quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Fase do Não - by Camila

Jade está com 2 anos e meio e há algum tempo (uns 2 meses?!) entrou na fase do "não", "não quero", "é claro que não vou fazer".

Até mesmo uma pergunta corriqueira como "quer água?" vem acompanhada de um sonoro "não", mas quando ela pára para pensar, uns 5 segundos depois, ela responde que sim.

Confesso que essa fase, uma das "embutidas" no "Terrible Two" (os dois terríveis primeiros anos rs), tem nos tirado do sério, pois além nos nãos, alguns deles vem acompanhados de tapas, birras, choros e mordidas, que nos fazem ter que contar até um zilhão antes de tomar qualquer providência. Muitos desses ataques não têm propósito algum, e quando a gente pergunta porque ela está daquele jeito nem ela sabe responder.

Pelo que li no site da Crescer, essa é uma fase de desenvolvimento da personalidade, período em que a criança começa a se reconhecer como uma pessoa e quer mostrar que tem opinião própria.

http://abratearestauracao.blogspot.com.br/
Junto com essa fase, também identifiquei que ela quer ser mais independente, quer mamar sozinha, comer sozinha, (só o desfralde que necas ainda e não pretendo forçar... vamos esperar o clima esquentar um pouco), e quando não consegue fazer algo sozinha, os ataques de raiva e agressividade surgem. E daí temos que partir para ajudá-la, para explicar que tem coisas que ela ainda não sabe fazer e que estamos ali para ajudá-la, que é só ela pedir. Ela até entende naquele momento, mas esquece logo depois quando tem outro ataque e lá vamos nós conversar de novo.

Sabemos lá em casa que temos que tentar conversar e mostrar para ela que não é falando não ou sendo agressiva que ela vai conquistar as coisas, ela sabe que tem obstáculos a serem vencidos e que isso leva tempo.

Li também que temos sempre que procurar fazer perguntas à ela que dão opções, e que não permitam respostas como "sim" ou "não", dando-lhe a oportunidade de decidir por si mesma o que fazer, escolher a meia roxa ou azul, e não deixá-la apenas dizer que não vai vestir a meia azul. Temos que sempre dar alternativas e nos questionamentos que a resposta possivelmente será "não", como a hora de comer, temos que afirmar que "é hora de comer" e não perguntar "vamos comer?".

Agora digo, fasezinha difícil né?  Como está sendo aí, na sua casa? O pimpolho passou, ou está passando, esta fase? Como você lidou?


Para ler mais: CrescerDican, Blog do Jorge Montardo.

2 comentários:

  1. Aqui também rola muitos nãos, mas eu uso essa técnica que você falou, pra evitar o máximo possível. Você quer isso ou aquilo? Funciona bem. Outra que vem funcionando é a cadeirinha da super Nanny hahaha Ultimamente, me basta a ameaça dele ir pra lá sentar pra pensar kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Aqui em casa estamos vivendo a fase do choro....tem nos preocupado muito...a Isa é e sempre foi muito manhosa...a gente brinca que ela não conversa; ela "mia"....o choro dela não é esguelado é aquele choro chato sem lagrimas, e que faz qq um sair do serio.....ela não pede as coisas ela chora......não ta facil...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...