quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dificuldades na amamentação - by Rolopes


Olá leitores!

Hoje quero conversar com vocês a respeito de um problema que algumas mulheres passam durante o período pós-parto: aquelas que têm dificuldades no processo de amamentação. Eu estou incluída nesse grupo de mulheres, infelizmente. Algumas mulheres não conseguem obter uma produção de leite suficiente para amamentar seus bebês exclusivamente e acabam tendo que associar o complemento, que é alimentação dos bebês através de leites em pó artificiais.

Com a minha primeira filha passei por isso, ela conheceu a mamadeira com 1 mês e meio de vida e com o meu bebê agora não foi diferente, esse já saiu da maternidade com o complemento indicado, e por ser muito guloso já entrou direto no revezamento seio-mamadeira.

Para tentar aumentar a produção de leite, os médicos receitam alguns medicamentos que produzem esse efeito colateral. Eu faço uso de dois, mas confesso para vocês que eles não fazem muita diferença não!

Foi aí que resolvi procurar mais informações na internet sobre esse assunto e encontrei uma gama de alternativas para se aumentar a produção de leite materno. Algumas com comprovação científica, outras com muitos depoimentos favoráveis e outras muito curiosas por sinal! Elenquei mais de 20 dicas e hoje vou compartilhar esses dados com vocês. Ressalto que essas informações foram retiradas da internet, de diversos sites (confiáveis ou não), alguns eu mesma testei e outros apenas estou repassando da forma que eu li. Se quiserem testar fiquem à vontade, mas lembre-se de consultar o seu médico antes de usar qualquer tipo de medicamento!

A primeira grande dica (eu a considero a mais importante e efetiva): BEBA MUITA ÁGUA! Inclusive durante a amamentação! Recomenda-se que a mulher lactante beba em torno de 4L de água por dia. O leite é composto por 80% de água.

Outras dicas:
1- Medicamento Equilid (antidepressivo, só é vendido com receita retida). Eu tomo ele!
2- Medicamento Plasil (anti-emético). Muita gente utiliza ele e dizem que é muito bom!
3- Medicamento Materna (polivitamínico)
4- Chá de erva doce. Segundo minha GO, tem comprovação científica que ele aumenta o leite. Eu tomo!
5- Chá da mamãe - Weleda
6- Tintura de algodoeiro (mandar fazer em farmácia homeopática e tomar 3x ao dia, 20 gotinhas). 
7- Cápsulas de amamentação (alfafa, erva doce e urtiga). Eu tomo!
8- Suco de cajú, suco de beterraba, suco à base de soja, suco de manga, suco de uva. Bom, suco é líquido, então faz o mesmo efeito da água, que é a maior composição do leite materno.
9- Syntocinon spray nasal (spray de ocitocina, hormônio responsável pela produção de leite). Acho meio arriscado isso!
10- Cerveja preta. Essa é clássica, confesso pra vocês que meu pediatra recomendou que eu tomasse! E eu tomo de vez em quando! rs
11- Chá de ameixa preta (seca) - é só ferver, deixar um tempo nessa água, misturar bem e tomar- e comer a ameixa depois.
12- Canjica e derivados do milho. Eu comi canjica, pipoca, milho cozido e não vi diferença!
13- Leitina (homeopatia)
14- Água inglesa (medicamento). Dizem que é muito boa mas o gosto é bem ruim, uma amiga usou e disse que o efeito é bom!
15- Leite com achocolatado antes de dormir. Essa eu achei curiosa, mas deve ser pelo fato de ser líquido! Eu também já experimentei essa e não vi diferença!
16- Yakult
17- Rapadura preta
18- Leite condensado antes de amamentar. Além de curiosa, é super calórica ein! Tô fora!
19- Aveia. Eu passei a comer mais aveia pra ver se mudava alguma coisa mas... não vi diferença!
20- Sopa de mandioca ou mandioca cozida
21- Caldão com músculo cozido, cenoura, batata doce. Receita do meu pediatra, eu fiz! É gostoso mas não sei se adiantou alguma coisa...
22- Fandangos. Essa foi a mais curiosa de todas! Será que é pelo fato de ser derivado de milho?
23- Caldo de cana
24- Levedo de cerveja - 2 cápsulas 3x ao dia. Vi muitos depoimentos a respeito dele, eu estou tomando 2x por dia e acho que ajuda mesmo. 
25- Mucilon de milho (ou de arroz).
26- Deixar a água do chuveiro bem quente escorrer pelos seios na hora do banho. Isso é verdade, a água quente estimula o leite sair, mas que aumente a produção, tenho minhas dúvidas...

 Enfim, a gente faz de tudo um pouco para conseguir amamentar nossos filhotes! Um abraço e até a próxima!


2 comentários:

  1. Eu usei o spray nasal de ocitocina na época do FH amiga, e funciona sim, afinal, ele aumenta a carga de hormônio no sangue. O certo é usá-lo meia hora antes de amamentar, se não me engano, mas tem um tempo certo, na época foi meu GO que me passou quando minha produção de leite diminuiu, lembra? Usei ele combinado com o plasil, e achei que aumentou bem a produção, mesmo assim, não foi suficiente pra ficar na amamentação exclusiva.
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. RO, fico feliz em ver que vc luta pela amamentação do Renan e que tb não sofre por ter que dar complemento, quando necessário. Qualquer coisa grita, que estamos sempre aqui para te ajudar!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...