automaticamente quando você registrar sua menstruação.


Até as próximas lições, dia 21/10/12.


Tradução livre do original: Fertility Friend - Lesson 5Fertility Friend - Lesson 6.
Para se inscrever no curso em inglês original, acesse http://www.fertilityfriend.com/ffo/signup.php.

Para quem sabe inglês, o Fertility Friend tem um livro com mais de 80 gráficos analisados e que você pode baixar de graça no seu smartphone (Iphone ou baseado em Android). Clique aqui para baixar o seu.

2 comentários:

  1. ótima lição, tudo bem explicadinho!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei, explica muito bem....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...