terça-feira, 25 de setembro de 2012

Emagrecimento e vida saudável - parte 1 - by Ro Groba

entretenimento.r7.com
Olá!!
Hoje tocarei em um assunto voltado para nós, mamães e também para nossos leitores papais. Falarei sobre emagrecimento e vida saudável!

Seja após a gravidez ou porque o verão se aproxima, ou porque queremos entrar numa roupa específica, ou por causa daquela festa sempre procuramos a fórmula milagrosa para emagrecer. Porém a realidade não é bem essa, a tal fórmula não existe e muitas vezes nos vemos caindo em armadilhas que podem ser prejudiciais a nossa saúde.

Vou contar um pouco da minha estória para vcs. Sempre fui uma pessoa ativa, praticava esportes, andava bastante (fazia questão de andar ao invés de usar carro ou ônibus) e tinha um peso em torno de 60/62kg no máximo e nunca me preocupei com dietas e etc... Porém uma mudança para Brasília mudou radicalmente meu estilo de vida; aqui não fazemos nada sem carro (o transporte público é péssimo!), o esporte ficou em segundo plano, e as saídas geralmente incluiam um passeio gastronômico. Resultado disso, 10 kg a mais em treze anos!! E depois de duas filhas e com 41 anos ficou mais difícil voltar para aquele peso e essa é a minha realidade hoje.
Com tudo isso veio a procura por maneiras de emagrecer; consultas com endocrinologista e tudo normal nos exames então parti para sibutramina, o que realmente funcionou o apetite vai embora e a gente emagrece mas quando o remédio é suspenso o peso volta praticamente todo (claro que cada organismo é um e reage de maneira diferente).
Por um tempo procurei emagrecer de várias formas, a cada dia surge uma nova dieta. Já passei um tempo só tomando sopa à noite nada de sólidos;  era dieta da lua dos líquidos; dieta disso e daquilo e resultado que é bom... nada!!! Emagrecia um pouquinho e voltava novamente a ganhar peso.
Teve também a fase de não comer carboidratos após às 18 hs!!
A última que prometia grande perda de peso era a dieta japonesa, passei os 7 dias seguindo direitinho e no fim foram míseros 1,5kg. Pois é o milagre nesse caso não existe!!!
Enfim se entupir de remédios não é o caminho, deixar de comer também não,  é preciso encontrar o caminho certo e segui-lo com paciência. E segui-lo com saúde acima de tudo!!!

Leiam esse trecho retirado de http://www.copacabanarunners.net/dietas-milagrosas.html

"O fato das dietas milagrosas eliminarem grupos inteiros de alimentos, privando o corpo de nutrientes essenciais, somado com a diminuição do consumo de calorias, ocasiona fadiga, doenças e diminuição no metabolismo.


Essa redução no metabolismo potencializa o ganho de peso assim que a dieta milagrosa é interrompida. Além disso, muitas vezes o peso perdido nas dietas milagrosas não é de gordura, mas de músculos e água.

A invés de procurar dietas milagrosas, o aconselhável é buscar uma forma de controle de peso que possa manter pela vida toda incorporando ao estilo de vida. É importante também evitar ficar muito tempo sem comer. Ao invés de passar fome, os nutricionistas aconselham que se coma várias vezes ao dia pequenas porções de alimentos. Para emagrecer é preciso ingerir menos energia na forma de calorias dos alimentos do que a energia gasta através da atividade física e metabolismo do corpo.

Algumas dietas milagrosas atualmente em moda: dieta da água, dieta da banana, dieta da maçã, dieta do pão, dieta do suco de limão emagrecedor."

Leiam também:
http://entretenimento.r7.com/receitas-e-dietas/noticias/dietas-restritivas-podem-causar-danos-fisicos-e-mentais-20111110.html?question=0


O importante é termos consciência do quanto precisamos emagrecer e de como faremos isso para termos uma vida saudável. Porque emagrecer não é apenas uma questão estética e sim de qualidade de vida!!
Hoje encontrei meu caminho com atividade física e reeducação alimentar!! Mas esse é um assunto para nosso próximo encontro.
Até lá!!!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...