quinta-feira, 19 de abril de 2012

Amamentar até quando? - by Josilda

Pois é, a amamentação é um dos momentos mágicos da maternidade. Traz segurança e intimidade entre mamãe e bebe. O leite materno contem açúcar, agua , gorduras, vitaminas tudo o que o seu bebe precisa, então até os 6 meses é indicado como única alimentação, até a agua não é necessária nessa fase e podem acreditar que eu fiz assim e Victor só veio beber agua perto dos 6 meses (hora de voltar ao trabalho rsrs). Através do leite materno (LM) você passa parte de sua imunidade para o seu bebe, protegendo de doenças como otites, diarreia, pneumonia etc (segundo o site www.leitematerno.org/porque.htm).

Também melhora a formação dos dentes, melhora o relacionamento da criança com outras pessoas, desenvolvimento mental, mas, até quando devemos amamentar? É importante sabermos a hora de começar o desmame, inicialmente o bebe já deve estar comendo outras coisas, e para isso, é importante que sejam apresentados a ele novos alimentos, sucos, agua etc. é a hora da sopinha, da verdurinha, da frutinha batida.

Se a criança já esta com alimentos incluídos no cardápio a fase do desmame será melhor. É uma hora que não só a criança como a mãe deve se preparar. Algumas crianças facilitam e deixam sozinha de mamar, minha filha Aissa deixou de mamar sozinha com 13 meses. Já Víctor esta com 2 anos e estamos na batalha do desmame, que por essa idade se torna um pouco mais trabalhosa. Para mim agora é a hora de desmamar. Cada mãe deve decidir isso na hora certa, espero em breve contar como foi este desmame. Conversando com uma pediatra ela me disse que não há medicamento para desmamar, e sim que a mãe deve dizer ao bebe que ele agora não precisa mais da mama, tem outras opções ( de maneira compreensível a criança) e se manter firme nessa decisão.

Várias amigas minha conseguiram desmamar em 3 dias, eu já fiquei 5 dias sem amamentar o Victor e ele continuo atrás do peito, não esqueceu. Agora acredito que ele esteja mamando um pouco menos (mesmo colocando coisas amargas no peito). Minha irmã caçula mamou ate 5 anos e alguns meses, agora em fevereiro ela ganhou a filhinha dela, vamos ver se ela vai querer ficar tanto tempo assim. Agora a verdade seja dita, a criança que mama adoece bem menos e se recupera bem mais rápido, é bem humorada, bastante ativa e interativa, vale a pena amamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...