segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sinais de Fertilidade - Método da Cristalização da Saliva - by Mamis

Você já deve ter lido ou ouvido falar em Método da Cristalização da Saliva, ou da Arborização, ou das Samambaias. Não? Quer conhecer mais um método para te ajudar a identificar seu Período Fértil (PF)?

O fenômeno da arborização é um método natural auxiliar para saber o período fértil de um ciclo menstrual.

http://www.mantecorp.com.br/
Na ovulação ocorre o aumento do hormônio estrogênio, que provoca o aumento dos níveis de sal no corpo da mulher. Este aumento de sal e mucina é bem evidente na saliva, onde é possível visualizar a formação de cristais em padrões que lembram uma samambaia.
Este padrão em forma de “folhas de samambaia” pode ser visto quando a saliva é seca e observada com uma lente especial, no microscópio com aumento de 100x ou no aparelho chamado Ovatel, mas tem gente que usou microscópio de brinquedo. Estas alterações começam a acontecer 3 ou 4 dias antes da ovulação e desaparecem 1 ou 2 dias após a ovulação. Através deste método a mulher consegue identificar os períodos infértil, duvidoso ou transitório e fértil.

Para uso deste método observar as seguintes orientações:
1) Deve-se coletar a saliva após duas horas sem comer, beber ou fumar.
2)  Lavar bem as mãos ou o coletor da saliva, assim com a lâmina do microscópio;
3) Após a coleta estourar as bolhas da saliva com a ponta do dedo ou coletor;
4) Esperar secar (uns trinta minutos) efetuar a observação e anotação;
5) Efetuar a coleta e a observação duas vezes ao dia.

Durante a primeira fase do ciclo menstrual, os níveis de estrogênio aumentam lentamente e atingem um pico um dia antes da ovulação. Durante 1 ou 2 dias subsequentes, os níveis de estrogênio caem muito. A segunda metade do ciclo menstrual é caracterizada pela presença de outro hormônio sexual, a progesterona. Como pode ser visto na figura 1, os níveis de estrogênio mudam e são seguidos por alterações da cristalização da saliva (fenômeno da arborização).

Geralmente o primeiro padrão de cristalização aparece em torno de 5-7 dias antes da ovulação (o dia da ovulação coincide com a máxima cristalização, também chamada de visualização de folhas de samambaia). Com a ajuda de um microscópio, podemos determinar qual o hormônio que está predominando e verificar o dia aproximado da ovulação.

http://www.abc.med.br
 Uma ampliação de 100 vezes da saliva permite uma visualização das variações que são vistas acima:
( - ) Nenhum cristal (possibilidade “zero” de concepção). Período infértil = quando apresenta pequenas bolinhas;
( + + ) Mais e mais “tubos” são visualizados (a possibilidade de concepção cresce). Período duvidoso = quando apresenta pequenas bolinhas e algumas samambaias, ou seja, indica que a mulher ovulou ou vai ovular nas próximas 48 horas;
( + + + ) Cristalização em forma de folhas de samambaia é observada ao microscópio, os cristais estão agrupados em “hastes” grossas (a ovulação começa e a possibilidade de concepção é maior e encontra-se no seu pico). Período fértil = quando a saliva apresenta formato de samambaias.


Juntamos aqui os relatos de algumas MAMIS que usaram este método para ajudar a engravidar:

Wanessa Mello: "Quando decidi engravidar pela terceira vez, tudo ocorreu muito bem, até que infelizmente tive um aborto espontâneo e precisei fazer uma curetagem que me deixou com o endométrio muito fino e dificuldades para engravidar novamente. A partir daí foram 1 ano e 8 meses de tentativas, até finalmente receber o meu tão sonhado positivo. Até isso acontecer, tudo que me ensinavam ou o que eu ouvia falar que poderia ajudar, eu fazia, e foi assim que conheci o Ovatel. Não foi nenhuma indicação médica, pelo contrario, minha médica não era a favor nem de Ovatel e nem de temperatura basal (TB) e etc. Ela achava que tudo isso só aumentaria minha ansiedade, e claro, tinha razão. Mas claro que fiz tudo isso e muito mais, mesmo assim rsrs. Mas a experiência com o Ovatel não foi das melhores, eu realmente nunca consegui ver as tais samambaias do jeito que apareciam na foto da bula do produto, mesmo tendo certeza que tinha ovulado naquele ciclo, pois também fiz ultrassonografia seriada para controle da ovulação. Eu consegui ver alguma coisa que se parecia com uma samambaia, mas que sempre ficava na dúvida se seria mesmo o PF ou não. Gerou sim muito mais ansiedade, já acordava medindo TB e agora tinha que ficar colocando saliva no Ovatel, esperando secar e olhando aquilo várias vezes por dia tentando acreditar que lá estavam as samambaias ou não. Sinceramente, hoje percebo que muitas coisas pelas quais passei na tentativa de engravidar, só me deixaram muito ansiosa, nervosa e sem vontade de namorar tranquilamente meu marido à espera da gestação... Ajudou? Talvez sim, talvez não. Alguns exames foram importantes para descobrir que eu tinha uma sinéquia que precisava ser removida para a gravidez acontecer, tudo mais foi exagero. Mas eu fiz e talvez fizesse tudo de novo, o desejo de engravidar era muito maior que minha lucidez naquele momento."

Roberta Lopes: "Depois de ler alguns tópicos sobre o Ovatel/Controle de ovulação no site e-family, resolvi começar a monitorar o período fértil (PF) através do teste da saliva utilizando o microscópio óptico ao invés do Ovatel (trabalho em laboratório, então foi mais fácil). Comecei a olhar a saliva a partir do 14ºDC. Para a minha surpresa, as samambaias apareceram desde este dia e permaneceram até o final da semana, no 18ºDC. Simultaneamente, treinei em dias intercalados desde o 11ºDC até o 23ºDC, pois não sabia o dia exato da ovulação, somente o PF. Este é o ponto fraco do teste, na minha opinião, não consegui distinguir o dia exato da ovulação, pois as minhas samambaias pareciam iguais todos os dias (dizem que no dia da ovulação elas aparecem em maior tamanho e quantidade porém não consegui observar isso). As samambaias me ajudaram muito a identificar o PF, principalmente porque meu ciclo era irregular, e não sabia em que período ovulava! É um teste muito simples de fazer, inclusive muitos GO indicam! Eu recomendo! Eu tinha um microscópio na mão, mas quem não tem pode usar o Ovatel ou então comprar um daqueles microscópios de brinquedo, que também serve!"
As samambaias da Roberta Lopes

Thanira Moreira: "Eu usei o Ovatel e para falar a verdade achei bem mais bacana que a TB e engravidei da Isabela no primeiro mês que vi as samambaias. Tive super ajuda da Roberta Lopes porque até então não entendia nada, ela engravidou em um ciclo e no outro me mostrou as fotos que ela tirou (as que estão neste post) e assim pude ver como eram as samambaias. O Ovatel é super simples. Eu colocava a saliva de manhã, antes de ingerir qualquer alimento ou escovar os dentes e via no final do dia, quando chegava do trabalho. É interessante quanto maior o tempo que você deixa secando a saliva melhor é a nitidez. Como eu já media TB a 5 meses eu já sabia quando estava próximo o PF e então comecei a colocar a saliva do aparelhinho. No primeiro dia eu vi apenas uns borrões e assim foi indo nos dias seguintes. No quarto dia (15dc) eu vi poucas samambaias e bem pequenas, mas acreditei que estava ovulando, mas para minha surpresa no dia seguinte vi samambaias bem grandonas, lindas e super nítidas. Tive a certeza que aquele foi o dia exato da minha ovulação e namorei outra vez, contrariando o esquema "dia sim, dia não" que estávamos seguindo .Para garantir continuei observando mais 2 dias e notei que no 17dc elas se espalharam e foram diminuindo. Acho incrível como nosso corpo é perfeito! E o resultado positivo chegou 13 dias depois."


Fonte: Métodos Naturais, abc.med.br

Este post não recebeu contribuição de nenhuma indústria farmacêutica ou sugestão de pauta. Este post é dedicado às várias mulheres que estão sempre em busca de se conhecer melhor e assim poder engravidar. =)

9 comentários:

  1. Achei muito interessante esse método, não tinha ouvido falar antes, mas pelo que percebo se fizer o colimento direito pode dar certo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, pode dar super certo. Só o custo do aparelhinho que não é brinquedo não. Por falar nisso, há quem use microscópio de brinquedo por ser mais barato que o Ovatel rs

    ResponderExcluir
  3. Oi, achei muito legal e barato esse método,meu ciclo eh muito irregular,tenho uma duvida e queria ajuda,quanto de saliva colocar? Tem q por a película por cima depois de seca ou enquanto molhado ou nem precisa por? A gente fica doidinha Ne, beijao

    ResponderExcluir
  4. eu comprei um microscopio da vivitar no mercado livre custa R$ 69,99,funciona muito bem esse metodo, no meu caso comecei a visualizar as folhas de samanbaia no meu 10 dia do meu ciclo.

    ResponderExcluir
  5. e quando vc engravida tbm da pra ver na saliva??? tipo da pra fazer o teste pra ver se ta gravida??

    ResponderExcluir
  6. Não! Só tem como ter certeza de gravidez com teste de urina de farmácia ou de sangue no laboratório

    ResponderExcluir
  7. Oi pessoal, essa é minha amostra de ontem, com várias samambaias, mas detalhe, tô no quinto dia de monstra ! Será q mesmo assim vou ovular? Em seguida da m ? Tô pasma. O q acham ? Bjos

    ResponderExcluir
  8. Ah, como visitante a foto não entrou. De qualquer modo tem muita samambaia, mesmo a m não tenha acabado ontem. Achei incomum.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...