segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Criança e o celular - by Alê

Olá, queridos!

imagem daqui
Minha filha Anna Laura, está com 2 anos e 8 meses, e descobriu agora os joguinhos de celular, mas tinha um pouco de receio em deixa-la a vontade, sem saber que tipo de consequências isso pode trazer para ela, por isso como boa mãe que sou, fui dar uma pesquisada no assunto, e o que achei foi muito interessante!

Meu celular antigo, apesar de que na época que comprei ser top de linha, servia apenas para fazer ligação e o que eu falava pra ela era: filha, celular não é brinquedo! E no meu caso não era mesmo, comparando com os de hoje que possuem livros, jogos, músicas e muito mais! Um verdadeiro parque de diversões!!!

Vários especialistas dizem que até os seis anos a criança precisa de vários estímulos para despertar diversas disposições intelectuais, então uma boa pedida são aplicativos com movimento, luzes, som, de caráter lúdico e voltados para uma aprendizagem básica, esse é um bom começo para sua escolha!

Isso já facilitou minha decisão em liberar os joguinhos pra minha filha! Próximo dilema é qual jogo escolher?

No bebe.com diz que para fazer a opção certa é preciso saber primeiro qual o objetivo principal, pode ser estimular a fala, coordenação ou só diversão. Tendo um pouco mais de cuidado com os educativos, para que ele esteja alinhado com a proposta pedagógica da escola, para não criar confusão na cabeça do pequeno. 

Existem aplicativos para todos os gostos, vale a pena garimpar todos e escolher as melhores alternativas, sabendo discernir o que vale a pena e o que não, existem muito bons que são pagos, mas o custo pode valer a pena, levando em conta os preços de livros ou brinquedos adquiridos em uma loja.

Na opinião de André Darugna, blogueiro profissional e fundador do Ipad dicas, deve-se ter cautela com os aplicativos grátis, não é uma regra geral claro, mas a maioria são um tipo de armadilha. Ele explica que apesar de o app ser baixado gratuitamente, para liberar mais opções, como mais personagens ou próximas fases, é necessário comprar pacotes de extensão, que não precisam de senha e assim as crianças podem consumir sem autorização dos pais!

Daí hoje uma colega minha perguntou se eu dava esses aparelhos pra ela brincar, e disse que estava começando a deixar, principalmente quando preciso fazer alguma coisa importante, ela se diverte, aprende e eu fico levre pra fazer o que eu quero! Claro que não deixo sempre, as vezes quando ela pede, eu digo pra ela pegar uma boneca, um livro pra brincar, porque não quero ela viciada só com eletronicos, cada um tem sua propria importancia! Faço rotina e imponho limites!

E essa possibilidade de juntar a diversão com o apredizado é o que me ajudou na decisão de liberar para a Anna Laura. Fiz algumas pesquisas e eis uma pequena lista de aplicativos legais e uteis para você baixar!
www.androidpit.com.br

Where's my water desafia abrir caminhos para que a agua limpa chegue ao chuveiro de um simpatico jacaré.
Toad scape HD desafia levar um sapo que foi aprisionado de volta para a floresta.
Talking Gina the Giraffe permite que a criança alimente uma girafa, faça carinho nela e brinque de bater palmas.
ABC Palavras, as crianças devem arrastar as letras para formar a palavra correspondente ao desenho mostrado. (no link tem outras opções de app)
Baby DJ é um aplicativo de música. Nele, os pequenos podem compor suas próprias canções, gravá-las e reproduzi-las.
Colorama possui diversos desenhos e grande opção na paleta de cores para as crianças colorirem à vontade.
Uno é a versão digital do jogo que tem o mesmo nome e é tão conhecido pela criançada.
Baby bus vários aplicativos de pintura, musica, números e formas geometricas.
Kids Doodle aplicativos para desenhar.
Baby Toy aplicativos de música e sons, bem divertido para a criança.
My baby game esse tem que estourar balões que vão subindo na tela, ajua na coordenação motora!

Tem aquele talking Tom e mais uns milhões no mesmo estilo que minha filha adora, mas acho irritante demais e sem didatica nenhuma, mas eles gostam fazer o que? rs
Além desses tem aplicativos, para todas as idades é só dar uma pesquisada e aproveitar ao máximo o que a tecnologia nos oferece!


Alê



Fontes e sites com dicas: Teste Drive Mami
                                       Loucura Materna
                                       Bebê.com
                                       Pequenos por menos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...