quarta-feira, 11 de julho de 2012

Pra que pressa em alfabetizar seu filho? - by Camila

Vivemos numa época da ansiedade, como já comentei antes quando conversamos a respeito da ansiedade em saber o sexo de seu bebê. Hoje em dia vemos mamães e papais ansiosos em ter em casa mini-adultos, que já sabem ler e escrever, se trocar tomar banho sozinhos, e etc. Isso com menos de 6 anos de idade. Mas peraí, cadê a infância desse pequeno ser humano que você tem em casa?

Outro dia entrei em um fórum de discussão sobre assuntos de família e me deparei com uma mãe desesperada por que seu filho de 5 anos não sabe ler, só reconhece as letrinhas. E não satisfeita ela levou a criança ao médico que queria fazer uma ressonância magnética na criança e ela estava desesperada por que não tinha o dinheiro para pagar tal exame. Será que isso é realmente necessário? Esse desespero em fazer nossos filhos já entrarem no Ensino Fundamental sabendo ler e escrever, e se duvidar em português e em inglês?!

Essa nossa pressa de tudo para ontem pode fazer com que as crianças se sintam frustradas por não estarem no nível que nós, os pais, achamos que ele deveria estar, podendo até mesmo criar nesta criança uma certa aversão a estudo. Temos sempre que tomar cuidado em não fazer uma cobrança que não está na hora, pois tudo tem seu tempo.

A época do Jardim de Infância é para a criança viver sua infância, pois é o único momento que eles podem ser eles mesmos, testar os seus (e os nossos) limites, brincar, descobrir o mundo, as cores e as texturas de tudo que toca. Em que outra idade ele fará isso?!

http://www.portalangels.com
Existem crianças que conseguem aprender com mais facilidade, assim como existem aquelas que precisam de um tempo maior para aprender. Cada criança tem seu tempo e nós temos que respeitar isso.

Não devemos apressar nossos filhos, esperando ansiosamente que leiam com 5 anos de idade tudo que passa em sua frente, já que o filho da vizinha lê desde os 4 anos. Devemos estimular, sem cobranças, sem pressa.

Vamos com calma, ensinar e educar são tarefas árduas para nós, os pais, e para nossas crianças aprender também não é fácil, não é mesmo? Já fomos crianças e já passamos por tudo isso que nossos pimpolhos estão passando!! rs

Não há uma idade certa para alfabetizar, há um período. O tempo certo de sua criança é quando ela quer aprender, e ela com certeza vai te dar sinais sobre essa vontade. Aí sim, estimule, ensine juntamente com a escola, as sílabas, as palavrinhas simples do dia-a-dia. E logo você vai ver seu filho contando estorinhas para você dormir rs

Leitura recomendada: Jornal da Educação, Clic Filhos, Alo Bebe.

2 comentários:

  1. Olha falou tudo!!
    Esse fds mesmo estava conversando com meus pais como essas "comparações" são terríveis e muitas vezes nos vemos "cobrando" nossos pequenos para fazer ou falar algo que o filho do vizinho faz.
    Comentei que tento me policiar para não ser influenciada e deixar assim a Sophia ter uma infância tão gostosa como foi a minha. O que hj é essencial.

    ResponderExcluir
  2. De acordo com o MEC, a alfabetização deve iniciar aos 6 anos, mas a criança vai desenvolvendo a alfabetização até os 8 anos. Ou seja, criança que aprende a ler antes dos 6 anos é porque tem mais facilidade mesmo, ainda assim não é o esperado e nem é recomendado estimular excessivamente essa habilidade. Ótima discussão!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...