segunda-feira, 9 de julho de 2012

Funchicórea, realmente milagroso? - by Alê

Olá, bom dia!!

      Quem é mãe sabe o quanto é difícil ver nossos filhotes sofrendo com alguma dor não é? E por isso muitas vezes recorremos àquelas receitinhas caseiras de nossas mães e avós. É aí que entra a funchicórea.
        A funchicória é um pozinho fitoterápico "milagroso" que muitas mamães usam para aliviar as cólicas do bebê. Ele tem na sua composição folhas de chicória, raiz de ruibarbo em pó, flores de funcho e sacarina que dá o sabor doce, e essa misturinha é um grande alívio para as dores do bebê.

 Mas então porque a funchicórea foi proibida? De acordo com a ANVISA a empresa que fabrica o produto não comprovou segurança e eficacia para os fins relatados, além da resolução de 2004 que determina que medicamentos fitoterápicos que contenham partes da planta (chicória) sejam substituídos por outros derivados, como o extrato da planta professor. Apesar da funchicorea ser usada a mais de 70 anos, não existe nenhum estudo cientifico que comprove sua eficácia contra as cólicas, mas porque só agora que a ANVISA tomou essa decisão?

       Diretores do laboratório dizem que novos estudos devem ser feitos, para a recuperação da autorização da venda, pois pesquisas feitas com o extrato da planta não comprovaram eficacia contra as cólicas. 
Muitos médicos afirmam que a funchicorea funciona mais como " remédio psicológico aos pais", pois quando era oferecido para a criança o sabor tirava a atenção do bebê da dor para o gosto prazeroso momentaneamente, e tranquilizava os pais pela sensação de que algo tinha sido feito.

Eu nunca dei a funchicorea para minha filha, mas quero opiniões de quem já experimentou dar para seus bebês; vocês acham que realmente funciona ou só serve como placebo mesmo? Concordam com a decisão da ANVISA? 

  


Fontes que ajudaram:
http://www.melpoejo.com.br/wp-content/uploads/2009/07/bula.pdf
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/1076693-tradicional-droga-para-colica-de-bebe-some-das-farmacias.shtml
http://andrebarcinski.blogfolha.uol.com.br/2012/05/07/o-misterio-da-funchicorea/
http://guiadobebe.uol.com.br/por-que-a-funchicorea-foi-proibida/

Um comentário:

  1. Alê, como a Jade não teve cólicas, eu só usei uma vez a funchicórea, mas mesmo assim foi no dedo, porque ela não usou chupeta... então não sei o que opinar...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...