sexta-feira, 9 de março de 2012

O Batizado - by Aline

Olá queridos leitores.

Vamos falar do batizado? Você batizou seus filhos? Acredita nessa cerimônia? Sabe o que significa?

O batismo é uma cerimônia cristã. Cada religião cristã tem sua forma de realizá-la, mas todas baseando-se no batismo de Jesus Cristo por João Batista. Para a Igreja Católica, esse é o primeiro de sete sacramentos estabelecidos por ela. Ao receber esse primeiro sacramento, a criança nasce para a fé e para a vida cristã.

“Por trás de cada gesto nessa cerimônia há um importante significado como a água que é jogada sobre a testa da criança, que representa vida nova, o óleo que simboliza a força da graça de Deus contra o mal; a vela, que é a luz da fé; a roupa branca é um importante símbolo deste ritual, que indica a pureza do corpo e da alma daquele que está recebendo o batismo” (FONTE: http://www.dicasdemae.com.br/2009/08/batizado-e-o-seu-real-significado/).

Outro item importante no batismo é a escolha dos padrinhos, que são aqueles que vão assumir, junto com os pais, a responsabilidade pela educação religiosa da criança. O ideal é que a escolha seja de alguém próximo e querido dos pais, já que a intenção é a de que eles participem da vida da criança que será batizada. No caso do FH, os padrinhos dele foram minha irmã Luana, escritora aqui do nosso blog, e meu cunhado. Sempre pensei que padrinho e madrinha devem ser da família, porque com a família a gente nunca, ou quase nunca, perde o contato. Um amigo, por mais querido e importante que seja na nossa vida, uma hora pode ir embora e a distancia vai impedir essa convivência tão saudável e rica. Mas isso vai de cada pessoa, afinal, o importante é que sejam pessoas bem queridas e com afinidades religiosas.

Mas e quem não é católico e mesmo assim batiza? Esse é meu caso. Eu não sou católica, mas fui batizada quando bebê e acredito muito nessa cerimônia. Não conheço alguns símbolos e significados da Igreja Católica, mas eu acredito em Deus, sou cristã e acredito que esse é um momento especial, em que entregamos nosso filho a Deus, para uma vida de luz e de bondade. Por isso, mesmo não sendo católica, fiz questão de batizar o FH. Pelo que a cerimônia representa.

Foto de arquivo pessoal

Acho que todo pai e toda mãe deseja que seu filho seja uma pessoa boa, que faça o bem para os outros, que trilhe um caminho de amor, de bondade, de respeito ao próximo, à natureza, aos valores, que não seja preconceituoso, e todas as outras coisas boas que Jesus ensinou. E eu acredito muito, até pela minha formação religiosa e profissional, que todo mundo tem direito de ter a fé que quiser, ainda que essa fé seja em nenhum Deus ou divindade. O importante é nunca esquecer de respeitar os direitos dos outros, já que vivemos em sociedade. Mas eu acredito também que quando temos uma fé, qualquer que seja ela, trilhar o caminho do bem se torna mais fácil, ou menos penoso em algumas situações. Vivemos num mundo cheio de coisas boas, mas também cheio de mazelas e de coisas muito ruins, terríveis até. E a fé ajuda a gente a fazer boas escolhas e ter convicção e segurança das escolhas que fazemos. A vida fica mais serena e leve.

Ao mesmo tempo, eu penso que quando nos preocupamos com isso desde que nossos filhos são bem pequenos, ainda bebês, é mais fácil de fazê-los entender que mesmo que haja maldade no mundo, nós não precisamos agir do mesmo jeito. E é por isso que eu resolvi batizar o FH: para que ele, desde pequeno, saiba que, independente da religião que ele escolher ter no futuro, quando ele for adulto, que ele seja uma pessoa boa. Que ele respeite as pessoas, que ele se preocupe com o próximo, que ele tenha compaixão pelo mundo, que ele respeite os animais, as plantas e todas as formas de vida. E que nunca se esqueça de que o amor move o mundo, sempre, em qualquer circunstância, até nos piores momentos.

E vocês? Batizaram seus filhos? Quais os motivos?
Beijos,
Aline

Um comentário:

  1. A Isa foi batizada com 4 meses e a gabi tbem será....apesar de eu não ser uma seguidora ardua de nenhuma religião acredito em Deus e tenho uma relação de muito amor, carinho e cumplicidade com ele, e quero transmitir isso para as minhas filhas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...