terça-feira, 11 de setembro de 2012

Desenhos animados: "Posso ver mamãe?" - by Ro Groba

videosdm2010.blogspot.com

Olá, hoje vim falar sobre desenhos animados!!
Aqui tem sido um assunto meio complicado com duas crianças de idades tão diferentes: Maria Clara com 8 (quase 9) anos e Marina com 2 anos e meio.

No início só assistíamos Discovery Kids; era Barney, Pocoyo, Backyardigans, Sid, etc... Enfim desenhos mais educativos e próprios para a idade. Mas com o passar dos anos a Maria Clara passou a ter outros interesses e também procurou outros desenhos não tão "infantis". Passei um bom tempo selecionando o que ela poderia ou não ver, evitei desenhos violentos e de luta o quanto pude (o que foi mais fácil por ser menina - creio eu!)  mas na escola começou a descobrir e me perguntar por que não podia assistir se os coleguinhas da turma podiam.
Então chegou a hora de conversar e mostrar a ela, assisti alguns ao lado dela e depois trocamos idéias sobre os tais desenhos. E ela se mostrou pouco interessada por eles, mas gostou da liberdade de procurar outros canais de desenhos.
Alguns desenhos realmente não passam nada de construtivo mas também não posso impedi-la de conhecer e saber decidir o que vale ou não a pena.

Agora me vejo numa situação um pouco mais difícil que é controlar os desenhos para a Marina. Ela gosta muito do Discovery Kids mas já mudou o interesse nos desenhos. Antes gostava de Backyardigans e esses dias me surpreendeu quando o desenho estava para começar; pegou o controle da tv e falou: "Mamãe chato plocura outro!" Aí pensei minha menininha está crescendo e começa a influência da irmã mais velha. Ela me pediu para ver Gumball, um desenho sem pé nem cabeça do Cartoon!!!

E então o que fazer? Não posso proibir e mudar o meu jeito de educar e ensinar já que deu certo com a irmã, mas também não posso abrir mão de evitar certas situações e imagens que não são apropriadas para ela.
Cada uma tem seu horário de assitir desenhos já que gostam de ficar juntas e isso já causou algumas briguinhas mas mantenho firme o combinado e ainda assim filtro certas coisas.
Até mesmo para quem tem apenas um filho é preciso filtrar o que assiste!!

Leiam essa parte de um texto que encontrei nas minhas buscas pela internet:

"Assistir a desenhos animados possibilita e motiva a criação e a construção do imaginário infantil acerca do mundo que as crianças fazem parte. "Possibilita novas formas de criar e imaginar o mundo, oferecendo ferramentas para construí-lo e favorecem a problematização e resolução visual de temáticas que, no espaço ‘real’, a criança tem dificuldades de compreender, como nascimento, morte, família e relacionamentos", explica a pedagoga Patrícia Ignácio, mestre em educação em estudos culturais.
Ela afirma que os desenhos têm o poder de influenciar o comportamento das crianças já que, assistindo-os, elas tendem a imitar seus personagens favoritos. "As narrativas, o desfecho dos episódios e as temáticas colocadas em evidência compõem importante espaço pedagógico que, de forma prazerosa, lúdica e envolvente, organizam e difundem uma gama importante de significados, que balizam as formas de ser, estar e se relacionar em sociedade". É como quando a criança aprende a falar. O modelo que ela segue são os pais e, imitando a fala deles, ela desenvolve a própria habilidade.
Patrícia diz que não há uma idade certa para que as crianças possam ser expostas à influência da programação televisiva, visto que, tanto elas quanto os adultos buscam personagens das telinhas para se espelharem na vida real. O problema maior são os tipos de conteúdo aos quais os pequeninos são submetidos. "Desde pequeninos as crianças estão vulneráveis às informações colocadas em evidência pela televisão. Quanto mais jovem a criança for, menores serão os juízos de valor construídos, para contestar comportamentos e atitudes", afirma a profissional, que é especialista em supervisão escolar na educação básica.
Por isso, o melhor mesmo, recomenda a profissional, são aqueles desenhos considerados educativos, que apresentam como tema central valores importantes a serem desenvolvidos, como ética, solidariedade, preservação do meio ambiente e diálogo. São esses temas que ajudarão a ensinar às crianças como viver em sociedade."

Fonte: http://vilamulher.terra.com.br/a-influencia-dos-desenhos-animados-8-1-55-298.html

E como tem sido com vocês? Compartilhe conosco!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...