quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Síndrome dos Ovários Policísticos - by Aline Pereira

Conforme prometido em meu post "Enquanto a cegonha não vem?" vou explicar um pouco o que seria a Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP).

Ela é uma das causas mais comuns de irregularidade menstrual, suas características clássicas são: obesidade, amenorréia, infertilidade e hirsutismo (aumento de pelos). Não se conhece exatamente a causa dessa síndrome a única coisa que se sabe é que ela causa disfunção hipotalâmica (pituitária) e resistência a insulina.

No meu caso eu tinha a amenorréia, infertilidade e a resistência insulínica o que dificultaram e muito a minha tão sonhada gravidez.

Google Images
O Diagnóstico dessa Síndrome é feito através de exame clínico (histórico da paciente), ultrasonografia e exames laboratoriais. A ultrassonografia deve ser feita entre o terceiro e quinto dia do ciclo menstrual e se aparecer no ovário vários folículos detecta a Síndrome. Mas nem todas as mulheres que tem esses folículos no ovário pode ter a doença, por isso que é importante os outros exames para detectar.

O Tratamento da SOP vai depender do que a mulher deseja. Não havendo desejo de engravidar o tratamento mais usual é o uso de pílulas anticoncepcionais o que irá ajudar no aspecto da pele (espinhas), o sintoma de aumento de pelos e irregularidade menstrual.

Antigamente fazia cirurgias (cauterização laparoscópica) para tratar essa Síndrome, o que não é mais usado recentemente.

Caso a paciente deseja engravidar será feito o uso de indutores de ovulação. Se a paciente apresentar resistência insulínica (meu caso) o tratamento também poderá ser feito associado com o uso de medicamentos para diabetes.

As recomendações para quem tem essa síndrome e nunca se descuidar, fazer consultas periódicas com seu ginecologista, fazer os exames ginecológicos indicado por ele. Pois mulheres com essa Síndrome correm o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares na menopausa.

Para amenizar os sintomas é muito importante seguir uma dieta equilibrada e atividade física, porque a obesidade agrava ainda mais os sintomas da doença.

Espero poder ajudá-las com essa breve explicação sobre a doença. 

Fontes utilizadas: ABC da saúde, Drauzio Varella, Gineco.com.br.

2 comentários:

  1. Muito bom o artigo. No meu caso, mesmo tentando engravidar, tive que tomar o AC por 3 ciclos pra "limpar" os ovários, pois nem adiantaria induzir pois haviam muitos microcistos. Foi uma tortura tomar AC quando o objetivo era engravidar :( Mas deu super certo, tomei o AC por 3 ciclos e no ciclo seguinte, engravidei do meu tesourinho :)
    Bjss,
    Mi

    ResponderExcluir
  2. Mid que legal!! Deve ter sido uma tortura mesmo tomar AC, mas valeu a pena ne!! Obrigado por ter gostado do artigo! Bjkas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...