terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sinais de Fertilidade - Temperatura basal - by Camila

Como as leitoras mais antigas sabem, nós nos conhecemos num grande fórum que tem na rede, quando ainda éramos treinantes. Eu particularmente fui para aquele cantinho em busca de informações sobre gravidez e etc. Afinal, se temos acesso à informação, por que não usá-la, não é mesmo?

De tanto pesquisar, acabei caindo no tópico sobre temperatura basal e lá conheci as demais Mamis e nossa amizade já vai fazer 3 anos (algumas tem mais que isso!!).
Mas hoje quero falar um pouco sobre temperatura basal, pois depois de tanto ler e reler e ver gráficos de "TB" acabei aprendendo alguma coisa! rs

Já escrevi sobre este tema quando abri meu blog particular, mas acho válido repostar aqui. Lembrando que retirei as informações do site Fertility Friend, onde marcava minha TB (eu também usava o 28dias, mas ele agora está cobrando...).

Indico a TB para aquelas que querem engravidar, e não como método de contracepção. Medindo sua temperatura basal você vai se conhecer melhor e poderá ler os sinais que seu corpo te manda, sabendo quando está no período fértil, carinhosamente chamado de PF, e quando ovulou.

Sua TB é um sinal crítico, pois é o único sinal que lhe dirá se você ovulou ou não. É também o único sinal que lhe ajudará a marcar quando ovulou (ou pelo menos com pouco erro). Todos os outros sinais (como muco cervical, testes de ovulação, etc) lhe indicarão que a ovulação se aproxima. Anotar sua TB e fazer o gráfico lhe mostrará de quanto tempo é sua fase lútea, assim você saberá quando deve fazer um teste de gravidez, quando você pode estar grávida e se ela é suficientemente longa para permitir uma gravidez.

Após a ovulação, o corpo lúteo (o que resta do folículo quando libera o óvulo para fecundação) produz progesterona, que causa o aumento na TB (média de 0,3ºC), na maioria das mulheres, que é observado quando você a mede com um termômetro assim que acorda pela manhã.


Quer começar a medir sua temperatura basal?

Tenha em mãos, um bloquinho e uma caneta e um bom termômetro. Eu usava aqueles termômetros de mercúrio mesmo, de farmácia, bem baratinhos. Mas você pode investir num melhor. O Fertility Friend indica termômetros de TB, mas que nunca achei por aqui.

http://maternidadesaladeespera.blogspot.com
Comece a medir sua TB no primeiro dia de seu ciclo menstrual. Isso ocorre quando há realmente fluxo de sangue, e não quando ocorrem aqueles pequenos manchados. Se seu período chegar à noite, inicie a medição na manhã seguinte.


É importante usar um bom termômetro para medir sua temperatura. Estabeleça uma rotina para anotar seus dados na mesma hora todos os dias. Dados perdidos podem atrapalhar na interpretação no gráfico.


Algumas linhas importantes para seguir quando medir sua TB

Seus dados de TB serão mais confiáveis se você seguir estas dicas. É essencial que use sempre o mesmo termômetro e que tome sua TB assim que acordar ao amanhecer. Entende-se que às vezes é difícil seguir tais dicas, mas fazer a maioria torna o gráfico um pouco mais confiável.

1. Tome sua TB e a hora que a marcou antes de levantar ao amanhecer já que qualquer atividade pode aumentá-la.
2. Se usar Termômetro de mercúrio, abaixe-o na noite anterior.
3. Meça sua TB no mesmo horário toda manhã.
4. Meça sua TB após pelo menos 3h consecutivas de sono.
5. Mantenha seu termômetro perto de sua cama, para que não se levante para pega-lo.
6. Use o mesmo termômetro. Se ele se quebrar ou a bateria acabar e você usar um novo, anote em seu gráfico.
7. Mantenha um termômetro substituto em caso de quebra do outro.
http://pt.wikinoticia.com
8. A temperatura pode ser medida oral ou vaginalmente (há quem meça pelo ânus), mas devem ser tomadas no mesmo lugar todos os dias do ciclo, uma vez que a temperatura de diferentes partes do corpo pode variar. A maioria das mulheres prefere tomar a temperatura oralmente e está ok, e algumas mulheres acham que medir vaginalmente tem leitura mais clara.
9. Anote sua TB o quanto antes.
10. Se usar aquecedor ou cobertor elétrico, mantenha-o no mesmo lugar durante todo o ciclo. Tome nota de seu uso.
11. Sempre que sair do padrão (levantou antes, etc.) anote em seu gráfico.
12. Só meça via oral se você não dorme de boca aberta, pois pode alterar sua TB. E antes de medir, não fale. Apenas coloque o termômetro na boca e espere a medição.


Fatores que influenciam sua TB

- Febre
http://www.omeuperiodofertil.info
- Doença ou infecções (mesmo aquelas que não produzem febre)
- Resfriado e dores de garganta
- Drogas e medicações
- Álcool
- Fumo
- Estresse emocional e físico
- Excitamento
- Distúrbios de sono (insônia, sonambulismo, etc.)
- Mudança na hora do despertar
- Jet lag
- Viagem
- Mudança de clima
- Uso de coberto elétrico
- Mudança da temperatura do quarto
- Descontinuidade das pílulas AC
- Amamentação


Tempos diferentes de despertar

Uma ou duas temperaturas tomadas em tempos diferentes durante seu ciclo não terão muito impacto em seu gráfico, especialmente se não estiver perto do dia da ovulação. Normalmente não há necessidade de ajustar a temperatura. Mais de duas medidas em horas diferentes, entretanto, podem afetar a interpretação de seu gráfico. Para lhe ajudar ajuste um alarme para checar sua TB todo dia no mesmo horário. Você pode tirar sua TB e voltar a dormir. Seu termômetro marcará a leitura até que você tenha tempo de anotá-la.


Despertar de madrugada

Se você precisa se levantar a noite (ir ao banheiro, amamentar, ...), tome sua TB no horário mais próximo aquele que você acordar geralmente e escolha a hora na qual você tenha dormido mais tempo. Por exemplo, se seu filho acorda todo dia às 06 AM, tome sua TB, mesmo que volte a dormir. Evite tomar a TB durante a noite, mesmo que se levante sempre naquele horário. TB medidas logo pela manhã mostram um gráfico bifásico mais claro e o tempo será mais previsível.


Leituras múltiplas de temperatura

Medir a TB mais de uma vez pode causar confusão desnecessária. Recomenda-se que você meça apenas uma vez. Se você acordar no meio da noite ou mais cedo que o comum e sabe que voltará a dormir, resista a tentação de medir sua TB. Se medir sua TB duas vezes, escolha aquela mais próxima do seu horário tradicional. Mas só faça isso se você não tiver certeza que voltará a dormir.


Viagem

Se você viajar em sua própria zona de tempo (sem mudar a hora), meça do mesmo modo que em casa. Você pode notar uma flutuação leve, se o clima for mais frio ou quente, mas não terá um grande impacto em seu gráfico. Anote quando você viajou para poder explicar essa flutuação. Se estiver viajando para outra zona de tempo, a variação está limitada no dia da viagem e no posterior. Continue medindo como antes de viajar, usando o horário de sua casa. Recomenda-se não ajustar quaisquer TBs, mas sempre anote as circunstâncias. A menos que esteja viajando justamente na época da ovulação, você estará apta a discernir seu padrão. Quando sua TB é menos confiável devido tais circunstâncias, preste mais atenção aos outros sinais de fertilidade.


Horário de Verão

O efeito está restrito ao dia da mudança, geralmente, pois você se ajusta rapidamente. Ainda, o efeito exato depende de seu próprio metabolismo. Algumas não verão mudanças, outras uma ligeira (subida ou descida) mudança. Recomenda-se medir sempre no mesmo horário, mesmo com o horário de verão. Se media às 6 AM antes, meça 6 AM depois.


Temperaturas Erráticas

Se suas TBs são erráticas, a primeira coisa que deve rever são as dicas de medir a TB e ter certeza que está usando um termômetro de fertilidade (ou termômetro TB ou termômetro BBT). Se estiver seguindo as dicas e ainda assim suas TBs são erráticas, a primeira coisa que deve fazer é rever seus dados para ver o que pode estar causando tal variação. Você pode mudar de termômetro ou trocar sua bateria. Se em vários ciclos mantiver este padrão, e estiver fazendo tudo certinho, e você não é capaz de identificar sua ovulação, você deve conversar com seu médico.


TB constante

Se suas TBs estão sempre no mesmo nível, o culpado geralmente é o termômetro. Se estiver seguindo todas as dicas, medindo sempre no mesmo horário, sempre haverá uma flutuação. A primeira coisa que deve fazer é mudar de termômetro. Se mesmo assim, continuar o mesmo comportamento você deve conversar com seu médico após alguns ciclos.


Usando a TB para “namorar"

Na hora que há o aumento em sua TB, você provavelmente já ovulou e pode ser tarde para ter relações com propósito de concepção. Se deve ter relações até ter certeza da ovulação, que é confirmada pela subida da temperatura. Você pode prever sua ovulação, no entanto, baseando-se nos seus ciclos anteriores e com outros sinais de fertilidade.


Fazendo o gráfico com SOP – Síndrome dos Ovários Policísticos

SOP é uma condição hormonal que impacta na sua fertilidade. Mulheres com SOP secretam níveis maiores que os normais de andrógenos (hormônios masculinos) que podem causar cistos que se desenvolvem nos ovários (daí seu nome). Mulheres com SOP pode ter períodos irregulares, não tê-los, ciclos longos ou sangramento excessivo durante os períodos menstruais.

Fazer o gráfico de sua fertilidade quando você tem SOP pode ser desafiador, pois seus ciclos pode ser extremamente não-previsíveis. Adicionalmente, se você está sendo medicada, você pode estar tomando remédios que podem afetar seu ciclo e sinais de fertilidade. Mesmo que fazer seu gráfico possa ser desafiador, fazer o gráfico dos seus sinais de fertilidade pode fazer uma enorme diferença em seus prospectos de gravidez desde que você esta apta a identificar mais claramente quando e se você ovulou e pode poderá estar apta a dar um tempo nas tentativas (sem se preocupar de perder a chance), uma vez que você verá no seu gráfico que a ovulação foi confirmada.

Os desafios mais freqüentes para mulheres com SOP são aqueles ciclos que são longos, com temperaturas erráticas (variam muito), e você pode observar alguns remendos de aparentemente muco cervical fértil antes que a ovulação seja confirmada. Para evitar perder a chance de conceber, recomendamos o seguinte: - Usar múltiplos sinais (pelo menos muco cervical e temperatura) para confirmar ovulação. - Considerar todo muco tipo clara de ovo e aquoso como possivelmente fértil. Tenha certeza que a subida de sua temperatura é claro e estável por alguns dias antes de considerar que a ovulação passou.
Claro, TB não se resume a apenas isso. Para não me prolongar muito vou dividir este tema em vários outros posts, mostrar como fazer a leitura dos gráficos de TB, etc.
Espero ajudar aquelas interessadas neste método.


O texto é traduzido da parte de Ajuda do site Fertility Friend.


Se quiser ajudinha com seu gráfico, passa lá no nosso lançamento desse mês, no tópico Ajuda com gráfico de Temperatura Basal no nosso fórum para a gente te ajudar. 

Um abraço!

3 comentários:

  1. Esse negocio de medir temperatura é dificil rs.
    Mas está bem explicadinho nesse post.


    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Super bem explicado, adorei. Eu não usei na primeira, mas quem sabe eu arrisco o método na segunda? hehehe
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. gostei muito, eu estou gripada e acho que um pouco febril, minha Tb foi de 36,2 para 36,9 ontem e hoje para 36,8. e estou no 38º dia do ciclo, será que só ovulei agora? anteriormente não passava de 36,4.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...