sábado, 18 de agosto de 2012

Campanha de Vacinação de Crianças 2012 - by Mamis


Hoje teve início a campanha de atualização das vacinas das crianças menores de 5 anos em todo território nacional, e deve acabar dia 24 de agosto próximo.

Nesta semana todos os postos infantis estarão dando as dez vacinas inclusas no calendário de vacinação infantil. Inclusive trazendo duas novidades (que já havíamos postado aqui): agora existe a Pentavalente (que antes era dada somente na rede particular), que une a Tetravalente (Difteria, Coqueluche, Tétano e um tipo de Meningite - a Haemophilus influenza tipo b ) mais a Hepatite B; e a Antipólio injetável.

A novidade também é que a Poliomielite será injetável aos 2 e 4 meses, e de gotinha aos 6 e 15 meses, e nas campanhas nacionais até os 5 anos de idade que agora serão anuais (não mais em duas doses!).

A injetável possui o vírus inativado e é 100% segura e não há complicações e muito pouca ou nenhuma reação. A de gotinha continuará a ser dada, pois o vírus atenuado se multiplica no intestino e, depois de eliminado, se espalha pelo meio ambiente e ajuda a proteger outras crianças.

A previsão é que em quatro anos, a pentavalente seja substituída pela heptavalente (hoje só encontrada na rede particular), que incluirá em uma única dose também proteção contra poliomielite inativada e meningite C. Segundo o ministro Alexandre Padilha: “As vacinas combinadas possuem vários benefícios, entre eles o fato de reunir, em apenas uma injeção, vários componentes imunobiológicos. Além disso, os pais ou responsáveis precisarão ir menos aos postos de vacinação, o que poderá resultar em uma maior cobertura vacinal”.

Também estão sendo avaliados a inclusão para os próximos três anos das vacinas contra Hepatite A, Varicela e HPV, atualmente disponíveis apenas na rede particular.

Aproveite a campanha de atualização para colocar em dia as vacinas de seu filhote, caso tenha esquecido alguma. É de extrema importância para a saúde dele e de todos nós. Quer ler um pouco mais sobre este assunto e conhecer o calendário, leia nosso post sobre este assunto, clicando aqui.

Para saber mais: blog.saude.gov.br, Jornal Nacional,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...