segunda-feira, 2 de abril de 2012

A Fontanela do bebê - by Alê

Imagem do site Crescer
Desde muito pequena sempre ouvi aqui em casa sobre os cuidados com a moleira do bebê, mas na verdade não entendia muito bem o que era, nem porque de toda essa enfase de proteção. Até ficar grávida! Com toda curiosidade de mãe de primeira viagem fui em busca de mais informação sobre o assunto!

A moleira é chamada pelos médicos de Fontanela e é uma região na cabeça do bebê muito delicada, mas não tão frágil quanto parece. 
Foto do site Crescer Juntos
Na verdade o recém-nascido tem duas moleiras, uma menor que fica na parte de trás da cabeça e a outra maior, essa é que os pais notam mais, fica no alto da cabeça. Essa fontanela é uma camada membranosa que tem a capacidade de se contrair no momento da saída da cabeça do bebê na hora do parto para facilitar a passagem e tem também a função de proteger o cérebro enquanto ele cresce e os osso do cranio "colem". Olha só como a moleirinha é importante!!!!

Os pais devem sim ficar atentos às alterações da moleira, pois elas indicam o bom ou mal desenvolvimento da criança, por isso devem dar atenção maior nas consultas de rotina no pediatra no primeiro ano de vida.
  • Moleira um pouco levantada pode sinalizar uma meningite;
  • Se estiver mais afundada pode ser desidratação, de acordo com a pediatra Maria Esther;
  • Se houver um fechamento precoce(antes de 6 meses) o cérebro vai ficar sem espaço para crescer e pode causar lesões graves, essa situação é chamada de cranioestenose;
  • Se houver um atraso no fechamento pode indicar problemas como hidrocefalia, raquitismo(falta de vitamina D e cálcio);
  • Se ela estiver pulsando geralmente é normal quando a criança chora, mas você deve se preocupar se for forte e se apresentar febre.
Não fique com medo de tocar ou lavar a cabeça do seu bebê, uma moleira saudável se apresenta plana e resistente ao toque, mas fique sempre atenta a qualquer alteração persistente, leve ao médico e tire suas dúvidas.



Beijos mamãe Alê

Site de pesquisa: Crescer
                        Conhecer saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...