sábado, 13 de outubro de 2012

Curso Fertility Friend - Fazendo seu gráfico de fertilidade - lições 1 e 2 - by Camila

Post extra!! U-huuuuu! Voltei a participar de um novo grupinho sobre a temperatura basal no E-Family e para ajudar as novas "treinantes", resolvi traduzir um dos cursos grátis online que o Fertility Friend oferece para as usuárias de seu site. Como estar em inglês pode ser uma barreira para algumas de nós, ao traduzir espero ajudar a todas aquelas que querem realizar o seu grande sonho, o de ser mãe. Espero que vocês gostem e aprendam comigo, pois a cada texto que leio acabo aprendendo um pouco mais. 

São 20 lições e vou postar duas a cada dia, usando meus dias de postagem (quarta) e os dias finais de semana que não tivermos postagem, assim o curso acabará logo e você poderá já usar em seu próximo ciclo. Os posts estão programados para hoje (13), 14, 17, 21, 27, 28 e 31 de outubro, mais os dias 3, 4 e 7 de novembro.  Será que rola provinha no final?! rs


Vamos às duas primeiras lições?



Lição 1 - A Janela Fértil

O gráfico de fertilidade é baseado no entedimento de que é possível identificarmos a janela fértil - os dias onde a concepção é possível - observando nossos sinais férteis naturais. Em cada ciclo existem apenas alguns dias que compõem essa janela fértil.

Fazer o gráfico de fertilidade envolve observar e registrar seus sinais férteis, e desse modo você poderá observar seu estado de fertilidade diário e identificar seu período mais fértil. É altamente eficaz, uma vez que seu corpo lhe dará pistas que lhe mostrarão seu estado fértil durante todo o seu ciclo.

Os sinais férteis primários são:
1. sua temperatura corpórea basal (TCB) que aumenta após a ovulação;
2. seu muco cervical (MC) que fica mais úmido, transparente e elástico a medida que a ovulação se aproxima.

Os dias que a concepção é possível são os dias imediatamente antes e o dia da ovulação. Baseado no tempo MÁXIMO de sobrevivência do esperma e do óvulo humanos (5 dias para esperma e 1 dia para o óvulo), essa janela pode chegar a seis dias, NO MÁXIMO. Essa MÁXIMA janela é feita de 5 dias antes da ovulação somados ao dia da ovulação propriamente dito.

Apesar da gravidez ser tecnicamente possível durante essa janela de seis dias, a maioria das gravidezes são atribuídas à relações que ocorreram entre DOIS DIAS antes da ovulação e no dia da ovulação. Isso faz com que a janela fértil prática é de APENAS TRÊS DIAS a cada ciclo: os DOIS DIAS antes da ovulação e O DIA DA OVULAÇÃO.

Fazer seu gráfico de TCB (ou TB para os íntimos rs) vai te ajudar a encontrar esses dias, assim você pode "se programar" para ter relações nesta janela se deseja ficar grávida. Casais que conhecem seu tempo fértil e focam as relações durante este tempo têm mais chances de engravidar do que casais que desconhecem essa janela.

Já devem ter falado para você que você ovula ou está mais fértil no 14º dia do seu ciclo, no meio do ciclo, ou mesmo 14 dias antes do seu próximo ciclo menstrual. Essas são suposições baseadas na média feminina e elas podem não ser verdadeiras para você, mesmo que seu ciclo seja regular. Seu próprio padrão fértil é único e fazer seu gráfico de fertilidade vai te ajudar a saber e a encontrar os seus dias férteis.

www.fertilityfriend.com
Para maximizar suas chances de concepção, é recomendável que você mantenha relações todos os dias, ou pelo menos dia-sim-dia-não durante essa janela fértil até que uma elevação de TB clara e sustentada seja detectada no seu gráfico.

O gráfico ao lado mostra como um gráfico de fertilidade pode te ajudar a identificar seus dias férteis e seu dia de ovulação.

Clicando aqui  você vai poder ver a explicação, em inglês, da legenda dos gráficos do site Fertility Friend.



Lição 2 - O essencial

Um gráfico de fertilidade, como o seu ciclo menstrual, começa no 1º dia do ciclo (1DC). Esse é o primeiro dia de sua menstruação (fluxo vermelho, não considere pequenos manchados ou borras). Você pode querer iniciar seu gráfico no começo de seu próximo ciclo. Se desejar começar antes do próximo ciclo (muitas não querem esperar!) tenha certeza de colocar como primeiro dia do seu gráfico o seu primeiro dia de fluxo passado (a data da última menstruação - DUM).

Nos links, em inglês, do Fertility Friend http://www.fertilityfriend.com/Presentations/ChartUsage/ e http://www.fertilityfriend.com/Presentations/CalendarUsage/ tem o passo-a-passo de como fazer seu gráfico neste site. Se vocês sinalizarem, posso explicar ao final dos posts do curso como se faz.

Analisar seus sinais de fertilidade primários vai tomar apenas alguns minutos do seu dia. Os sinais essenciais que você deve checar são:
- Observações do muco cervical
- Sua temperatura ao acordar (a TB)
- A hora que você anota sua TB
- Quando você tem relações
- Quando você tem fluxo menstrual

Sinais de fertilidade primários e secundários 
O muco cervical e a TB são considerados sinais primários. Esses sinais que tem uma interpretação confiável. Sinais secundários, como posição do colo do útero e sua textura, resultados de kits e aparelhos diversos e outras observações pessoais podem ajudar e adicionar informação para sua interpretação.
Sua TB deve ser medida quando você acorda usando um termômetro comum comprado numa farmácia. Você pode facilmente observar seu muco cervical quando for ao banheiro.

Sua TB se eleva após a ovulação devido ao aumento de progesterona no seu sistema sanguíneo. O muco cervical é o fluido que é produzido pelo colo do útero quando a ovulação de aproxima. Você pode ver e senti-lo. Ele muda através do seu ciclo, dependendo do seu estado de fertilidade, tornando-se aquoso e elástico, chegando a ficar parecido com "clara de ovo crua", que é o muco mais fértil, um pouco antes da ovulação.

Anotar essas observações e registrá-las é o suficiente para seguir as pistas que você precisa para poder "programar" suas relações se deseja engravidar e observar quando (se algumas vezes SE) ovulou. Outros sinais secundários, opcionais, podem dar uma luz extra e te ajudar a interpretar seus sinais primários de fertilidade. Esses sinais podem ser: posição, abertura e textura do colo de útero; resultado de testes comerciais de ovulação e aparelhos (como o Ovatel que já comentamos aqui); e outras observações pessoais que você vai conseguir associar à sua fertilidade.

Observando esses padrões, você poderá ver quando está fértil num gráfico. A informação pode ser analisada e interpretada e o feedback permite que você saiba quando a ovulação se aproxima , quando você já ovulou, e quando você pode esperar para seu próximo ciclo menstrual ou mesmo fazer um teste de gravidez, juntamente com outros sinais que vão te ajudar a engravidar e a aprender a saber sobre seu padrão único de fertilidade.

Ao fazer seus gráficos em sites como o Fertility Friend, você pode registrar suas observações diárias sobre seus sinais de fertilidade online em sua conta pessoal de modo fácil. O feedback, a interpretação e análise são interativos e automaticamente fornecidos para você. A análise vai lhe indicar qual o melhor período para ter relações para aumentar suas chances em cada ciclo. Esses sites vão lhe mostrar quando você está fértil, quando você ovulou, quando você não está mais fértil, quando esperar sua menstruação se não estiver grávida, e quando fazer um teste de gravidez confiável.


Até as próximas lições, dia 14/10/12.


Tradução livre do original: Fertility Friend - Lesson 1Fertility Friend - Lesson 2.
Para se inscrever no curso em inglês original, acesse http://www.fertilityfriend.com/ffo/signup.php.

6 comentários:

  1. mahboer ja estudando! rsrsrsrs posso colcoar os links desses post no meu bloguinho??? pq vou comentar por cima q estou medindo minha temperatura... e pensei em falar q a camila ta traduzindo um curso... para acompanharem!... aguardo retorno para postar lá!

    ResponderExcluir
  2. Claro que pode, Mah. Colocando o link, sem problemas =)

    ResponderExcluir
  3. Olá KKafaria, estou adorando as lições!!! bjus EVALUAL

    ResponderExcluir
  4. Que bom Eva! Dia 17 tem mais!!! =)

    ResponderExcluir
  5. Tô "agarrada" aki tambem hehehhe.. bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito dessas primeiras lições, agora vamos para as outras!!!
    Então deve ser por isso que minha TB aumentou nesses 3 dias, estou tomando um regulador que tem progesterona, pensei que fosse ovulação, mas creio que não!!! obrigadinha!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...