quarta-feira, 2 de maio de 2012

E aquela tal encantadora de bebês? - by Camila

Quando a gente é mãe de primeira viagem a gente baixa a livraria em casa e lê tudo que vê na internet, não é mesmo? Provavelmente você está aqui fazendo o mesmo ;-)

Daí você se depara com os ensinamentos da famosa encantadora de bebês Tracy Hogg e se pergunta? E isso lá funciona? Bom, primeiro vou resumir um dos métodos mais divulgados e vou contar como foi lá em casa.

O método mais famoso é o E.A.S.Y.
E - eat - Comer, mamar
A - activity - Atividades
S - sleep - Dormir
Y - you - Cuide de você

Como ele funciona? Basicamente, você deve alimentar seu bebê quando ele acordar, fazer algumas atividades com ele, conversar, colocar num tapete com brinquedos, incentivá-lo a brincar (claro, tudo dentro dos limites, né?) e depois, quando perceber que ele está com sono você deve colocá-lo para dormir e durante esse soninho cuidar de si mesma. (Se quiser maiores detalhes da técnica, sugiro comprar o livro ou pegar emprestado com aquela sua amiga =) )

Ou seja, ela nada mais nada menos está te incentivando a fazer uma rotina para seu pequeno. Parece pouco, mas ter uma rotina com bebês pequenos ajuda-os a entender o mundo, a não ficarem ansiosos por não saber o que virá em seguida. Se você criar uma rotina de soninho também vai ajudar ao bebê (e a você!!) a aprender a dormir sozinho, sem demais artifícios.

Lá em casa, eu li os livros da Tracy logo no final da gravidez e a ansiedade em logo implantar uma rotina me deixou muito frustrada no início. Mas pera lá, né? A pequena não tinha nem mês de vida e eu já querendo impor algo a ela?! Deixei rolar depois de desistir e ver como as coisas se encaixavam, para conhecer a rotina da minha pequena. Depois de algum tempo (não recordo bem, uns 3-4 meses), resolvi tentar aplicar uma rotina aos poucos, sem agredir a pequena, e com 5 meses já estávamos numa rotina que ambas desenhamos. E creio que isso ajudou bastante a Jade a ser a criança que ela é hoje, ela já sabe que depois do mamá da manhã, ela irá brincar um pouco, depois vai ter o suquinho, e etc. E ela pede por isso. A rotina noturna então foi ótima pois hoje é só colocá-la no berço e ela dorme sozinha. Ok, tem dias que choraminga, mas pega no sono no minuto seguinte.
Getty Images

Com isso eu incentivo sim a aplicação de métodos que agregam à relação mamãe-bebê, mas não sou muito daquelas de deixar o bebê chorando até se esgoelar. Isso não concordo e creio que você também não. Tudo que a gente lê e ouve tem que ser filtrado na sua cabecinha e desenhado na sua vida da forma que apenas vocês dois vão querer e curtir.

O que você acha desse assunto? Você também tentou aplicar alguma rotina em sua casa? Como foi?

Até

3 comentários:

  1. Ah, juro que eu li e super recomendo a Tracy kkkkkk
    Claro que a gente tem que tirar aquilo que serve pro nosso caso, sem a neura de seguir tudo a risca. Mas eu sou super a favor de rotina pra criança, acho que é isso que contribui pra que eles sejam mais calmos e se sintam mais seguros.
    O EASY me ajudou muito no começo.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente, nem li esses livros. Sigo a rotina que criei e deu certo até hj para as duas, mas não sou rígida e se acontece algum imprevisto deixo rolar. bjo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo !!! Com a Luma foi um sucesso !!! Rotina é tudo o que eles precisam ... e desde os 3 meses ela dorme a noite INTEIRA sozinha em seu quarto ... ain que delícia !! hehe .. bjs

    roberta

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...