terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Reaprendendo a ter tempo - by Roberta Groba

Olá, como já havia comentado anteriormente as aulas já começaram e minha pequena Marina já foi!!
E aí como fica a vida agora? Para aqueles que trabalham creio não haver mudanças. Mas para mim e várias outras mães que optaram por cuidar exclusivamente dos filhos fica uma sensação estranha. Tempo sobrando para mim? O que é isso? Há quanto tempo não passava por isso!!!
Tempo mais que bem vindo para nós, mas também é preciso saber administrá-lo. Nada de ficar na cama vendo TV, nada de se entupir de guloseimas para suprir a falta e a saudade do pequeno. É hora de levantar, planejar a vida novamente.
Estudar para um concurso, quem sabe? Voltar a malhar, e ficar com um corpinho mais enxuto!! O maridão vai adorar!!! Planeje o tempo que, agora, você tem.  Se cuide mais, isso trará um enorme bem estar para todos na família.
Eu tenho meus planos, minhas idéias e vou colocar em prática. Leiam as dicas a seguir:

"O tempo é o recurso mais escasso e o mais valioso que existe. Agora já passou e não tem dinheiro no mundo que possa comprar este minuto de volta.

Aprender a administrar o tempo é uma das ações mais importantes que qualquer pessoa pode fazer para melhorar suas chances de sucesso nos negócios e na vida.

Há diversos livros e cursos no mercado e este artigo é apenas uma introdução que, longe de esgotar o assunto, vai te dar os principais recursos para atingir seus objetivos.


Planejamento do tempo

Como sempre, a importância do planejamento não pode ser descartada. Planejar o tempo significa saber o que se quer fazer e ordenar as ações para a realização da maior quantidade de atividades no menor prazo para se atingir seus objetivos.


Agenda diária

Para planejar bem o seu tempo, desenvolva o hábito de manter uma agenda diária, faça assim:

No começo do dia, escreva uma lista de tudo o que quer realizar. Faça desta sua primeira atividade, antes de qualquer coisa. Tá bom, depois do café da manhã e de escovar os dentes :-)

No final do dia, veja tudo o que conseguiu fazer e transfira para o dia seguinte o que não foi feito.


Prioridades

É importante saber dar prioridade às ações. Para mim, há alguns fatores que influenciam minhas prioridades:

Prazo – a primeira coisa que levo em conta é a data de entrega de uma tarefa. Uso um truque que é programar cada coisa para dois dias antes da data final. Assim eu tenho tempo de rever as coisas antes da entrega.
Nem sempre dá pra fazer isto, porque surgem imprevistos e coisas de ultima hora e até aquelas coisas “pra ontem”. Nestes casos eu observo:

Resultados – procuro dar prioridade àquelas atividades que trarão o maior resultado. A “Regra de Pareto” diz que 20% do que fazemos traz 80% dos resultados, enquanto os outros 80% de atividades produzem 20% de resultados.
Procuro identificar os 20% melhores e delegar o restante. Pense nisto: às vezes vale mais a pena contratar alguém para resolver o que não traz tanto benefício, mas que igualmente precisa ser feito. Ex: ir ao banco, ao correio, etc. Pode sair até mais barato.

Facilidade – o terceiro fator de priorização de atividades é a facilidade (ou dificuldade) que determinada ação representa.
Eu tento realizar tudo o que é mais rápido e fácil antes, assim no final do dia terei realizado um monte de coisas.
O perigo é ir deixando coisas mais complexas para depois e acabar esquecendo, por isso que este é o terceiro fator e não o primeiro. Os prazos e os resultados têm um peso maior que a facilidade de execução.
Às vezes, quando percebo que alguma coisa vai ser complicada, vou fazendo um pouco a cada dia ou por outro lado, vou “quebrando” um problema difícil em problemas menores e mais fáceis de resolver. Cada pequena parte resolvida é uma parte do todo, assim, quase sem querer grandes obstáculos são ultrapassados.

Conjugando estes três ângulos você também pode estabelecer suas prioridades.


Lista Mestra

Uma lista mestra é a sua lista de afazeres. É a partir dela que você monta sua agenda diária.

Veja como se faz:

Pegue uma folha de papel pautada (ou abra uma planilha) e faça as seguintes colunas:

Atividade, Prazo, Resultado, Facilidade, Prioridade, Completado.

O significado de cada coluna:

Atividade – o que deve ser feito;
Prazo – a data de entrega. Se não há data fixa defina uma, mas não deixe cair muito longe;
Resultados – tente dar um nível de resultado esperado;
Facilidade – de um nível de facilidade. Pode ser: fácil, médio, difícil ou 1,2,3,4,5. Enfim, você é que sabe;
Prioridade – com base nas outras colunas você pode definir a prioridade de cada ação;
Completado – nesta coluna você coloca uma marca em cada atividade concluída. Ao terminar uma ação você também pode riscar a linha, se preferir. Quando uma nova atividade surgir, você deve colocar ela na lista mestra e (tentar) completar as outras colunas.

Lembre-se. No começo do dia você examina sua agenda e atualiza sua listra mestra. No final do dia, repete a ação e planeja o dia seguinte.


Juntando Tudo

Monte sua lista mestra e use-a para manejar a agenda diária. Tente por alguns dias e se você fizer tudo direitinho, vai acabar sendo conquistado por esta forma de trabalhar. Em pouco tempo, verá como fica fácil trabalhar assim e como você vai ficar orgulhoso com os resultados que vai alcançar.
Porque vai estar se colocando desafios e ultrapassando cada um deles, controlando seu tempo e sua vida.
Comece hoje mesmo a planejar seu tempo e realize mais e melhor. "

© 2003 Renato Fridschtein - Todos os direitos reservados. Nota de Autoria: Renato Fridschtein é autor de artigos e ebooks sobre marketing na internet. Você pode encontrá-los no site www.promofor.com.br/meioo . Suas idéias vão muito além de home pages e mostram como ter um empreendimento de sucesso na Internet. Entre em contato pelo info@promofor.com.br. Você pode usar este artigo em sua página ou informativo, desde que mantenha o texto intacto e inclua esta nota de autoria, inclusive os links e esta sentença. Avise-nos quando o artigo for publicado..

Eu achei essas dicas interessantes e espero que vocês também possam aproveitar alguma coisas delas.
Até a próxima!!

Fonte: http://www.igpromo.com.br/artigos7.asp

Um comentário:

  1. Nossa, amei o post.
    Sabe, depois que a gente se torna mãe, mesmo pras que trabalham fora, como é o meu caso, fica complicado organizar o tempo. Eu uso muito esse recurso da lista de tarefas, mas confesso que só quando estou meio atribulada hehehe Deveria ser um hábito diário né?
    Dicas anotadas!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...