segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fluorose, melhor prevenir! - by Alê

imagem daqui
Acho que uma das frases que nossos filhotes mais escutam é: "filho vem escovar os dentes"! Umas milhares de vezes talvez. E na visita que Anna Laura fez ao dentista esses dias, a doutora nos orientou sobre a pasta de dente que ela estaria usando e nos previniu sobre a fluorose. Fluorose é uma alteração na cor do esmalte que ocorre na dentição por causa do excesso de ingestão de fluor, deixando os dentes no inicio com uma cor esbranquiçada e em casos mais graves com poros e amarronzados. Isso pode acontecer porque crianças pequenas ainda não sabem cuspir adequadamente ao escovar, e assim ingerir boa parte do fluor que pode se acumular no organismo causando, com o tempo, essa alteração.

fluorose leve - imagem daqui
fluorose grave - imagem daqui







Então ela orientou trocar o creme dental que ela esta usando, por um sem fluor, mas aí eu perguntei como vai previnir a cárie, se é o fluor que faz esse trabalho?

Ela disse então que o melhor é fazer aplicação de fluor periodicamente no dentista. Compramos o gel dental Malvatrikids Baby, que foi o que ela indicou, que não tem flúor na sua formula.Pesquisando, descobri que não é só no creme dental que podemos encontrar o fluor, mas em alimentos também, como achocolatados de caixinha, água, chás e alimentos industrializados, complexos vitaminicos e em regiões que é adicionado fluor na agua potável.

De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Odotologia da Unicamp, em Piracicaba, a fluorose é decorrente da presença do fluor no organismo da criança com os dentes em formação, e não literalmente pelo contato direto do fluor com os dentes, por isso é tão importante sempre orientar e estar perto do filho na hora de escovar, para que ele possa aprender a cuspir, e não deixar ele colocar uma quantidade grande de creme na escova.

arquivo pessoal
E é essa quantidade ingerida somado com a quantidade que é ingerida nos alimentos que pode causar essa alteração. Atualmente só tem-se constatação de fluorose leve, em que, com os dentes úmidos as manchas ficam disfarçadas, mas se começar a incomodar esteticamente existem tratamentos para melhorar o visual.A fluorose não passa da dentição de leite para os permanente, e não causa doenças ou problemas mais sérios, afentando geralmente na estética, mas mesmo assim não é bonito ter uma criança com os dentinhos manchados, então se podemos cuidar, vamos prevenir!

Beijos
Alê!

Fontes: Crescer, Odontotania,Diario da saúde,assistencial


PS.: Não se esqueçam que temos uma promoção acontecendo! Participe. =)

2 comentários:

  1. Muito bom saber disso!! Nunca iria imaginar que flúor faz mal! Acho q na verdade, tudo em exagero faz mal!

    Ótima dica!

    Aline da Babycub

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...