terça-feira, 21 de agosto de 2012

Iniciação Esportiva - By Thany

Google Images

Olá Amigos!!!
Hoje venho falar sobre um assunto que está bem fresquinho por causa das olimpíadas...a iniciação esportiva.

A minha filha mais velha, a Isabela está com 2 anos e meio e desde o início do ano ela esta fazendo aulinhas de capoeira na escolinha e agora no 2º semestre eles estão oferecendo também o balé além das aulas de natação que a escola também disponibiliza. O meu irmão que é padrinho da Isa pega bastante no meu pé, ele quer que a gente invista na Isabela desde cedo, incentivando-a à alguma modalidade esportiva, pois ele como bom patriota sonha em ver o filho ou a afilhada trazendo uma medalha olímpica para o país (olha só a viagem hehehehe), e quer por tudo que ela entre para a ginastica olímpica.

Então fomos atrás dessa modalidade aqui em Goiânia, e fiquei surpresa em ver que não temos clubes e nem escolas que ofereçam a ginástica olímpica aqui, ao menos não encontramos, entramos em contato com a federação goiana de ginástica e descobrimos um plano de incentivo do governo que em parceria com a CEF treina atletas a partir de 5 anos e investem apenas nos que eles "veem" futuro, fiz uma visita no ginásio e achei uma fofura aqueles tiquinhos de gente já dando seus pulinhos e saltos.

Mas qual é o momento adequado para ingressar a criança em uma modalidade esportiva???

Pesquisando e conversando com profissionais da área cheguei a seguinte conclusão:
A atividade esportiva antes dos 4 anos é de extrema importância para os pequenos para que eles adquiram consciência corporal e aprendam a se socializar como equipe, ela deve ser apenas um hobby e trazer prazer para a criança, o desempenho não deve ser forçado e muito menos cobrado. Observei que  há várias pesquisas dizendo que crianças incentivadas as atividades esportivas desde cedo possuem maior tendência de se tornar adultos que gostam e/ou praticam alguma atividade física. Antes dessa idade eles não possuem a maturidade necessária para a prática da maioria das atividades. Não temos duvidas de que o exercício físico é uma excelente ferramenta para uma vida saudável, e quem não sonha em ter um filho com hábitos saudáveis???

Enquanto isso minha pequena futura medalhista segue brincando de ser capoerista e bailarina, mas tenham certeza de que em um futuro bem próximo ela estará lá no meio daquelas menininhas que eu vi lá no ginásio, e se ela não tomar gosto pela pratica e não quiser continuar, não tem problema, ao menos a teremos incentivado e espero que com isso ela se divirta!!!

Beijos, 
Thany

Leia mais sobre a Iniciação esportiva:
http://cyberdiet.terra.com.br/o-esporte-e-o-desenvolvimento-da-crianca-7-1-6-686.html
http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/visualizacaoartigo.aspx?idartigo=119
http://www.portaleducacao.com.br/esporte/artigos/3131/iniciacao-esportiva
http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/1786/3339

2 comentários:

  1. Acho muito importante a atividade física na infância. Mesmo que a criança não venha a ser um atleta profissional, ela adquiri o gosto pela atividade e uma vida saudável.
    Tenho uma amiga que começou a praticar o GRD com 3 anos pois via a irmã mais velha tendo aulas e também quis. Em 1999 ela fez parte da seleção brasileira e chegou a ser medalha de ouro. Uma atividade que começou descomprometida, acabou virando a profissão dela.

    Xoxo
    Thay

    ResponderExcluir
  2. Tenho um amigo que é professor de educação física e treinador esportivo e ele fala que antes dos 10 anos a criançã não tem maturidade ainda pra treinar como atleta. Mesmo assim, até os 10 anos ele recomenda estimular a prática de esportes. Falou pra gente fazer assim: natação sempre, e mais um esporte, e aí ser bem variado: um ano ele pratica um, depois outro, pra que ele conheça o máximo possível e tenha certeza do que ele realmente gosta. Lá pelos 8, 10 anos, quando ele já estiver mais certo de suas preferências, aí sim, pensar em investir num esporte pra valer. E é essa prática que eu quero adotar com o FH. A Isa vai ficar linda na ginástica olímpica hehehe
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...