quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sinais de Fertilidade - Mais dicas - by Camila

Continuando a falar sobre os sinais de fertilidade, onde já falei sobre a Temperatura Basal.

Hoje vou repostar aqui (já publiquei grande parte do texto no meu bloguinho particular) sobre o muco cervical, colo do útero, uso de indicadores de fertilidade, entre outros.


Muco cervical

É produzido pelo seu colo do útero conforme a ovulação se aproxima, devido ao aumento do estrogênio. Ele flui do colo até a vagina, onde pode ser facilmente observado. O muco varia conforme o ciclo, aumentando em quantidade e se tornando mais limpo e elástico à medida que a ovulação se aproxima. Notar e anotar essas mudanças lhe ajudará a escolher o melhor tempo para "namorar" e reconhecer seu padrão de fertilidade

Comumente, o muco começa depois do seu período e então se torna pegajoso, e então cremoso e depois aquoso, tornando-se "clara de ovo" quando a ovulação se aproxima. Você pode ter vários tipos de muco num só dia. Sempre grave o muco mais fértil para ter certeza que não perca o dia mais fértil potencialmente.


Como checar o muco externamente

Evite checá-lo imediatamente antes ou após a relação, pois os fluidos seminais podem atrapalhar suas observações. O melhor modo de checar seu muco é quando vai ao banheiro. Depois de usar o papel higiênico, você pode se limpar uma segunda vez e verificar se saiu algo no papel. Você também pode usar seus dedos limpos (lave a mão antes para evitar levar sujeira externa para suas partes íntimas) e também em sua calcinha.


Coisas para observar quando verificar seu muco

- Você sente sua vagina seca ou úmida?
- Tem algum fluido no papel higiênico?
- Como ele se parece?
- Que cor tem?
- Sua consistência?
- Quanto tem?
- Como ele se parece (pegajoso, etc.)?
- Posso esticá-lo entre meus dedos?

Se estiver tendo algum problema em encontrar seu muco, faça exercícios "kegel" (tencionando e relaxando os músculos para controlar o fluxo da urina) ajuda a impulsionar o muco através da vagina e torna a observação mais fácil. (Evite fazer tais exercícios após a relação, pois isso pode expulsar o sêmen do colo, onde é justamente onde você quer que eles fiquem.

Para anotar seu muco em seu gráfico, sempre escolha aquele mais fértil, por exemplo, se seu muco estiver entre cremoso e clara de ovo, sempre escolha clara de ovo.

- Seco: Sem muco; fora da vagina você se sente seca. Você pode ver dias secos tanto antes quanto após a ovulação.
- Pegajoso: Se parece com um chiclete, grosso ou esfarelado, se quebrando facilmente ao esticá-lo. Geralmente é amarelado ou branco, mas também pode ser esbranquiçado/limpo. Pode ser observado tanto antes quanto após a ovulação.
http://draalessandramatos.com.br/
- Cremoso: Se parece com um hidratante, branco ou amarelo ou esbranquiçado/limpo, como leite ou creme, maionese ou uma solução de farinha com água. Estica-se pouco, mas não muito, se quebra facilmente.
 - Aquoso: Lembra água. Mas também pode esticar. É considerado fértil e pode ser seu muco mais fértil. Você pode verificá-lo antes do muco clara de ovo ou você não terá esse muco.
- Clara de ovo: É o muco mais fértil. Pode-se esticá-lo entre os dedos e é transparente, podendo ser tingido com branco ou rosado. Lembra sêmen (e tem as mesmas propriedades para permitir que o esperma sobreviva).
- Manchado: Anote-o quando encontrar manchas vermelhas ou marrons em sua calcinha ou no papel higiênico. Não requer absorvente. Você pode percebê-lo antes ou depois da menstruação, na ovulação ou na implantação (se estiver grávida). Não inicie um novo ciclo até que obtenha fluxo normal de menstruação.


Fatores que podem influenciar na qualidade ou na quantidade de muco cervical que você produz e pode impactar em seu gráfico. São eles:
- Medicamentos (anti-histamínicos e diuréticos)
- Medicamentos para fertilidade, como clomid (pergunte ao seu médico)
- tranqüilizante
- antibióticos
- expectorantes (pergunte ao seu médico)
- drogas (pergunte ao seu médico)
- vitaminas
- infecção vaginal ou doença sexualmente transmissível (pergunte ao seu médico)
- doença
- ovulação tardia
- ducha vaginal
- sobrepeso
- resíduos seminais
- lubrificantes (não recomendado, pois podem matar o esperma)
- amamentação
- função ovariana diminuída
- quando se terminou de tomar pílulas anticoncepcionais.

Se você notar qualquer coisa que lhe preocupe sobre seu muco (se tem cheiro ou causa desconforto, etc.) avise seu médico.


Mudanças na posição e na firmeza do colo do útero

Essa observação é secundária e opcional.

Isto pode tomar alguns ciclos para notar a diferença no colo. Uma boa idéia é checar quando você sabe que está fértil como indicado pelo muco e novamente quando não estiver fértil (como indicado pelo aquecimento durante sua fase lútea). Com esta correlação, você sentirá mais fácil as diferenças entre tempos férteis e inférteis.

Quando a ovulação se aproxima, seu colo estará alto e mole (você pode notá-lo aberto também). Quando não estiver fértil, ele estará baixo, firme e fechado. Se você não se sente confortável checar seu colo ou suas mudanças, mas você consegue observar o muco facilmente, checar o colo não é essencial.

Algumas dicas se você decidir por este método:

1. Evite uma possível infecção, sempre lavando bem as mãos antes de checar o colo.
2. Cheque o colo uma vez ao dia após a menstruação. Você só precisa checar uma vez ao dia, diferentemente do muco que precisa ser verificado varias vezes ao dia.
3. Cheque seu colo no mesmo horário todo dia
4. Cheque sempre na mesma posição todo dia
5. Agache ou coloque um pé num apoio (vaso sanitário, por exemplo)
6. Relaxe
7. Insira um ou dois dedos na vagina. No fundo você deverá sentir o colo. Se aplicar leve pressão com os dedos, notará que é mais suave, esférico e firme que os tecidos vaginais em volta.
8. Sinta o colo e faça as seguintes observações:
a. está alto ou baixo?
b. suave ou firme?
c. aberto ou fechado?
d. úmido ou seco?
e. sente alguma ferida ou inchaço? (se sim, procure seu médico).
9. anote suas observações.


Mudanças do colo

1. Posição:
a. Baixo: Posição menos fértil. É fácil de alcançar e sentir o colo,
b. Médio
c. Alto: Posição mais fértil. Note que sentirá mais úmido. Será mais difícil alcançá-lo.
2. Firmeza
a. Firme: Seu colo também estará mais baixo e será fácil alcançá-lo.
b. Médio
c. Mole: Será mais difícil alcançá-lo. É a textura mais fértil.
3. Abertura. Nem todas conseguem reconhecer. Mulheres que já tiveram filhos terão o colo ligeiramente mais aberto do que as que não tiveram.
a. Fechado
b. Médio
c. Aperto


Aparelhos e testes de fertilidade

Está aumentando o número de produtos para indicação de possível fertilidade. Eles se baseiam em mudanças em hormônios que pode ser detectados pela urina ou saliva. Quando usar um desses kits, o mais importante é ler o manual deles. Esses kits podem trazer pistas adicionais e secundarias sobre seu status de fertilidade que pode complementar suas observações a partir de dados primários. Você pode achá-los especialmente úteis se tiver ciclos irregulares, ciclos anovulatórios, ou se acha que não sabe fazer uma leitura correta de seu muco e sua TB. Na maioria dos casos, tais kits não são essenciais, mas você pode usar a informação para fazer análise comparativa.


Dor de ovulação

Também conhecida como mittelschmertz, que significa “dor no meio”; se refere à dor que você pode sentir próximo ao seu abdômen ou ovário na hora da ovulação. Pode não acontecer na mesma hora que o ovulo for expelido e nem todas sentem. Outras dores são comumente confundidas com esta. Você pode anotá-la mesmo que tenha dúvida. Quando estiver mais antenada com seus próprios sinais será fácil reconhecer a dor, se você a tem. Algumas mulheres nunca notaram essa dor antes de começar a anotar suas mudanças.


Aumento no desejo sexual

Você pode notar que seu desejo sexual é cíclico, assim como isso pode ou não ser normal para você. Sua libido pode ser mais alta quando estiver próxima a ovulação. Outros padrões podem também ser normais para você. Se notar esse padrão em você, pode ser útil anotá-lo.


Manchados de ovulação

Algumas mulheres notam um pequeno sangramento na hora da ovulação. É raro, mas Tb pode-se notar o muco levemente rosado ou com sangue. Se você anota isto, entre com muco clara de ovo ou aquoso, mas nunca como manchado. Se for muito e durar mais que um dia, você deve conversar com seu médico.


O texto é traduzido da parte de Ajuda do site Fertility Friend.


Espero que vocês estejam gostando de conhecer e reconhecer os sinais de fertilidade em você! Beijocas e até a próxima quarta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...