terça-feira, 17 de julho de 2012

Não compare seu filho a outras crianças - parte 2 - by Ro Groba


infancia8090.blogspot.com

Olá, continuando o assunto da comparação entre crianças hoje falarei sobre as peraltices de nossas crianças.
Mesmo não falando de desenvolvimento ainda existe a comparação das crianças em relação ao que elas "aprontam". Por aqui não é diferente e me pego várias vezes pensando nisso quando a Marina apronta alguma!!
Porém cada criança tem sua personalidade e faz as coisas a sua maneira, uma pode ser mais levada e outra menos mas não quer dizer que haja algum problema. Tem sempre aquela estória do filho mais velho ser tão calminho e o mais novo aprontar demais ou vice versa.

E isso acontece aqui em casa; Maria Clara sempre foi tranquila, gostava de ver desenhos e ficava quietinha,  adorava sentar comigo para ouvir estorinhas dos livrinhos, ficava sentada desenhando, etc... Já no caso da Marina as coisas são bem diferentes!!
Ela também gosta muito de desenho mas andando para lá e para
cá, sentamos juntas (nós três!) para ler os livrinhos mas ela quer virar a página ou "ler suzinha" como ela diz. Desenhar então!!! Ela desenha também mas junto com o papel vão as paredes, o chão e os móveis. Coisa que nunca aconteceu com a mais velha!
E também tem o danoninho que às vezes pinta as paredes e a TV.

Apesar de ficar de cabelo em pé com algumas coisas vejo com naturalidade essa diferença entre elas porque sei que faz parte do desenvolvimento e cada uma experimenta o mundo de uma maneira.
Mas também não posso ignorar o fato de que fico enlouquecida com certas "artes" e tento explicar de uma maneira saudável; dentro do possível, porque afinal de contas sou humana e às vezes me estresso também; sem brigas e sem gritos para ela possa entender o que é certo e o que é errado.

Também procuro estar presente nas brincadeiras para incentivar a fazer o que é certo.

O psicólogo Herculano Andrade Dias dá algumas dicas para lidar com as crianças:

1 – Não dê a seu filho tudo que ele quiser. Desde pequeno, ele deve aprender a ouvir um “não” e saber que existem limites.

Se você lhe der tudo que pedir, quando crescer, ele acreditará que o mundo também tem obrigação de lhe dar tudo que desejar. Assim, terá muitos problemas fora de casa, porque ninguém estará disposto a fazer sempre todas as vontades dele. Lembre-se que ele não encontrará lá fora todas as facilidades que você der em casa, por isso, prepare-o para a vida, dê-lhe tarefas e ensine-o a ter responsabilidades.

2 – Quando seu filho fizer peraltices, não ria, nem apoie. Aponte os erros que ele cometer e exija com educação, porém com autoridade, que os reconheça e se proponha a mudar.

Quando o filho apronta, os familiares costumam achar graça de suas traquinagens. Isso, na verdade, representa um grande incentivo à criança para continuar fazendo coisas erradas. Não ache graça da falta de educação e das peraltices de seu filho, ao contrário, repreenda-o.

3 – Quando seu filho deixar, espalhados pelo chão, roupas, sapatos, livros e brinquedos, faça-o apanhá-los.

Educar significa também estabelecer regras e limites e, principalmente, zelar para que sejam cumpridas.

4 – Não faça comparação das virtudes e dotes de seu filho em relação aos outros.

Todos têm virtudes e defeitos. Elogie as virtudes de seu filho e não acoberte seus erros. Os filhos não devem mandar para os pais, ao contrário, os pais é que devem mostrar o melhor caminho aos filhos, dando-lhes orientação, limites e exigindo respeito. Para isso, os pais precisam demonstrar autoridade dentro de sua casa, sem violência, porém com firmeza.

5 – Dedique atenção e tempo a seu filho.

Tudo na vida tem seu tempo certo. A falta de tempo jamais pode ser desculpa para não acompanhar o que seu filho faz. Os pais que não dedicam tempo para orientar e corrigir seus filhos, geralmente, chegam à conclusão de que acordaram tarde demais.



Acho muito válidas essas dicas e muito importantes para o dia a dia!!!
Espero que tenham gostado.



Fonte: http://institutosolidario.no.comunidades.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...