segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Seu filho morde, bate? Ou é como a minha que chora? Ensino a revidar? - By Luana Martins

Queridas, hoje vou falar sobre um assunto que acontece aqui em casa. A Camilinha é um tipo de criança que quando outra pega algum objeto dela, ao invés de revidar, ela chora e espera que eu, ou a tia do berçário tome as devidas providências. Ela não bate, não morde, não se defende de forma alguma.

Observando as crianças de dois anos (dia 04/02 Mila completará dois aninhos) da escolinha dela, vi que cada uma tem sua personalidade, mas a maioria quando acontece de tomarem um brinquedo, por exemplo, briga, vai atrás, alguns até mordem, pra pegarem de volta. Uma ou outra age como a Camila.

Daí fica a minha dúvida: o que devo ensiná-la? Deixar ela continuar agindo assim, falando comigo ou com a professora o que aconteceu no maior chororô ou ensino que ela deve aprender a se defender? Eu sempre achei que o certo seria não estimulá-la a revidar, e sim contar para quem estiver cuidando, como ela já o faz, mas meus amigos que tem filhos mais velhos falam que chega uma hora que não dá, que a professora nunca resolve o problema e que se ela continuar assim, vai ser sempre a que apanha e a chorona que não se defende. Mas tirar essa doçura dela não é errado? O que vocês pensam sobre isso? Como agiriam ou agem no meu lugar?

Bom, o que ando aprendendo é que ser mãe é assim mesmo, a gente quer sempre acertar na educação dos filhos, fazendo de tudo que for possível para que sejam no futuro pessoas boas e acima de tudo felizes, mas confesso que tem horas que acho tão difícil tomar algumas decisões. Preciso de opiniões!

Beijos!!!!

2 comentários:

  1. Uma boa pergunta esta sua .... tenho os dois casos lá em casa ... a minha pequena deu de morder e bater nestas situações (ela tem 1 ano e 7 meses) e meu sobrinho (2 anos) é normalmente o agredido, ele nunca se defende .... eu estou pirando pq eu tento ensiná-la que não pode morder e não pode bater mas ao mesmo tempo eu acho que ele deveria se defender tb É MUITO COMPLICADO .... se vc achar uma boa tatica vc volta e ensina ???

    beijos e boa sorte para todas nós mamães!

    ResponderExcluir
  2. Lu, ensinar a revidar jamais...eu sou super contra amiga....eu acho q cada criança tem uma personalidade, e nós pais temos que entender isso...a Isa aprendeu por si só, como vc mesma ja teve a oportunidade de ver, lembra? Mas eu não gosto, acho feio, preferiria q ela fosse como a Mila....acho q vc deve reforçar dizendo " filha não precisa chorar, vai lá e pede para o coleguinha te devolver..." coisas assim, mas nunca estimulando a violencia!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...