terça-feira, 14 de agosto de 2012

Brincadeiras nossas de cada dia - by Ro Groba

gospelinfantil.blogspot.com

Olá leitores!!
Hoje falarei sobre brincadeiras!! Quem nunca ficou perdido no meio dos pedidos dos filhos: "Vamos brincar???"
Quando era criança tinha rua de lazer na rua da minha avó, então era aquela farra. Podíamos brincar à vontade!!
Era um tempo em que as brincadeiras eram de polícia e ladrão, pique-bandeira, as meninas brincavam de casinha enquanto os meninos jogavam futebol e depois todo mundo brincava junto de novo.
Me lembro como era divertido brincar de Batatinha Frita, pular elástico,... Jogar bolinha de gude ( mesmo com os meninos implicando!), soltar pipa, e todas essa brincadeiras ao ar livre que podíamos fazer sem a preocupação com os perigos de hoje em dia.

Hoje com a tecnologia as crianças tem uma tendência maior a se isolar e ficar no video game ou no computador. Ver TV também  é uma das atividades prediletas hoje em dia!!!
Por isso nas férias de Julho procurei estimular coisas novas por aqui; fizemos biscoitos, artes em papel, nadamos na piscina, etc... Procurei estimular brincadeiras antigas e me integrei as idéias novas. Até pulamos amarelinha!!

Entreter as crianças ou encontrar alguma brincadeira infantil divertida que os faça descontrair nem sempre é fácil, assim procurei informações de brincadeiras e atividades infantis e encontrei muitas coisas interessantes que vou partilhar com vocês.

culturamix.com
1- Pular Corda

Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 3 ou mais
A brincadeira consiste em que cada um dos participantes pulem a corda alternadamente. Colocamos uma criança em cada extremidade da corda, as quais terão de ‘girar’ a corda de modo que ela forme ‘círculos’. Um participante fica no meio e tenta pular a corda, conforme os outros dois fazem com que ela gire.


situado.ne
 2- Telefone sem Fio

Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 6 ou mais
Coloque cada criança sentada uma ao lado da outra e peça para a primeira dizer uma frase completa.
Cada uma das crianças deverá repetir a frase para o colega que está ao lado, deve falar o mais baixo possível para que os demais participantes não ouçam a frase. Isto deve ser feito até que chegue a última criança, quando isto acontecer ela deverá repetir em voz alta a frase para que todas ouçam. Quase sempre no final a frase nada tem a ver com a frase inicial, é muito divertido.


saude.culturamix.com
03 – Queimada pela Bola

Faixa Etária: Acima dos 6 anos
Nº de Participantes: 8 ou mais
Tradicional jogo entre crianças e adultos, onde a bola é o principal elemento. Deve-se formar dois grupos, cada grupo ficará de um lado do campo. No fundo de cada lado do campo do jogo, demarca-se um local que denominamos ‘poço’ onde os elementos do grupo que forem ‘queimados’ pela bola deverão permanecer isolados do restante do grupo. Ganha o jogo a equipe que “queimar” todos os jogadores adversários.

04 – Vire Estátua

Faixa Etária: Acima dos 5 anos
Nº de Participantes: 3 ou mais
Ponha uma música divertida, e inesperadamente pare o som e grite ‘Estátua’, os participantes deverão então parar exatamente na posição em que se encontravam no momento em que o som parou. Neste caso você que está no controle da brincadeira deverá brincar, fazer caretas para fazer com que os participantes deem risadas, perde quem não conseguir manter-se sério e como ‘estátua’.


Também colorimos desenhos, fizemos teatrinho, montamos quebra-cabeças. Foi muito bom poder brincar e passar esse tempo com as crianças.
E vocês, como fazem para brincar com seus filhos?
Até a próxima!!!


Fonte: http://www.blogdacrianca.com/brincadeiras-infantis-divertidas/#ixzz23AqC9bfB

        http://www.qdivertido.com.br/vamosbrincar.php

Um comentário:

  1. Nossa, que ferias divertidas, as meninas devem ter amado. Minha infância também foi divertida assim. Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...