segunda-feira, 30 de abril de 2012

Brotoejas, previna para não ter! - by Alê

Bom dia amigas!!

Já tem umas duas semanas que Anna Laura está com algumas partes do corpo cheio de carocinhos, que coçam e a deixam com uma aparencia meio feinha. rs São as famosas brotoejas, que eu via aparecer em vários colegas, mas que ela nunca tinha tido, até agora. 

De acordo com o site do Dr. Drauzio Varella, brotoeja é o nome popular de miliária, uma dermatite causada pela obstrução dos dutos excretores das glândulas sudoríparas, o que impede a saída do suor. Com o calor, a pele aumenta a produção de suor para diminuir a temperatura do corpo, com isso acontece que pode ter uma obstrução desses dutos, principalmente nos lugares de maior contato com tecido, provocando essas erupções.

Brotoeja tipo Cristalina
foto daqui
A aparência das brotoejas vai depender da profundidade do bloqueio dos dutos, aquele que o suor percorre para alcançar o lado de fora do corpo.
As bolhas podem ser pequenas, transparentes e sem sinal de irritação, a chamada Miliaria cristalina, quando o bloqueio foi mais superficial da epiderme; 
Brotoeja tipo Rubra
foto daqui



Ou podem ter um aspecto de bolhas vermelhas e inflamadas, chamada Miliaria Rubra, quando o bloqueio ocorrer mais ou menos no meio do ducto; 

Brotoeja tipo pustulada
imagem daqui
Ou ainda podem ter aspectos de pústulas grandes quando o bloqueio aconteceu na parte inicial do ducto, são chamadas Miliaria Profunda ou Pustulosa.
Para tratar evite estar em ambiente quentes, procure sempre estar refrescando a pele, aumente a frequência dos banhos, procure usar roupas bem leves para aliviar o desconforto.
Para prevenir evite situações que provoque muito calor e sudorese abundante.

Recomendações:


  • Evite passar cremes, loções e cremes nos dias de calor.
  • Ligue ventilador ou ar-condicionado para evitar a sudorese.
  • Prefira roupas de algodão que absorvem o suor.
  • Procure um médico se as brotoejas tiverem sinal de infecção.
  • E o bom e velho conselho da vovó: coloque "maizena" nas erupções que ajudam a aliviar os sintomas.
E é isso que estou fazendo em Anna Laura, "maizena" o tempo inteiro pra refrescar e ela está bem melhor e já quase não coça.

Beijos grandes, Alê



Fontes: ABC da Saúde
            Site Drauzio Varella

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...