sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Vamos colar figurinhas? - by Aline Martins

Hoje vou contar pra vocês sobre a minha experiência com o desfralde do FH. Sempre lia alguns blogs por aí e posso dizer por experiência própria que as histórias lindas e perfeitas do filho que pede pra parar de usar fralda e nunca mais usa só existe na ficção blogueira. Eu lia aquilo e achava lindo, e juro, achava que aqui também seria assim, sei lá porque eu achava isso. Talvez pela minha inexperiência de mãe de primeira viagem.

A Pediatra do FH é também especialista em nefrologia, e entende beeeemmm dessa parte do desfralde. E um conselho valioso que ela nos deu foi: espere o tempo dele. De acordo com ela, o músculo que faz com que a gente consiga segurar a vontade, não nasce pronto no bebê. Ele amadurece por volta dos dois anos de idade e é quando a criança percebe isso. Ainda assim, o desfralde completo, incluindo o noturno, ocorre aos 3 anos e meio, aproximadamente e nos meninos costuma demorar mais que nas meninas!

www.google.com
Mas minha gente, esse é apenas o ponto de partida viu? Não se iludam. FH começou a pedir pra tirar a fralda, doido pra fazer xixi no penico. Na verdade ele ganhou um penico quando nasceu, todo colorido, lindo e que canta música. Quando ele fez 2 anos, colocamos o penico no banheiro e explicamos pra que ele servia. Ele também tem um livro, que ajudou bastante, o “livro do penico para meninos”. Cada vez que ele acertava o xixi no penico, comemorávamos bastante. E rapidinho ele entendeu o que era pra fazer.

Mesmo assim, os acidentes vira e mexe aconteciam. E nessa fase, você não pode brigar, porque isso pode causar um trauma na criança que só vai refletir lá pelo 4 ou 5 anos, palavras da pediatra dele. Aí chega a mãe desesperada no médico, achando que a criança tem um problema sério nos rins, porque ela não fazia xixi na cama e agora, já grande, passou a fazer. Faz exames e mais exames e não descobre nada de anormal. É o trauma da fase inicial, os pais forçaram, obrigaram a criança a aprender quando ela ainda não estava pronta. E esse trauma é bem difícil de tratar. Ou seja, nada de brigar ou forçar né?

Mas concordem comigo, mesmo sem poder brigar ou forçar, tem horas que é um saco ter que ficar limpando xixi no chão. E foi aí que eu tive uma ideia hehehe A super Nanny costuma usar um quadro de incentivos quando ela quer que a criança aprenda alguma coisa. A criança vai juntando uma certa quantidade de desenhos quando acerta o aprendizado e depois de juntar um tanto, ela ganha um prêmio, que pode ser um passeio, um brinquedinho baratinho, enfim.

Mas eu fiz diferente: o tal “prêmio” aqui, é simplesmente “colar figurinhas”. E o FH adorou a novidade. No livro do penico já vem uma cartela de adesivos super fofa, eu aproveitei e comprei mais algumas dos desenhos que ele gosta e foi sucesso total. Para cada acerto no penico, uma figurinha a ser colada na plaquinha. E olha só como ela ficou.
Arquivo pessoal

Estendi a técnica para escovar os dentes e foi outro sucesso. Era uma briga toda vez que eu tinha que fazer isso, então eu acabava escovando a força. Mas escovar os dentes a força é um sério risco dele traumatizar e não querer escovar nunca mais. Então o jeito foi apelar de novo pras figurinhas. E agora eu nem preciso falar nada, ele já deixa escovar de boa sem nem lembrar da figurinha.

O próximo passo é aprender a fazer o número dois no vaso. Essa semana ele finalmente entendeu todo o processo e começou a pedir, mas não é sempre que ele se lembra. Então ainda estamos na aprendizagem. Isso mesmo minha gente, nem toda criança, quando larga a fralda, larga de vez pra tudo. Algumas, como é o caso do FH, aprendem primeiro o xixi e depois o cocô. Mas já adianto que estou usando a técnica das figurinhas, com adaptações, que eu contarei num outro post.

Mas o xixi foi um sucesso. FH já não usa mais fralda nem na hora da sonequinha de depois do almoço, é só pra dormir a noite mesmo. Então, posso afirmar que valeu muito a pena esperar ele dar o sinal, porque o aprendizado foi sem traumas e aconteceu de forma bem tranquila por aqui. E só pra constar, esse aprendizado consolidado assim levou 3 meses! Doce ilusão achar que é do dia pra noite hahaha

Beijo,
Aline

3 comentários:

  1. Nine qtas dicas valiosas!! Certeza q vou usar com meu pequeno! Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Aqui o livro do penico e as figurinhas foram tbem essencial para o "nº2" a Isa estava ficando sem fazer p não ir ao vaso....depois das figurinhas que ela colava no guarda roupas ela passou a querer fazer toda hora!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei esse post, ele veio bem no momento em que eu estou querendo começar o desfralde da Rafaella! Adorei a dica das figurinhas e vou usa-la também! Estou apreensiva com este processo, tomara que dê tudo certo!!! rs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...