quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O Pilates na Minha Vida - by Camila

Depois da maternidade, as mulheres, pelo menos em sua maioria, correm "atrás do prejuízo", tentando, e muitas vezes conseguindo, voltar ao corpo que tinha antes da gravidez. Há quem recorra a plásticas, à musculação, à corrida, ... Enfim, a uma série de atividades que prometem  (mas às vezes não cumprem) o retorno àquele corpitcho de outrora. Cada uma deve procurar aquela atividade que lhe faça bem e dê ganas de continuar, porque sem estímulo, a gente logo perde a vontade, não é mesmo?

Quando eu engravidei, já estava acima do meu peso ideal (digamos uns 14kg) e terminei a gravidez com mais 14kg, ou seja, estava com 28kg acima do meu peso ideal. Para mim até estava "bom", mas não gostava da minha cara nas fotos, pois as bochechas e a papada sempre estavam enormes... mas o que me pegou mesmo foi a "linda" hérnia de disco que ganhei... Mesmo fazendo RPG, Fisioterapia, tomando remédios (mas nem tanto porque amamentava), nada melhorou meu caso, e tive que partir para a cirurgia de hérnia. Fui para a mesa de cirurgia com o peso de antes da gravidez, mas que também não era o ideal... (Não vou prolongar no assunto, se quiser saber mais, escrevi sobre isso no meu blog pessoal).

http://rpgpilatesflorianopolis.com.br
Enfim, depois da recuperação meu médico recomendou que eu fizesse musculação e pilates para fortalecer a musculatura da coluna e assim evitar o agravamento da situação. No início cheguei a fazer hidroterapia, mas a falta de tempo e a volta ao trabalho não me permitiram continuar. Parti então para a musculação, que me ajudou a perder uns bons quilinhos extras. Na academia então conheci o "Pilates de Solo" e comecei a fazer as aulas. Timidamente, mas depois fui gostando, principalmente dos exercícios na bola. Mas esse Pilates eu considerei mais puxado e não conseguia fazer todos os exercícios. Nisso, perto da academia, abriu um estúdio de Pilates, com os aparelhos e tudo mais. Fiz a aula experimental e gamei! O Pilates serviu, e está servindo, para melhorar minha postura (sou um "pouquinho" alta, tenho 1,79m), e está me ajudando a perder a "pancinha" rs.

Joseph Pilates - http://pratickpilates.webnode.com.br/
Mas afinal o que é o Pilates?

Do wikipédia: "É um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920. A maioria dos exercícios são executados com a pessoa deitada. É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral."

Estes exercícios trabalham força, resistência, flexibilidade e equilíbrio, melhorando o corpo como um todo. Você trabalha nos aparelhos, no solo, na bola, enfim é uma série de movimentos e o bom disso é que não fica repetitivo como na musculação... Tenho gostado tanto que aumentei minha frequência no Pilates para 2x/semana e na Musculação vou uma vez e olhe lá (quando dá rs que feio).

http://silsouza.blogspot.com.br
É recomendável que faça Pilates numa academia que tenha profissionais formados e especializados nesta modalidade e que esta pessoa não tenha milhões de alunos ao mesmo tempo, para pode dedicar-se a você e a lhe ajudar a executar os exercícios com boa postura, essencial para aproveitamento da técnica! Eu faço num estúdio onde a fisioterapeuta "toma conta" de três "alunos" ao mesmo tempo, e vamos revezando os aparelhos de tempos em tempos. Ao final ainda rola uma massagenzinha rs Já aprendi até o nome dos aparelhos que uso: Cadillac, Barrel, Reformer e a Cadeira. Confesso que ao entrar no estúdio a primeira vez, a sensação que tive foi de entrar num açougue, de tanto gancho e mola pendurado nos ferros reluzentes hehehehehe Mas logo na aula experimental, vi que era meu tipo de exercício. E o melhor de tudo: nem suamos muito =)

Quem sabe você não se interessa por esta prática? Ainda mais se detesta musculação como eu rs. E depois venha nos contar como foi sua experiência, pois de tanto falar acho que convenci algumas Mamis a experimentar rs. Posso dizer que, somando minha corrida na musculação e no Pilates, que já perdi 11 kg, e a luta agora é mantê-los fora do meu corpo hehehe

Leia mais em: Minha Vida, Boa Forma, Pilates-RPG.

2 comentários:

  1. Eu amo pilates hehehe
    E o melhor é realmente aliviar a carga sobre a coluna. Mãe está fadada a ter muita dor nas costas. Depois do pilates não preciso mais viver tomando remédio pra parar de sentir dor. Sem falar no corpo moldado, bonito que fica né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Vc acredita q eu nunca exeperimentei o pilates e de tanto vc, a Lu e a Aline falarem esta me dando vontade de experimentar! Eu amo atividade fisica, porem com a vida corrida q estou recentemente não estou fazendo na! bjkas

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...